Sonhar várias vezes com a mesma coisa

Tipos de sonhos recorrentes

Conteudo:

  • Tipos de sonhos recorrentes
      • Sonhos recorrentes que são pesadelos
      • Sonhos recorrentes que são agradáveis
      • Sonhar sempre com a mesma pessoa

Muitas vezes, esse sonho que nos é repetido não evoca qualquer emoção, mas outras vezes esse tipo de sonho resulta num pesadelo angustiado ou mesmo num sonho feliz. Então, que tipo de sonhos recorrentes podem ocorrer?

Sonhos recorrentes que são pesadelos

Muitas vezes este tipo de sonhos recorrentes são pesadelos que podemos até ter tido na infância. Podemos ter sonhado com esta mesma cena desde pequenos, ou pode ser um episódio recente que ainda não superamos. Neste caso, é possível que por trás deste sonho recorrente estejam alguns traumas ou situações que não conseguimos superar e que o nosso subconsciente reflicta num sonho.

Sonhar várias vezes com a mesma coisa

Sonhar várias vezes com a mesma coisa

Sonhos recorrentes que são agradáveis

Nem todos os sonhos recorrentes têm de ser pesadelos. Às vezes acontece também que temos um sonho que já tivemos antes, no qual aparecem atos como uma festa, ou uma praia, ou uma noite em casa. Neste caso podemos ter de prestar especial atenção ao local onde o sonho ocorre, pois pode ser a chave para saber o que o nosso subconsciente está a tentar dizer-nos.

Sonhar sempre com a mesma pessoa

Sonhar com pessoas que conhecemos é totalmente normal e comum. Contudo, quando sonhamos com uma pessoa numa base recorrente, então talvez devêssemos pensar se algo está acontecendo com essa pessoa em nossa vida.

Há muitas pessoas com quem podemos sonhar repetidamente: o nosso parceiro, um membro da família, uma pessoa falecida, ou mesmo uma pessoa com quem não nos damos bem.

É provável, especialmente neste último caso, que tenhamos algo a resolver com esta pessoa com quem sonhamos repetidamente. No entanto, esta recorrência da aparência em nosso sonho tem uma explicação fácil: se durante o dia pensamos nessa pessoa, ou algum conflito que possamos ter tido com ela, então é provável que nosso subconsciente não leve em conta e que possamos vê-la refletida em nossos sonhos.

Em suma, ter sempre o mesmo sonho não tem de significar sempre algo negativo, mas sim algo que temos de resolver. Recomendamos que você deixe os seus conflitos resolvidos para que possa descansar sem que os seus sonhos sejam perturbados.

Sonhar várias vezes com a mesma coisa

Os sonhos podem ser bem confusos à vezes. Mas e se eu te contar que isso é mais normal do que você pensa? Pois é, ter um sonho estranho pode ser uma forma do seu subconsciente te dar um presságio do que está por vir. E se aconteceu de você sonhar duas vezes o mesmo sonho, é importante entender qual a mensagem que estão tentando te passar. Quer ver mais sobre isso? Confira agora o significado deste sonho!

Entendendo os sonhos

Por mais aleatório que um sonho possa parecer, ele sempre representa algo que estamos sentindo, vivenciando ou sofrendo. Por isso é importante tentar entender qual o seu significado e a influência que aquela situação está tendo (ou vai ter) sobre a sua vida. Assim, em alguns casos, serve até para nos prepararmos para o futuro.

  • Veja os sonhos premonitórios e entenda porque são considerados um presságio

Sonhar duas vezes o mesmo sonho de modo geral

Quando você acaba de sonhar duas vezes o mesmo sonho acaba levando um susto pela coincidência, não?

Afinal, será que é normal passar por isso?

Ou será que é alguém tentando me passar uma mensagem?

Bom, podemos começar explicando que esse tipo de sonho é mais normal do que imaginamos. O termo utilizado para chamar esse acontecimento é “sonho recorrente”. Eles podem se apresentar de maneiras diferentes em cada um. Por exemplo, o segundo sonho pode ser uma continuação direta do primeiro ou pode apenas ocorrer no mesmo cenário.

É fácil achar que aquela história acontecendo enquanto você dorme não passa apenas de um evento onírico isolado, com base em referências fantasiosas presentes no seu dia a dia. No entanto, a realidade não é bem assim.

Os sonhos recorrentes sempre têm algum tipo de conexão com sua vida consciente. Inclusive, sonhar duas vezes o mesmo sonho é interessante, pois eles podem continuar acontecendo de novo e de novo enquanto os problemas ou situações na vida real não se desenrolarem ou se acertarem.

  • Conheça agora poderosas dicas para decifrar o significado dos sonhos

Os sonhos recorrentes e suas funções

Existem sonhos recorrentes que aconteceram anos atrás e do nada resolveram aparecer novamente durante seu sono. Pode ser que você esteja vivenciando algo similar ao que estava rolando naquela época. Assim, sonhar duas vezes o mesmo sonho é bom parar para comparar e refletir.

Mesmo que alguns aspectos do sonho estejam diferentes, você saberá que é o mesmo, pois o sentimento de passar por ele é igual. Normalmente as pessoas que têm duas vezes o mesmo sonho se sentem frustradas porque é como se algo ainda precisasse ser resolvido.

Uma das características mais curiosas sobre sonhar duas vezes o mesmo sonho é que eles nunca passam despercebidos e nunca são totalmente esquecidos, assim como é muito mais fácil lembrar deste tipo de sonho do que dos isolados.

