Pesquisa sobre os benefícios da dança no processo ensino aprendizagem

Pesquisa sobre os benefícios da dança no processo ensino aprendizagem

Já pensou em incluir seu pequeno numa aula de dança na escola?

Para garantir a formação integral das crianças e adolescentes, a escola não deve se preocupar apenas com os conteúdos das disciplinas. É preciso planejar e oferecer atividades que promovam o desenvolvimento intelectual, social, físico e emocional dos alunos dentro e fora da sala de aula.

As atividades extracurriculares são muito importantes nesse processo. Elas são responsáveis por gerar muitos benefícios para os alunos, independentemente da faixa etária. Incluir a dança na escola, por exemplo, é uma das opções que podem ser adotadas.

Nos tópicos a seguir, apresentamos a importância da dança para a aprendizagem escolar e os benefícios que essa atividade proporciona aos alunos. Além disso, mostramos como funciona o projeto de dança do Villa Campus de Educação. Siga conosco!

Dança como processo e ferramenta de aprendizagem

O objetivo principal da dança na escola não deve ser formar artistas, ainda que isso possa acontecer. Em primeiro lugar, a atividade extracurricular deve ser vista como uma ferramenta de aperfeiçoamento da aprendizagem. Ou seja, ela deve ser parte das práticas pedagógicas, estando integrada com outras atividades e objetivos escolares.

Por meio da dança, os alunos podem explorar sua capacidade de criar, de aprender e de se expressar. Dessa forma, a atividade contribui para o processo de aprendizagem, pois ajuda o aluno na construção de seu conhecimento e no desenvolvimento de habilidades.

Do mesmo jeito, a dança também possibilita que os alunos desenvolvam diferentes domínios do comportamento humano — social, emocional, corporal e intelectual. Além de ampliar o repertório cultural. Por isso, atua na formação integral do indivíduo.

A dança na escola pode ir além das experiências corporais. Ela deve ser integrada com outras disciplinas. Assim, contribui positivamente com a aprendizagem de conteúdos de outros domínios, o que é muito importante no processo escolar.

A dança também permite que os alunos vivenciem momentos de pesquisa e reflexão que podem ser utilizados em diferentes situações pessoais e profissionais. É possível, por exemplo, integrar conteúdos de períodos históricos e até mesmo de matemática para criar as coreografias.

Então, de maneira lúdica, as crianças e adolescentes podem aprender novos assuntos e interligar conhecimentos distintos. Por se tratar de uma forma diferente daquelas tradicionais de ensino, a dança também pode ser uma ferramenta importante para motivar e envolver os alunos nos assuntos da escola. Tudo isso faz da aprendizagem um processo mais rico, participativo e eficiente.

Benefícios da dança na escola

Como acabamos de ver, a dança na escola pode ser um processo e uma ferramenta de aprendizagem importantes. Mas, além disso, essa atividade também gera muitos benefícios para o desenvolvimento integral dos alunos em diferentes aspectos.

Em primeiro lugar, está o fato de que a dança é um exercício físico, portanto, ela é uma atividade importante para combater o sedentarismo. Vale lembrar que a falta de atividade física é uma das principais causadoras da obesidade infantil que atinge todo o mundo. Além disso, também prejudica a aprendizagem.

A dança é uma excelente atividade para o desenvolvimento motor. Ela permite que o indivíduo tenha consciência corporal e saiba como o seu corpo se relaciona com o espaço. Assim, ele pode desenvolver coordenação motora, equilíbrio e flexibilidade, por exemplo. Essas competências são importantes para realizar diferentes atividades do dia a dia.

Ainda em relação ao corpo, a dança também aperfeiçoa diferentes sentidos de crianças e adolescentes. Eles precisam usar a visão, a atenção e a concentração para aprender as coreografias e a audição para ouvir a música e interpretar os ritmos, por exemplo.

A dança na escola também é muito importante no desenvolvimento das habilidades socioemocionais, competências cada vez mais apreciadas na sociedade. Isso porque a expressão corporal é uma forma dos indivíduos se comunicarem com os outros.

Então a dança permite que as crianças e adolescentes aprimorem essa linguagem, podendo aprender a se expressar e interagir melhor socialmente.

Projeto de dança do Villa

O Villa compreende a importância da dança na escola para o processo de aprendizagem e para a formação integral de seus alunos. Por isso, conta com um projeto de dança que atende às diferentes faixas etárias de seus estudantes.

O Centro Esportivo do Villa Campus de Educação reúne salas de aulas específicas para essa atividade. São espaços onde os alunos podem aprender danças diversas, ballet e ginástica rítmica adequadamente.

No Ballet Ana Campello, presente no Villa, são seguidas as diretrizes de ensino da Royal Academy of Dance. Essa é a maior organização de treinamento de professores e avaliações de ballet clássico de todo o mundo.

A dança na escola é uma atividade extracurricular importante. Ela tanto é um processo quanto uma ferramenta de aprendizagem que pode impulsionar o desenvolvimento integral dos estudantes de diferentes faixas etárias.

A dança aperfeiçoa aspectos cognitivos, físicos, sociais e emocionais de crianças e adolescentes. É por esse motivo que o Villa, que se preocupa com a formação integral de seus alunos, conta com um projeto de dança que atende diferentes idades e interesses.

Inclua a dança na vida do seu filho! Agende uma visita no Villa Campus de Educação e conheça nossa estrutura.

Quais são os benefícios da dança no processo ensino

A dança, sendo uma experiência corporal, possibilitará aos alunos novas formas de expressão e comunicação, levando-os à descoberta da sua linguagem corporal, que contribuirá para o processo ensino aprendizagem.

Qual a importância da dança nas aulas de Educação explique?

Além de proporcionar a saúde tanto mental como corporal ela tem outros benefícios como: criatividade, socialização, consciência corporal e do espaço, musicalidade, atenção, tolerância, respeito ao próximo, e um ponto que se tem mais mencionado pelas pessoas que observam o que o ensino da dança proporciona, a disciplina ...

Quais os benefícios que proporcionam em uma aula de dança?

19 Agosto 2019.
Estímulo para o cérebro e para a memória. Os movimentos realizados no decorrer de uma dança trazem uma série de efeitos benéficos para o cérebro. ... .
Combate a depressão. ... .
Melhora a postura. ... .
Tonifica os músculos. ... .
Favorece a perda de calorias..