Segundo lima et al (2014): na atualidade, as empresas tomaram para si a tarefa de promover

Grátis

12 pág.

Segundo lima et al (2014): na atualidade, as empresas tomaram para si a tarefa de promover

  • Denunciar


Pré-visualização | Página 1 de 2

PROVA PRESENCIAL 1 CHAMADA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL
Questão 1
Com o objetivo de garantir um desenvolvimento mais sustentável, grandes obras precisam, no caso do Brasil, percorrer algumas etapas legais para que possam ser realizadas. Analise as afirmações abaixo sobre o tema.
I – Os empreendimentos devem ser autorizados pelo CONAMA, um órgão colegiado representado por cinco setores: órgão municipais, estaduais e federais, além da sociedade civil e do setor empresarial.
II – As empresas socialmente responsáveis realizam os Estudos de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA). O EIA/RIMA é facultativo para empresas nacionais e obrigatório apenas para as estrangeiras.
III - O Estatuto da Cidade é outro instrumento nacional para o desenvolvimento sustentável. Promulgado no ano de 2001, é um instrumento criado por lei e que deve ser observado pelos Municípios.
Assinale a alternativa correta: 
A)
 
Estão corretas somente as afirmações I e II.
B)
 
Está correta somente a afirmação II. 
C)
 
Estão corretas somente as afirmações II e III.
D)
 
Estão corretas somente as afirmações I e III.
E)
 
Está correta somente a afirmação I.
Questão 2
Trata-se de um relatório técnico de avaliação das consequências e danos ambientais de acordo com o projeto específico e por ele se pode prevenir ou mitigar (diminuir) as consequências ao meio ambiente. Analise as alternativas a seguir e assinale a única que corresponde ao relatório técnico citado acima:
A)
 
SISNAMA.
B)
 
BSC.
C)
 
IDH.
D)
 
EIA.
E)
 
IBAMA.
Questão 3
Segundo Lima et al (2014): "Na atualidade, as empresas tomaram para si a tarefa de promover o bem-estar da sociedade. Essa mudança de paradigmas é focada na solidariedade, na atenção aos problemas sociais, na prática de comportamentos éticos, na valorização do caráter e na diminuição das desigualdades. São práticas que nos remetem à compreensão de uma instituição socialmente responsável, mais humanizada. Essa compreensão se dá em todos os campos da atuação humana. Do ponto de vista das novas exigências da sustentabilidade, há necessidade de um novo conceito de responsabilidade social, agora, nos parâmetros da educação de todo o corpo social." (Lima, Gleiton Luiz de. Responsabilidade Social e Ambiental / Gleiton Luiz de Lima, Luciane de Paula Soutello Koetz, Rinaldo J. B. Lima, Sergio de Goes Barboza, Thiago Nunes Bazoli — Londrina: UNOPAR, 2014. p. 78). 
A partir desse contexto, considere as afirmações abaixo sobre a Responsabilidade Social das empresas:
I - Não se pode confundir a responsabilidade social das empresas com as obrigações legais às quais elas já estão implicadas.
II - Podemos afirmar que os projetos de Responsabilidade Social das Empresas são consequência da pressão da sociedade para que as empresas não foquem somente no lucro.
III – Responsabilidade Social da Empresa está relacionado à sua obrigação em gerar emprego e renda para a sociedade, pois ela atua apenas visando o lucro.
Assinale a alternativa correta:
A)
 
Somente está correta a afirmação I.
B)
 
Somente estão corretas as afirmações II e III.
C)
 
Somente estão corretas as afirmações I e II.
D)
 
Somente estão corretas as afirmações I e III.
E)
 
Somente está correta a afirmação III.
Questão 4
Os empreendimentos de economia solidária são fruto de um processo histórico que tem seu início no século XIX, quando já se tem tentativas de se construir formas de produzir e consumir que garantisse a sobrevivência de trabalhadores que já enfrentavam dificuldades de acesso ao trabalho e renda. 
Nesse sentido, analise as asserções a seguir:
I - A economia solidária se define, segundo Paul Singer (2008), como um modo de produção que se caracteriza pela igualdade.
PORQUE
II) Pela igualdade de direitos, os meios de produção são de posse coletiva dos que trabalham com eles e essa é a sua característica central.
Assinale a alternativa correta:
A)
 
