Se conselho fosse bom não se dava se vendia

Imagino que você já tenha ouvido falar nesse famigerado ditado: “Se conselho fosse bom não se dava, se vendia”. E como somos seres inventivos, claro que essa frase virou realidade.

Muitas pessoas ficam em dúvida quando precisam contratar alguma empresa para dar suporte no seu dia-a-dia. Para te ajudar nesse processo, resolvi escrever este breve artigo que esclarece a diferença entre mentoria, consultoria e coaching.

A Mentoria é o trabalho de vender conselhos. Sim, isso mesmo! Você contrata alguém em quem confia para te acompanhar ativamente, que compartilha suas experiências e fornece opiniões incisivas. O propósito é que os clientes evitem passar os mesmos desafios que o mentor presenciou, e assim possam se desenvolver com mais leveza e agilidade. O processo de mentoria possui tempo indeterminado, até que a pessoa ou empresa entenda ser útil a permanência dessa segunda opinião em sua rotina.

Já na Consultoria normalmente é realizado um diagnóstico seguido de uma proposta de trabalho. O coaching também segue essa linha, cumprindo uma metodologia ou treinamento específicos. Via de regra, para ambos o acompanhamento possui início, meio e fim previstos. Há um objetivo a ser atingido, e as metas são delineadas com clareza.

Sabe aquele melhor amigo que você pode confiar e que tem as respostas para todas as suas dúvidas? Seu mentor será essa pessoa, com o benefício adicional de possuir experiências comprovadas.

Aqueles que têm necessidade de se organizar utilizando metas e objetivos claros a serem alcançados, optam por contratar consultorias ou coachings. Já a mentoria é direcionada para o cliente que se sente mais confortável sem pressão, com informalidade, sem uma lista de atividades, prazos e tarefas para seguir. As questões são tratadas mediante as dúvidas que vão surgindo no dia a dia do cliente, que busca uma segunda opinião em sua tomada de decisões.

Cada modalidade possui suas vantagens, e há espaço para todas. Somos seres com diferentes pensamentos, vivências e visões de mundo. Avalie as questões acima, e sobretudo converse e conheça a pessoa que irá te ajudar nessa jornada. Intimidade e empatia são a chave para o aconselhamento ser bem sucedido!

Surpreendido pelos "home", minha visão é vulgar
Mais um maluco, flagrante ferro na cinta e pá
Muitos irmãos na quebrada não tem um tempo pra nada
Segura a onde meu irmão, jamaica na parada
Observando de tudo, mais um que pulou o muro
Malandro da quebrada não liga pra nada
Um micro-system de baixo do braço, agora um abraço
Não cai pra dentro maluco, não tem peito de aço
Os "home" grita, ele corre nego não da mole
Suicida da quebrada kamikase morre
Não larga o produto os "home" fica puto
Se embrenha entra na casa de qualquer maluco
Voltam cansado, passa o radio

" sai do flagrante, da ideia, não rendeu, fala pro comandante, isso não é vida pra mim não, ja to a mais de ano"

É, mais um cana que vira malandro

Quem tem cú tem medo, olha ai
Ta rolando um frevo, eu to ai
Ninguém vai te acompanhar
Você tem muitos inimigos e bala vai rolar

Agora sim o ciclo vicioso se completa
Mundão do crime vale tudo, som ou bicicleta
Quer viver em guerra ou viver em paz ?
Escute meu conselho meu rapaz

Parados pro mal, coquetel molotov
Sua concentração uma dose de orloff
Ele acende, joga, estoura
Ninguém acreditava que seria possível
Numa pequena vingança um pai perde dois filhos
Queimados, assados, dentro de um barraco
É foda de ver isso acontecer
Qualquer safado faz o mal pra ver outro morrer
Por mais bandido que tu seja, tua mãe te adora
Então vagabundo, chegou sua hora
Você não escapa não
Sente só, ja ta na mira do meu oitão
Desvia dessa se tu for capaz
Escute meu conselho meu rapaz

Nunca confie em ninguém me escute
Adiante os lado da vida, desfrute de tudo que puder
Dinheiro, mulheres, menos droga bota fé
Sou de escorpião, sempre cabreiro
Não confio em ninguém sem desespero
Sempre com um olho no padre e outro na missa
Aquela dona ajoelhada rezando me ínsita
De repente é um a mais, pode acreditar
O mundo ta cheio delas, pra sacanear
Fode até a alma de um camarada
Sugam tudo que tem, deixa sem nada
Se conselho fosse bom eu não dava, vendia
Então foda-se vadia
To cansado quero ficar em paz
Escute meu conselho meu rapaz

Dar um conselho sempre parece a melhor forma de ajudar alguém. O que não falta é alguém que peça. Dizer às pessoas o que elas devem fazer gera uma sensação imediata de boa intenção. O que aconselha se sente empoderado pela valorização da opinião, superior pela capacidade de dizer o caminho que o outro, limitado e perdido em suas escolhas, não enxerga.

Fora este sentimento imediatista de satisfação mútua entre o aconselhado e o conselheiro, caso a prática seja constante, o poder que se dá ao guru que indica o caminho. O modelo a ser seguido, o dedo aponta a direção, dá a certeza que não precisamos pensar no que fazer e sim apenas perguntar que caminho seguir. 

Nestas horas, é sempre bom lembrar do que no velho ditado, “se conselho fosse bom não se dava, vendia”. Minha vó dizia isto, e ela estava certa. Conselho atrofia, anula nossa capacidade de auto descoberta, gera dependência, transfere responsabilidade e gera crise de identidade. Sim, crise de identidade. Pessoas que vivem do conselho alheio não conseguem mais ter medida do que realmente são, gostam e desejam. 

Se você gosta mesmo de alguém, não dê conselho, ajude as pessoas a se descobrirem e fazerem suas próprias escolhas. Não é apontando caminhos que vamos conseguir melhorar a vida de ninguém. Se o conselheiro fosse um poço de verdade, seu próprio caminho demonstraria seus constantes acertos. 

Nestas horas é sempre bom pensar nos grandes líderes. A forma como eles agem diante de uma decisão vital. Elas não dão conselhos, apenas ajudam a refletir sobre as escolhas. Demonstram na lógica do mundo o poder de nossas escolhas. Geram esperança na capacidade de podermos rever nossos atos e nos fazermos melhor agindo de forma diferente. Porém, sem nunca ditar o que deve ser feito.

Quer fazer contato com Gilson Aguiar, encaminhar uma sugestão? Envie uma mensagem para o WhatsApp da CBN Maringá. O número é (44) 99877 9550.

Como diz o ditado se conselho fosse bom?

Se conselho fosse bom não se dava, se vendia.

O que significa se conselho fosse bom não se dava se vendia?

Você já ouviu a expressão “se conselho fosse bom não se dava, se vendia?” Buscar conselhos aleatórios, sem estar direcionado por Deus, podem em vez de lhe ajudar, realmente trazer mais dúvidas e fazer você tomar decisões erradas.