Sobre o processo de socialização podemos afirmar corretamente que

Sobre o processo de socialização, podemos afirmar corretamente que

  • ocorre na fase adulta, quando as pessoas podem escolher profissão, orientação sexual e relacionamentos afetivos.

  • começa na infância, no âmbito familiar, e se estende até o fim da adolescência, quando se encerra a fase escolar.

  • apresenta uma contradição entre o privado (a família) e o público (a escola), tendo como consequência a inadaptação social moderna.

  • tem sido aprofundado por conta dos meios de comunicação que integram os indivíduos cada vez mais ao meio social.

  • nunca se conclui durante a vida do indivíduo, pois é contínuo e ocorre em cada grupo social de que este faça parte.

A socialização é o processo pelo qual aprendemos normas, regras e costumes de uma sociedade, de forma que consigamos nos conduzir em nossa convivência diária.

Quais as etapas do processo de socialização?

Possibilidades de compreensão em fases

O processo de socialização humana é um processo complexo, sendo composto por duas ou três fases. Na clássica obra A construção social da realidade, publicada originalmente em 1966, Berger e Luckmann (2008) as dividiu em duas: primária e secundária.

O que é o processo de socialização exemplos?

Por exemplo, um indivíduo que foi socializado no Brasil contemporâneo pode achar muito inapropriado comer usando as mãos. No entanto, em muitos países, como a Índia, isso é considerado normal. Ter consciência de nossos processos de socialização é um passo importante para evitar o etnocentrismo.

Quanto a socialização é incorreto afirmar?

Quanto à socialização, é INCORRETO afirmar. A socialização primária está voltada à incorporação de um saber básico, estruturante da forma como o exterior é concebido, e do aprendizado primário da linguagem.

É correto afirmar que a sociologia?

rejeita um processo de “desnaturalização”, por tratar de fenômenos naturais. partilha, como disciplina científica, da visão de senso comum, tendo como objeto de reflexão a realidade social.

Quais são as características do processo de socialização?

Tomando como tema de enfoque o processo de socialização, estudaremos as suas principais características: o dinamismo, as variações, o objeto de inconformismo, o excesso de socialização e a ajuda à aprendizagem.

Quais são os dois tipos de socialização?

Existem dois tipos de socialização: primária e secundária. Durante a infância ocorre a socialização primária, na qual a criança aprende e interioriza a linguagem, as regras básicas da sociedade, a moral e os modelos de comportamento do grupo a que se pertence.

Qual é a importância da socialização?

A socialização na infância ensina à criança regras de convivência que ela não aprenderia sem o convívio com outras pessoas. Podemos citar como exemplos: respeitar outras pessoas, aprender a dividir e saber lidar com as possíveis frustrações.

Qual a primeira fase da socialização?

A primeira fase de socialização se dá na infância e é o período de maior aprendizagem cultural da vida do ser humano, que aprende sua primeira língua e começa a ter seu comportamento moldado pelo convívio social com sua família.

Quais são os 3 mecanismo de socialização?

Existem 3 tipos de mecanismos de socialização, sendo eles, por aprendizagem, por imitação e por identificação.

Quais são os tipos de socialização exemplos?

Tipos de socialização
Primária – Período de aprendizagem na infância e que ocorre por meio das relações familiares e escolares. Secundária – Etapa em que o indivíduo já foi inserido em diferentes contextos (espaços de trabalho, religiosos, lazer, políticos, etc.)

São exemplos de socialização primária?

A família é considerada como instituição muito importante no processo de aprendizagem. É pela socialização primária que são interiorizadas normas e valores, assim como formas de relacionamento.

Qual é o estudo da sociologia?

A sociologia é a parte das ciências humanas que estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições.

Na sociologia, o processo de socialização é fundamental para a construção das sociedades em diversos espaços sociais.

É através dele que os indivíduos interagem e se integram por meio da comunicação, ao mesmo tempo que constroem a sociedade.

Para o sociólogo brasileiro Gilberto Freyre, a socialização pode ser definida da seguinte maneira:

“É a condição do indivíduo (biológico) desenvolvido, dentro da organização social e da cultura, em pessoa ou homem social, pela aquisição de status ou situação, desenvolvidos como membro de um grupo ou de vários grupos.”