A primeira asserção é uma proposição correta, e a segunda asserção é uma proposição falsa.
B)
 
A primeira e a segunda asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
C)
 
A primeira asserção é uma proposição correta, e a segunda é uma justificativa correta para a primeira.
D)
 
A primeira e a segunda asserções são proposições falsas.
E)
 
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda asserção é uma proposição verdadeira.
Questão 5
O contexto de sustentabilidade nos remete ao equilíbrio entre ações que realizamos no presente e que devem refletir positivamente no futuro. Isso quer dizer que precisamos repensar em nossas ações para que as gerações futuras tenham oportunidade de usufruir de benefícios ambientais, como nós. Nesse sentido, analise as afirmações a seguir:
I) O desenvolvimento sustentável é praticado por pessoas físicas, mas no contexto empresarial ele é inexistente.
II) Economia, Meio Ambiente e Sociedade fazem parte do trinômio do desenvolvimento sustentável.
III) O desenvolvimento sustentável vai na contramão das empresas, pois prega a produção fora do capitalismo.
A)
 
Estão corretas somente as afirmações I e II.
B)
 
Estão corretas somente as afirmações I e III.
C)
 
Está correta somente a afirmação I.
D)
 
Está correta somente a afirmação II.
E)
 
Estão corretas somente as afirmações II e III.
Questão 6
As políticas ambientais e os programas de educação ambiental estão sempre vinculados, primeiramente, à conscientização da crise ambiental, levando a novas perspectivas e à percepção das contradições e desigualdades oriundas da má conduta em face do meio ambiente. Nesse sentido, avalie a seguinte situação:
Uma empresa está realizando palestras junto aos seus funcionários para que aprendam o processo de separação de resíduos. Com isso, esperam ter um melhor comportamento frente às questões ambientais.
Esta prática realizada pela empresa é uma ação de:
A)
 
educação ambiental formal
B)
 
impacto empresarial insustentável
C)
 
convenção coletiva
D)
 
sistematização eventual
E)
 
educação ambiental não-formal
Questão 7
Uma questão importante para o marxismo é que as mudanças nos modos de produção da sociedade, ou seja, na forma em que o trabalho é organizado, produz mudanças não só na maneira como se extrai recursos da natureza, mas também transforma a própria sociedade humana. Sendo assim, como mostra Foladori (1999), a crítica marxista à maneira como a crise ambiental é tratada deve remeter a outras esferas. (Guillermo Foladori.Marxismo e meio ambiente. Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, n.25,1999). 
Nesse sentido, analise as afirmações abaixo:
I – Segundo Foladori, as relações que os homens estabelecem com seu ambiente passam, necessariamente, pelas relações sociais de produção, sendo que no marxismo essa esfera determina todas as outras relações.
II – Segundo a análise marxista, a crise ambiental contemporânea está vinculada às necessidades humanas que se intensificaram a partir do desenvolvimento do capitalismo, que visa o conforto das pessoas.
III – A crise ambiental contemporânea é resultado, segundo uma visão marxista, de um modelo de produção que procura o lucro, sem limites de uso dos recursos naturais.
Assinale a alternativa correta:
A)
 
Somente estão corretas as afirmações I e III.
B)
 
Somente está correta a afirmação I.
C)
 
Somente está correta a afirmação III.
D)
 
Somente estão corretas as afirmações II e III.
E)
 
Somente está correta a afirmação II.
Questão 8
As ONGs – Organizações Não Governamentais – são entidades que atuam em áreas sociais em escala global. A nossa constituição Federal permite a atuação dessas instituições, podendo elas receber subvenção de estados, municípios e união.
A partir de seus conhecimentos sobre o tema, analise as afirmações a seguir:
I. As ONGs são entidades do Terceiro Setor, e são instituições privadas sem fins lucrativos, atuando em setores sociais como o da saúde, de combate à pobreza, de defesa do meio ambiente, etc.
II. Em tese, as ONGs, defendem os interesses de uma nação, ou seja, interesse de uma determinada sociedade e se difere dos interesses escusos

Página12