Riocard senior é cancelado por quê

Os idosos que possuem a gratuidade do cartão RioCard tiveram uma surpresa ao usar o benefício na última quinta-feira: o cartão estava bloqueado. Reclamações feitas pelos usuários à TV Globo dizem que, ao entrar em contato com a central de telefone da RioCard, foram informados que deveriam procurar os postos do Méier, na Zona Norte, ou de Bangu, na Zona Oeste, para resolver o problema.

A grande procura nos postos na última sexta-feira (10) fez com que mais de 400 pessoas ficassem esperando na fila na porta do posto do Méier. Sob o sol quente, muitos idosos tiveram que esperar mais de três horas para atendimento. No local, a informação passada pelos funcionários do RioCard era de que o bloqueio tinha sido feito porque as empresas suspeitaram que alguns cartões estavam sendo usados por terceiros.

Em nota, a RioCard informou que alguns cartões de gratuidade estão sendo suspensos temporariamente como resultado do sistema de reconhecimento facial que vem sendo implantado nos ônibus. "Quando constatada alguma irregularidade no uso, os portadores são convocados às lojas para esclarecimentos, atualização de cadastro e reativação dos cartões. A RioCard vai verificar o atendimento no posto do Méier", disse a nota.

Riocard senior é cancelado por quê

Cadastramento:

A idade para cadastramento é a partir de 65 anos completos.


Documentos necessários para o cadastramento:

Carteira de identidade, CPF e comprovante de residência em seu nome (luz, gás, água ou telefone). Caso não possua comprovante de residência em seu nome, o usuário deverá apresentar uma declaração registrada em cartório alegando que reside no endereço informado. A declaração deve ser original e tem validade de 30 dias a contar da data de sua emissão.

Se o idoso (a) residir com:

  • Esposa/marido – apresentar os seguintes documentos originais: carteira de identidade, certidão de casamento e comprovante de residência em nome da esposa/marido.
  • Filho (a) – apresentar os seguintes documentos originais: carteira de identidade, certidão de nascimento ou carteira de identidade do (a) filho (a) e comprovante de residência em nome do filho (a).

Cachoeiras de Macacu, Itaboraí, Maricá, Niterói, Rio Bonito, São Gonçalo, Silva Jardim e Tanguá – Para os idosos que residem nesses municípios, o cadastramento é feito através da Central de Atendimento no telefone (21) 2127-4000, de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h, e sábado, das 08h às 14h ou do site www.cartaoriocard.com.br.

Riocard senior é cancelado por quê
 Solicitação de 2ª via:

Entre em contato com o RioCard Mais Atende pelo telefone (21) 2127-4000  ou se dirija a uma das Lojas Riocard Mais para solicitar um novo cartão e/ou obter maiores informações. A Central de atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h, e aos sábados, das 08h às 14h. A Loja RioCard Mais funciona de segunda à sexta-feira, das 08h às 17h.

Entrega – 2ª via (Lojas Riocard Mais):

É necessário levar a identidade ou certidão de nascimento (originais) e o comprovante de depósito que será recolhido pelo atendente no ato da entrega do cartão.

Veja os endereços das lojas:

Niterói:
Terminal Rodoviário Presidente João Goulart
Visconde de Rio Branco s/nº – Centro
Atendimento: de 2ª a 6ª Feira, das 08h até às 17h

Itaboraí:
Rua Raimundo de Farias, nº 193 – Centro
Atendimento: de 2ª a 6ª Feira, das 08h até às 17h.

São Gonçalo:
Rua Doutor Alfredo Baker, nº 605 – Alcântara
(Galeria do supermercado Atacadista Assaí)
Atendimento: de 2ª a 6ª Feira, das 08h até às 17h

Maricá:
Avenida Roberto Silveira, nº 152 – loja B – Centro
Atendimento: de 2ª a 6ª Feira, das 08h até às 17h

Riocard senior é cancelado por quê

Como desbloquear RioCard expirado?

O cartão que ficar mais de 120 dias sem utilização será bloqueado, por questões de segurança. Você poderá efetuar o desbloqueio comparecendo a uma loja RioCard de Gratuidade ou Multisserviços e solicitar a análise e desbloqueio do cartão.

Tem como reativar o bilhete único?

