Que tipo de pacote OSPF é usado por um roteador para descobrir roteadores vizinhos e estabelecer adjacência de vizinhos?

Sobre OSPF interfaces

Para OSPF uma rede, você deve habilitar o protocolo OSPF em uma ou mais interfaces em cada dispositivo na rede na qual o tráfego deve viajar. A configuração da interface depende de saber se a interface está conectada a uma rede de broadcast ou ponto a ponto, a uma rede ponto a multipoint, a uma rede de multiacessão (NBMA) não transmitida ou em um circuito de demanda.

  • Uma interface de broadcast se comporta como se o dispositivo de roteamento estivesse conectado a uma LAN.

  • Uma interface ponto a ponto fornece uma conexão entre uma única fonte e um único destino (há apenas um OSPF adjacência).

  • Uma interface ponto a multipoint fornece uma conexão entre uma única origem e vários destinos.

  • Uma interface de NBMA se comporta de maneira semelhante a uma interface ponto a multipoint, mas você pode configurar uma interface de NBMA para interoperar com outros equipamentos.

  • Um circuito de demanda é uma conexão na qual você pode limitar o tráfego com base em acordos de usuário. O circuito de demanda pode limitar a largura de banda ou o tempo de acesso com base em acordos entre o provedor e o usuário.

Você também pode configurar uma interface OSPF para ser passiva, operar no modo de engenharia de tráfego passivo ou ser uma interface de peer.

  • Uma interface passiva anuncia seu endereço, mas não executará o protocolo OSPF de segurança (as adjacências não são formadas e os pacotes hello não são gerados).

  • Uma interface que opera no OSPF passivo de engenharia de tráfego inunda as informações de endereço do sistema autônomo (AS) e a torna disponível para cálculos de engenharia de tráfego.

  • Uma interface de peer pode ser configurada para dispositivos de roteamento OSPFv2. Uma interface de peer é necessária para que MPLS generalizado (GMPLS) transporte informações de engenharia de tráfego por meio de um enlace separado do canal de controle. Você estabelece este enlace separado configurando uma interface de peer. O nome da interface de ponto deve combinar com o nome de peer do Link Management Protocol (LMP). Uma interface de peer é opcional para uma hierarquia de caminhos comutado por rótulos (LSPs) de RSVP. Depois de configurar a adjacência de encaminhamento, você pode configurar o OSPFv2 para anunciar as propriedades de engenharia de tráfego de uma adjacência de encaminhamento para um peer específico.

As interfaces ponto a ponto diferem do multipoint, na qual apenas uma OSPF adjabilidade é possível. (Uma LAN, por exemplo, pode ter vários endereços e OSPF executar a rede simultaneamente.) Assim, quando você configura uma interface ponto a ponto numerada para OSPF nome, várias OSPF interfaces são criadas. Um deles, que não é numerado, é a interface na qual o protocolo é executado. Uma interface OSPF de rede adicional é criada para cada endereço configurado na interface, se for o caso, que é automaticamente marcado como passivo.

Para o OSPFv3, uma interface OSPF específica deve ser criada por nome de interface configurado em OSPFv3. O OSPFv3 não permite que as interfaces sejam configuradas por endereço IP.

Habiliá-la OSPF uma interface (incluindo a declaração), desativá-la (incluindo a declaração), e não ter OSPF executado em uma interface (incluindo a declaração) são estados mutuamente interface disable passive exclusivos.

Nota:

Ao configurar o OSPFv2 em uma interface, você também deve incluir a family inet instrução no nível [edit interfaces interface-name unit logical-unit-number] da hierarquia. Ao configurar o OSPFv3 em uma interface, você também deve incluir a family inet6 instrução no nível [edit interfaces interface-name unit logical-unit-number] da hierarquia. Na versão 9.2 do Junos OS e posterior, você pode configurar o OSPFv3 para dar suporte a famílias de endereço que não seja o IPv6 unicast.

Exemplo: configurando uma interface em uma rede de broadcast ou ponto a ponto

Este exemplo mostra como configurar uma interface OSPF em uma rede de broadcast ou ponto a ponto.

  • Requisitos
  • Visão geral
  • Configuração
  • Verificação

Requisitos

Antes de começar:

  • Configure os identificadores de roteador para os dispositivos em sua OSPF rede. Veja Exemplo: configurando um identificador de OSPF roteador.

  • Eleição OSPF roteador designado. Veja exemplo: controlar a OSPF eleição de roteador designado

  • Configure uma rede OSPF multiása. Veja Exemplo: configurando uma rede OSPF multiása.

Visão geral

Se a interface na qual você está configurando OSPF aceita o modo de transmissão (como uma LAN), ou se a interface tiver suporte para o modo ponto a ponto (como uma interface DE PPP ou uma interface lógica ponto a ponto no Frame Relay), você especificará a interface incluindo o endereço IP ou o nome da interface para OSPFv2 ou apenas o nome da interface para OSPFv3. Na Versão 9.3 do Junos OS e posterior OSPF mente, uma interface ponto a ponto do Junos pode ser uma interface Ethernet sem uma sub-rede. Se você configurar uma interface em uma rede de broadcast, será realizada a eleição do roteador designado e do roteador designado de backup.

Nota:

Usar o nome da interface e o endereço IP da mesma interface produz uma configuração inválida.