Veja abaixo algumas das possíveis funções dos sonhos recorrentes:

  • Alertar sobre algo incompleto na vida desperta que, mesmo sem você perceber, está causando um caos mental muito grande;
  • Proporcionar dicas do que exatamente está errado em sua vida, seja através das pessoas presentes no sonho, do cenário, das palavras, das situações, entre outros fatores;
  • Mostrar as possíveis soluções ou caminhos para que consiga solucionar o problema. Preste atenção às partes do sonho que mais se repetem e mais ficam gravadas em sua mente;
  • Expor o que está acontecendo na vida real através de símbolos e analogias. Existe algum objeto ou acontecimento mais recorrente? Procure sobre o significado dele, pode ser ainda mais um indício do problema que os sonhos estão tentando te mostrar.

Quais são os tipos de sonhos recorrentes?

É dito que existem quatro tipos diferentes de sonhos. Os sonhos repetidos podem seguir os mesmos padrões que eles. Confira a seguir:

Tipo 1 – Burburinhos Psíquicos: Este tipo é chamado de Burburinhos Psíquicos porque diz respeito aos “ecos” do dia a dia, ou seja, são os acontecimentos relevantes ou não da rotina diária que influenciam a repetição dos sonhos. Por exemplo, um livro que você está lendo sem parar ou uma relação problemática que você está tendo.

Essas coisas podem aparecer várias vezes em seus sonhos, e não querem necessariamente alertá-lo de algo, mas sim refletir onde seus pensamentos diários mais estão focados. Podemos dizer que são os fragmentos do dia que mais te impactaram.

Tipo 2 – Recordação de Vidas Passadas: Aqui os sonhos são como memórias que estão guardadas no seu inconsciente, que podem estar acontecendo, podem ter acontecido na sua vida ou em outras vidas passadas. Normalmente, estes sonhos estão ligados a um sentimento intenso ou um trauma sofrido.

Isso pode ser algo não resolvido, que mesmo sem você notar te causa inquietação e desconforto.

Tipo 3 – Projeção Astral: Este tipo de sonho está ligado à crença de a alma sair do corpo e ter um tipo de consciência que quando você acorda pode soar como um sonho lúcido. É comum que quem passa por essa experiência encontre situações e entidades parecidas, o que pode dar o ar de repetição.

Tipo 4 – Padrão misturado: Este tipo, na verdade, é uma mistura de um com dois ou mais tipos citados. Ou seja, os sonhos podem ter diferentes padrões juntos. Isso está relacionado às pessoas que estão passando por momentos difíceis de desequilíbrio sentimental e estresse crônico.

  • Veja agora a forma simples de interpretar os seus sonhos da forma correta

A psicanálise acredita que esses sonhos possam ser “tratados” através de procedimentos terapêuticos. Alguns psicoterapeutas utilizam a hipnose ou outros tratamentos para encontrar a fonte dos sonhos e com isso acabar com ela, para que eles não apareçam novamente.

Existem até “psicoterapias reencarnacionistas” que pretendem fazer o paciente voltar às suas vidas passadas para entender o que aconteceu lá que ainda reverbera por essa vida, e como será possível solucionar o tal problema.

Entretanto, caso não queira fazer terapia, nós podemos lhe dar dicas de como controlar e se recordar melhor desses sonhos que se repetem para que fique mais fácil compreendê-los e eventualmente achar a solução por si mesmo.

1 – Diário de Sonhos

Pegue um caderninho de anotações e crie o seu “diário de sonhos”. Deixe-o na cabeceira de sua cama ao lado de uma caneta. Logo quando acordar (antes mesmo de se levantar), pegue a caneta e o caderno e anote tudo o que lembrar dos sonhos.

Não importa se a sequência não é lógica ou se alguns elementos estão faltando, o importante é anotar tudo o que puder diariamente. Faça isso com sonhos recorrentes ou não.

Com o tempo, você vai lembrando mais e mais, até que seus sentidos dentro dos sonhos estarão bem mais apurados, fazendo com que você até consiga controlar algumas coisas.

2 – Compare vida real e símbolos

Faça uma comparação com o que acontece em seus sonhos e o que ocorre na vida desperta. Veja se alguma ação altera a outra. Procure relacionar os símbolos mostrados nos sonhos com aspectos reais da sua vida.

Com tudo isso, podemos concluir que ignorar os sonhos repetidos não é o caminho certo. Procurar compreendê-los e resolvê-los junto à vida real é o que acalmará a sua mente consciente e inconsciente.

Agora que você já sabe o que significa sonhar duas vezes o mesmo sonho, confira também:

  • O que significa sonhar com espelho? Descubra agora!
  • Conheça os significados de sonhar com o chefe
  • O que significa sonhar com pedras preciosas

É normal sonhar com a mesma coisa várias vezes?

O que significa ter sonhos repetidos Embora alguns sonhos repetidos possam ser positivos, a maior parte deles têm a mesma função: são um alerta! É por isso que eles merecem atenção especial, porque revelam que há uma situação ou um medo que está afligindo o sonhador e ele não consegue superar isso.

O que significa ter um sonho repetido?

Segundo os cientistas, ter sonhos repetitivos é um sinal de que o inconsciente está nos alertando para evitar uma situação. Quando algo está errado conosco, o inconsciente nos alerta por meio dos sonhos. Se a gente não presta atenção ou não entende o seu recado, ele nos enviará mais sonhos, retratando a mesma mensagem.

É normal sonhar o mesmo sonho?

Quando a pessoa sonha repetidas vezes com o mesmo sonho dizemos que este é um sonho recorrente. João Bidu explica que, embora alguns sonhos repetidos possam ser positivos, a maior parte desses sonhos têm a mesma função: servirem como alerta.

Quando o sonho é um aviso?

Sonhos premonitórios são aqueles que são concretizados na vida real. Você já sonhou com alguma situação e depois ela realmente aconteceu? Então, se você já passou por isso é porque você teve a experiência de um sonho premonitório, que também podem ser chamado de precognitivo.