Quais são os tipos de energias renováveis e não renováveis?

Quais são os tipos de energias renováveis e não renováveis?

As energias renováveis são neste momento a principal forma de produção de energia a nível mundial apresentando um crescimento anual exponencial, conheça as principais fontes de energia atualmente disponíveis no nosso planeta.

  • O que são e quais são as Fontes de Energia?
  • Quais os tipos de Fontes de Energia?
  • Fontes de Energia renováveis
    • Exemplos de Fontes de Energias Renováveis
    • Principais fontes de energias renováveis
      • Energia da Biomassa
      • Energia solar
      • Energia eólica
      • Energia hídrica
      • Etanol
      • Biodiesel
  • Fontes de Energia não renováveis
    • Principais fontes de energias não renováveis
  • Matriz da Produção de energia elétrica em Portugal e Brasil
    • Produção de eletricidade em Portugal
    • Produção de eletricidade no Brasil
  • Vídeo – As 10 Principais Fontes de Energia do Futuro

O que são e quais são as Fontes de Energia?

As fontes de energia renováveis, são aquelas em que a sua utilização e uso é renovável e pode-se manter e ser aproveitado ao longo do tempo sem possibilidade de esgotamento dessa mesma fonte, exemplos deste tipo de fonte são a energia eólica e solar.

Por outro lado as fontes de energias não renováveis têm recursos teoricamente limitados, sendo que esse limite depende dos recursos existentes no nosso planeta, como é o exemplo dos combustíveis fósseis.

Existem vários tipos de energias renováveis, e cada vez mais, com o constante desenvolvimento das tecnologias e inovações, se descobrem novas formas de produção de energia eléctrica utilizando como fonte os fenómenos e recursos naturais, como é exemplo da recente inovação na criação de um hidrogerador cujo princípio é semelhante ao de um aerogerador, diferindo no facto de o movimento das pás ser provocado pelas correntes marítimas.

A principal fonte de energia existente hoje é o petróleo, no entanto apesar de não ser um fonte de energia renovável, e ser um dos principais responsáveis pelo efeito estufa o petróleo ainda será motivo de muitas guerras e conflitos entre os países, principalmente aqueles países que dependem muito dessa fonte energética como os Estados Unidos.

Vários países do mundo inteiro estão investindo muito dinheiro e recursos em projetos que utilizam as fontes de energia alternativas como a energia solar, a energia eólica, a energia geotérmica, o biodiesel, a energia obtida através do hidrogénio, a energia das marés, o etanol e a biomassa.

Essas fontes de energia renováveis citadas são as mais abordadas em projeto para uma menor contribuição para o aquecimento da Terra e também para tentar alcançar cada vez mais uma independência com relação ao petróleo.

Quais são os tipos de energias renováveis e não renováveis?
Fontes de Energia – Energias Renováveis e Não Renováveis

As fontes de energia disponíveis no planeta terra são assim de diversos tipos.

Quais os tipos de Fontes de Energia?

Atualmente as fontes de energia dividem-se em dois tipos:

    1. Fontes de energia renováveis;
    2. Fontes de energia não renováveis.

As fontes de energia renováveis provêm de recursos inesgotáveis ou que podem ser repostas a curto ou médio prazo, espontaneamente ou por intervenção humana.

Estas fontes encontram-se já em difusão em todo o mundo e a sua importância tem vindo a aumentar ao longo dos anos representando uma parte considerável da produção de energia mundial.

Exemplos de Fontes de Energias Renováveis

    1. Energia Hídrica;
    2. Energia Eólica;
    3. Energia Solar;
    4. Energia Geotérmica;
    5. Energia das Ondas e Marés;
    6. Energia da Biomassa.

Principais fontes de energias renováveis

  • Energia da Biomassa

Utiliza matéria de origem vegetal para produzir energia (bagaço de cana-de-açúcar, álcool, madeira, palha de arroz, óleos vegetais etc).

  • Energia solar

A energia solar utiliza os raios solares para gerar energia oferece vantagens nomeadamente: não polui, é renovável e existe em abundância. A desvantagem é que ainda não é viável economicamente, os custos para a sua obtenção superam os benefícios.