Informe o número que está no verso do Bilhete Único Vale-Transporte ou nos recibos de carga de créditos, mais o seu nome, RG, CPF e telefone para contato. Também deverá ser solicitado pelo site sptrans.com.br/atendimento, ao custo de 7 tarifas vigentes.

Como reativar um RioCard Sênior?

Para o agendamento (site da RioCard) e o cadastramento (loja da RioCard), o idoso deve comparecer com os seguintes documentos originais: RG (identificação oficial com foto), CPF e comprovante de residência.

Como cancelar Riocard mais?

Você deve acionar o 21 2127-4000 ou acessar o site www.cartaoriocard.com.br/paravocê e solicitar imediatamente o cancelamento do cartão. Prazo para o cancelamento físico é de até 48 horas.

O que quer dizer cartão expirado?

Portanto, o cartão vencido é aquele que passou de seu prazo de validade. Todo cartão tem seu prazo estampado na frente ou atrás do plástico (na modalidade física). Geralmente, apresenta o mês e o ano de emissão, junto à data de expiração (seguindo a mesma lógica).

Como recuperar os créditos do Riocard?

Basta o comprador dirigir-se à uma das lojas Riocard Mais autorizadas, com original e cópia de R.G e CPF, além do cartão em perfeito estado. Deverá ser preenchido um formulário na loja e o prazo para devolução dos créditos é de até 30 dias.

O que fazer quando bloqueia o Bilhete Único?

Em caso de perda, roubo, furto ou extravio do Bilhete Único faça o cancelamento imediatamente pela Central de Atendimento 156 ou nos Postos de Atendimento da SPTrans (os Postos de Atendimento localizados nos Terminais da SPTrans funcionam, diariamente, das 06h às 22h).

Quanto tempo demora para desbloquear o Bilhete Único?

Para reapresentação na catraca, em um mesmo ônibus, ou em um mesmo bloqueio das estações do Metrô e da CPTM, o intervalo mínimo é de 30 minutos.

Como faço para usar o RioCard?

  • MInha sogra paro de usar Riocard,como fazer volta usar.porque esta broqueado. desde o começo da pandemia em março/2020 não saío de casa e portanto não tenho utilizado o cartão. Como revalidar?

Como ativar o Cartão Rio Card?

  • Para ativar o seu cartão Rio card e necessário procurar um dos postos da Rio card espalhados pela cidade, para maiores informações entre no site oficial da Rio card, lá você irá poder esclarecer todas as suas duvidas e terá acessoa-os valores referentes a recarga dos cartões.

Onde posso tirar a 2a via do RioCard?

  • Boa tarde, meu cartão RioCard Senior perdeu a validade. Onde posso revalidar ou tirar a 2ª via. Moro na Tijuca e o nº do meu RioCard é 02.04.00871924-8 Cordialmente, Ivan de Abreu Vargas ... (ver)

Como faço para trocar o meu Rio Card?

  • Moro na Tijuca e o nº do meu RioCard é 02.04.00871924-8 Cordialmente, Ivan de Abreu Vargas ... (ver) Como proceder para trocar o meu Rio Card Sênior que já está muito usado e tem me causado problemas, quando passo pela roleta do ônibus, criando atrito com o motorista da condução. Rio de Janeiro, 21. Alex Salgueiro da silva. ... (ver)

O que acontece quando o RioCard é cancelado?

Após o cancelamento do cartão e o pagamento do boleto, a 2ª via deverá ser solicitada. Assim que chegar a 2° via, desbloqueie o cartão no site: https://www.cartaoriocard.com.br/rcc/paraVoce .

Como reativar um RioCard Sênior?

Para desbloquear seu cartão você deve entrar com seu login e senha , acessar o menu cartões -> desbloquear cartões.

Como ativar RioCard cancelado?

Para acessar esta funcionalidade vá ao "menu principal > Cartões > Desbloqueio". O sistema irá exibir ao comprador o(s) pedido(s) para desbloqueio, informando: Número do pedido, data do pedido e quantidades de cartões.

O que significa cartão RioCard cancelado logicamente?

Você deverá comparecer a uma loja Riocard Mais com o cartão e originais dos documentos: identidade, CPF, comprovante de residência com data recente (preferencialmente uma conta de consumo: luz, gás, telefone). Foram identificadas utilizações fora do comum e por medida de segurança o cartão foi cancelado.