Quem é içami tiba

postado em 03/08/2015 12:42

O psiquiatra e educador Içami Tiba morreu na noite de domingo (2), por volta das 19h, em São Paulo, aos 74 anos. Ele estava internado desde o começo do ano no Hospital Sírio-Libanês. A causa da morte não foi divulgada pela assessoria de imprensa do hospital. O enterro será realizado na segunda-feira, às 16h, no Cemitério do Morumbi.

Quem é içami tiba
O autor do best-seller Quem ama, educa! tinha 29 livros lançados, somando 4 milhões de exemplares vendidos. Entre os títulos, também se destacam Disciplina: limite na medida certa e Juventude & drogas. Lançado em 2002, Quem ama, educa! vendeu mais de 1,2 milhão de cópias. Referência para educadores, pais, psicólogos e pedagogos, Tiba ministrou mais de 3 mil palestras no Brasil e no mundo, além de realizar mais de 75 mil atendimentos psicoterápicos a adolescentes e suas famílias.

Ele apresentava semanalmente na Rede Vida o programa Quem ama, educa, no qual discutia temas relacionados à família e à educação. Por meio de sua conta no twitter, a emissora lamentou a morte do psiquiatra: ;Não está longe de nós quem está perto de Deus. Perdemos hoje nosso querido amigo Içami Tiba. Descanse em Paz!”

Filho de imigrantes japoneses, Tiba nasceu em 15 de março de 1941, na cidade de Tapiraí, em São Paulo. Em 1968, ele formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e especializou-se em psiquiatria no Hospital das Clínicas da instituição. Lá, Tiba foi professor assistente por sete anos, além de professor-supervisor de Psicodrama de Adolescentes pela Federação Brasileira de Psicodrama.

Quem é içami tiba
Em março de 2004, o Conselho Federal de Psicologia encomendou uma pesquisa ao Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) sobre os profissionais tidos como referência pelos psicólogos brasileiros. Na lista, Tiba aparece em terceiro lugar, atrás apenas de Sigmund Freud e Carl Gustav Jung.

Claudia Costin, diretora global de educação do Banco Mundial, comentou sobre a morte do médico em sua página do Facebook: "É com grande tristeza que informo o falecimento, aos 74 anos, do grande educador e psiquiatra Dr. Içami Tiba." O jornalista e publicitário João Doria também usou a rede social para prestar homenagem a Tiba: "Adeus prof. Içami Tiba. Você semeou tanta bondade que terá sua memória eternamente lembrada. Descanse em paz."

"Professor Içami Tiba, você semeou tanta bondade que terá sua memória eternamente lembrada"
João Dória,
jornalista e publicitário

O equilíbrio entre amor e autoridade foi um dos grandes ensinamentos do psiquiatra. (Foto: Hugo Harada/Agência de Notícias Gazeta do Povo.)

O psiquiatra e educador Içami Tiba, palestrante e autor de mais de 30 livros, morreu no domingo (2), aos 74 anos, deixando um legado inegável para pais de crianças e adolescentes. Com sua mais célebre obra, “Quem ama, educa!”, de 2002, Tiba levantou a bandeira da retomada dos limites na educação dos filhos. Com didatismo e linguagem compreensível, defendeu o equilíbrio entre amor e autoridade.

“Nós viemos de um tempo em que educação era tratada de forma muito teórica e inacessível aos pais, ou você era um especialista da área ou não tinha como buscar recursos. Içami Tiba tornou esses conhecimentos acessíveis, pegou um material denso, de anos de pesquisa, e transformou numa linguagem que todo mundo conseguia entender”, diz a psicóloga e pedagoga Jeanine Rolim, palestrante, consultora, escritora e parecerista na área da educação.

De acordo com ela, democratizar informações sobre educação de crianças e adolescentes foi um mérito de Tiba que merece ser destacado. “Um pai e uma mãe podem entrar numa rede de hipermercados e encontrar um livro dele na prateleira. Isso é de extrema importância, pois grande parte da população não entra em uma livraria, não tem gosto pela leitura.”

A linguagem palatável, que ele expunha também em suas palestras, contribuiu para sua popularidade e para a difusão de suas ideias. “Geralmente, médicos psiquiatras têm uma linguagem rebuscada, complexa. Ele, não. Falava de forma acessível em palestras para pais em grupos escolares”, conta Jeanine.

Limites

O resgate da disciplina na educação dos filhos foi uma das grandes bandeiras de Tiba. “O livro ‘Quem ama, educa!’ puxa pela retomada dos limites, pelo equilíbrio entre amor e autoridade. Fala-se muito nisso hoje, mas na época em que ele publicou não era um assunto popular, abordado sob uma perspectiva coletiva. Não tinha livros para os pais, não tinha material disponível, a educação dos filhos era uma coisa da família, um terreno intocável.”

O resgate da disciplina, temática que Tiba ajudou a trazer à tona, foi algo muito criticado no começo dos anos 2000, conta a psicóloga: “Muitos disseram que seria um retrocesso, seria voltar à educação tradicional”. No entanto, a falta de limites de crianças e adolescentes acabou mostrando que educar com amor e autoridade era o melhor dos caminhos, afirma ela.

Atemporal

Segundo Jeanine, as lições de Tiba em seu mais célebre livro continuam atuais. “É uma obra que recomendo, faz 13 anos que foi lançada e continua pertinente. Na América Latina, seguimos os passos da educação americana, com os valores do consumismo exacerbado e da permissividade, muito típicos do padrão da educação nos Estados Unidos. É uma fala [a de Içami Tiba] na contramão do sistema. Para aquela mãe que nunca diz ‘não’, para o pai queridão, ele falou ‘Alto lá, não é assim que vai funcionar’.”

A contribuição de Tiba também se destaca, diz a psicóloga, porque ele reuniu ensinamentos da psiquiatria, campo da medicina, e do psicodrama – abordagem da psicologia que usa elementos da dramaturgia para trabalhar o sofrimento psicológico do paciente.

Estudioso da psique humana, Tiba defendeu uma educação mais regrada, com limites, pregando o equilíbrio entre autoridade e afeto.

Quem foi exame tiba?

Considerado uma referência no debate sobre educação e na psicoterapia de adolescentes e família, Tiba era um dos palestrantes mais solicitados por professores, pais e empresas.

Quando morreu Içami Tiba?

2 de agosto de 2015Içami Tiba / Data de falecimentonull

O que significa Içami Tiba?

Quem Ama, Educa!

Onde nasceu Icami tiba?

Tapiraí, São Paulo, BrasilIçami Tiba / Local de nascimentonull