Quais são os tipos de energias renováveis e não renováveis?
Exemplo de aproveitamento para produção de energia através de energia solar – Parque Solar Fotovoltaico

No entanto os custos associados à energia solar têm vindo a descer, o que está a tornar a energia solar como sendo uma das principais fontes de energia renovável do futuro.

  • Energia eólica

A energia eólica é a energia gerada através da força do vento captado por aerogeradores.

As principais vantagens da energia eólica são: é abundante na natureza intenso e regular e produz energias a preços relativamente competitivos.

  • Energia hídrica

A produção de energia hídrica é obtida principalmente através de centrais hidroelétricas que estão associadas a barragens de grande ou média capacidade – Ver lista de barragens em Portugal.

A energia hídrica é considerada como um dos dos processos mais eficientes e menos poluidores de produção de energia elétrica, assim esta fonte de energia é considerada como uma energia renovável e sustentável.

  • Etanol

O Etanol é produzido principalmente a partir da cana-de-açúcar, do eucalipto e da beterraba. Como energia pode ser utilizado para fazer funcionar motores de veículos ou para produzir energia eléctrica.

As duas principais vantagens são: é uma fonte renovável e menos poluidora que a gasolina.

  • Biodiesel

O biodiesel substitui total ou parcialmente o óleo diesel de petróleo em motores ciclo diesel. Vantagens: é renovável, não é poluente. A principal desvantagem do biodiesel é o esgotamento do solo.

Fontes de Energia não renováveis

Actualmente, a procura de energia assenta fundamentalmente nas fontes de energia não renováveis, as quais têm tecnologia difundida, mas possuem um elevado impacte ambiental.

Importa inverter esta tendência, tornando o seu consumo mais eficiente e substituindo-o gradualmente por energias renováveis limpas.

Mas antes de se transformar em calor, frio, movimento ou luz, a energia sofre um percurso mais ou menos longo de transformação, durante o qual uma parte é desperdiçada e a outra, que chega ao consumidor, nem sempre é devidamente aproveitada.

Quais são os tipos de energias renováveis e não renováveis?
Fontes de Energia

Principais fontes de energias não renováveis

    1. Energia Do Carvão;
    2. Energia do Petróleo;
    3. Energia nuclear;
    4. Energia do Gás Natural;
    5. Energia do Urânio.

Matriz da Produção de energia elétrica em Portugal e Brasil

Produção de eletricidade em Portugal

Quais são os tipos de energias renováveis e não renováveis?
Evolução da produção energia elétrica Portugal (FONTE APREN)

Produção de eletricidade no Brasil

Quais são os tipos de energias renováveis e não renováveis?
Produção energia elétrica Brasil (FONTE EPE)

A matriz energética brasileira é dominada por fontes de energia renováveis, que representam mais de 80% da energia elétrica total do país.

Destaca-se a produção elétrica através da fonte hidráulica (hídrica), com 66% do total (contando as importações). A produção de energia eólica é de atualmente 6%.

Vídeo – As 10 Principais Fontes de Energia do Futuro

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

Quais os tipos de energias renováveis e não renováveis?

As fontes de energia primárias renováveis são: a energia solar, a energia eólica, a energia hídrica, a biomassa, a energia geotérmica, a energia maremotriz e a energia ondomotriz. Já as fontes de energia primárias não renováveis são: o petróleo, o carvão mineral, o gás natural e a energia nuclear.

Quais são os tipos de energias não renováveis?

São exemplos de fontes não renováveis de energia: petróleo, carvão mineral, gás natural e nuclear.

Quais são os tipos de energia renováveis?

Alguns exemplos de energias renováveis são:.
Hidrelétrica - oriunda pela força da água dos rios;.
Solar - obtida pelo calor e luz do sol;.
Eólica - derivada da força dos ventos,.
Geotérmica - provém do calor do interior da terra;.
Biomassa - procedente de matérias orgânicas;.
Mares e Oceanos - natural da força das ondas;.

O que são as fontes de energia renováveis?

Energia renovável é uma categoria de energia composta por recursos naturais que se regeneram rapidamente ou que são ativos permanentemente, como o Sol e o vento, por exemplo. Por esses motivos, são alternativas que proporcionam mais qualidade de vida e incentivam tecnologias inovadoras.