A socialização (efeito de ser tornar social) está relacionada com a assimilação de hábitos culturais, bem como ao aprendizado social dos sujeitos. Isso porque é por meio dela que os indivíduos aprendem e interiorizam as regras e valores de determinada sociedade.

Quanto a isso, vale lembrar as palavras do sociólogo francês Émile Durkheim, quando afirma que:

“A educação é uma socialização da jovem geração pela geração adulta”.

De tal modo, o processo de socialização é desencadeado por meio da complexa rede de relações sociais estabelecidas entre os indivíduos durante a vida.

Assim, desde criança os seres humanos vão se socializando mediante as normas, valores e hábitos dos grupos sociais que o envolvem. Observe que nesse processo, todos os sujeitos sociais sofrem influência comportamentais.

Importante notar que existem diferentes processos de socialização de acordo com a sociedade em que estamos inseridos.

Qualquer que seja a classe social e a realidade, os processos de socialização são muito diversos. Tanto podem ocorrer entre pessoas que vivem numa favela como entre os burgueses que habitam a zona sul de São Paulo.

Seja qual for a cor, a etnia, a classe social, todos os seres humanos desde cedo estão em constante processo de socialização, seja na escola, na igreja, na faculdade ou no trabalho. Alguns fatores podem afetar esse processo, tal como um local marcado por guerras.

As consequências dos processos de socialização geralmente são positivas e resultam na evolução da sociedade e dos indivíduos. Por outro lado, as pessoas que não se socializam podem apresentar muitos problemas psicológicos, determinados, por exemplo, pelo isolamento social.

O processo de socialização vem se alterando ao longo do tempo, através das mudanças da sociedade. Note que os processos de socialização da antiguidade e da atualidade são bem distintos, o que decorre da evolução dos meios de comunicação e do avanço tecnológico.

Classificação

Os processos de socialização estão classificados em dois tipos:

  • Socialização Primária: como o próprio nome já indica, esse tipo de socialização ocorre na infância e se desenvolve no meio familiar. Aqui, a criança tem contato com a linguagem e vai compreendendo as relações sociais primárias e os seres sociais que a compõem. Além disso, é nesse estágio em que são interiorizados normas e valores. A família torna-se a instituição social mais fundamental desse momento.
  • Socialização Secundária: nesse caso, o indivíduo já socializado primariamente vai interagindo e adquirindo papéis sociais determinados pelas relações sociais desenvolvidas, bem como a sociedade que está inserido. Se por acaso o sujeito social teve uma socialização primária afetada, isso poderá gerar diversos problemas na sua vida social, uma vez que o primeiro momento de socialização é essencial na construção do caráter do indivíduo.

Sobre o processo de socialização podemos afirmar corretamente que

Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.

O que podemos afirmar sobre o processo de socialização?

Sobre o processo de socialização, podemos afirmar corretamente que. ocorre na fase adulta, quando as pessoas podem escolher profissão, orientação sexual e relacionamentos afetivos. começa na infância, no âmbito familiar, e se estende até o fim da adolescência, quando se encerra a fase escolar.

Quais são os processos da socialização?

Em geral, há dois tipos principais de socialização, a socialização primária e a socialização secundária. A primeira diz respeito à socialização que ocorre através da família, quando a criança entrará em contato com a linguagem e estabelecerá suas primeiras ralações sociais.

Como se define o processo de socialização Cite um exemplo?

É quando aprendemos nossa língua e padrões básicos de comportamento com nossa família, que é o principal agente de socialização nesse período. Já na socialização secundária, o sujeito mais maduro passa a ter contato com outros agentes de socialização, como a escola, os amigos, a mídia e o trabalho.

É correto afirmar que a socialização dos indivíduos e?

A socialização é o processo pelo qual os indivíduos são preparados para viver em sociedade, internalizando normas, valores, hábitos e costumes. É correto afirmar que: a) os indivíduos, em geral, não possuem consciência da socialização de que participam.