Neste exemplo, você configura a interface ge-0/2/0 como uma interface OSPFv2 na OSPF área 0.0.0.1.

Topologia

Configuração

  • Configuração rápida CLI
  • Procedimento
  • Resultados

Configuração rápida CLI

Para configurar rapidamente uma interface OSPF em uma rede de broadcast ou ponto a ponto e permitir que o OSPF de entrada nas interfaces que estão ativas, copie os comandos a seguir, confie-os em um arquivo de texto, remova quebras de linha, altere quaisquer detalhes necessários para combinar com a configuração da rede, copiar e colar os comandos na CLI no nível da hierarquia [editar], e depois entrar commit no modo de configuração.

[edit] 
set interfaces ge-0/2/0 unit 0 family inet address 10.0.0.1
set protocols ospf area 0.0.0.1 interface ge-0/2/0
set security zones security-zone Trust host-inbound-traffic protocols all
set security zones security-zone Trust host-inbound-traffic system-services all
set groups global security policies default-policy permit-all
set security zones security-zone Trust interfaces  ge-0/2/0

Procedimento

Procedimento passo a passo

Para configurar uma OSPF de rede em uma rede de broadcast ou ponto a ponto:

  1. Configure a interface.

    Nota:

    Para uma interface OSPFv3, especifique um endereço IPv6.

    [edit]
    user@host# set interfaces ge-0/2/0 unit 0 family inet address 10.0.0.1
    
  2. Crie uma OSPF de segurança.

    Nota:

    Para uma interface OSPFv3, inclua a instrução ospf3 no nível da hierarquia [editar protocolos].

    [edit]
    user@host# edit protocols ospf area 0.0.0.1 
    
  3. Atribua a interface à área.

    [edit protocols ospf area 0.0.0.1 ]
    user@host# set interface ge-0/2/0
    
  4. Caso você não configure o dispositivo, compromete a configuração.

    [edit protocols ospf area 0.0.0.1 ]
    
  5. Para permitir que o OSPF de entrada entre as interfaces que estão ativas.

    [edit]
    user@host# set security zones security-zone Trust host-inbound-traffic protocols all
    user@host# set security zones security-zone Trust host-inbound-traffic system-services all
    user@host# set groups global security policies default-policy permit-all
    user@host# set security zones security-zone Trust interfaces  ge-0/2/0
    user@host# commit
    

Resultados

Confirmar sua configuração inserindo as interfaces show e os comandos ospf de protocolos show. Se a saída não apresentar a configuração pretendido, repetir as instruções neste exemplo para corrigir a configuração.

user@host# show interfaces
ge-0/2/0 {
    unit 0 {
        family inet {
            address 10.0.0.1/32;
        }
    }
}
user@host# show protocols ospf
area 0.0.0.1 {
    interface ge-0/2/0.0;
}

Para confirmar sua configuração de OSPFv3, insira as interfaces show e os comandos show protocols ospf3.

Verificação

Confirmar se a configuração está funcionando corretamente.

Verificar a interface OSPF web

  • Propósito
  • Ação

Propósito

Verificar a configuração da interface. Dependendo da sua implantação, o campo Type pode exibir LAN ou P2P.

Ação

Do modo operacional, insira o comando show ospf interface detail command para OSPFv2 e insira o comando show ospf3 interface detail command para OSPFv3.

Exemplo: configurar circuitos OSPF demanda

Este exemplo mostra como configurar uma interface de circuito OSPF demanda.

  • Requisitos
  • Visão geral
  • Configuração
  • Verificação

Requisitos

Antes de começar:

  • Configure as interfaces de dispositivo. Consulte o Guia do usuário das interfaces para dispositivos de segurança.

    Nota:

    Se você está usando OSPF circuitos de demanda por um enlace ISDN, você deve configurar uma interface ISDN e habilitar o roteamento dial-sob demanda.

  • Configure os identificadores de roteador para os dispositivos em sua OSPF rede. Veja Exemplo: configurando um identificador de OSPF roteador.

  • Configure uma rede de rede OSPF área única. Veja Exemplo: configurar uma rede de OSPF área única.

  • Configure uma rede OSPF multiása. Veja Exemplo: configurar uma rede multiása OSPF rede.

Visão geral

OSPF envia pacotes de olá periódicas para estabelecer e manter adjacências dos vizinhos e usa anúncios de estado de enlace (LSAs) para fazer cálculos e decisões de roteamento. o suporte OSPF para circuitos de demanda é definido na RFC 1793, estendendo-OSPF até circuitos de demanda e elimina os pacotes de olá e LSAs periódicos. Um circuito de demanda é uma conexão na qual você pode limitar o tráfego com base em acordos de usuário. O circuito de demanda pode limitar a largura de banda ou o tempo de acesso com base em acordos entre o provedor e o usuário.

Você configura circuitos de demanda em uma OSPF de segurança. Quando a interface se torna um circuito de demanda, todos os pacotes hello e LSAs são suprimidos assim que OSPF sincronização é alcançada. Os LSAs têm um bit DoNotAge que impede o envelhecimento da LSA e impede que atualizações periódicas seja enviada. Os pacotes Hello e LSAs são enviados e recebidos em uma interface de circuito de demanda somente quando há uma mudança na topologia de rede. Isso reduz a quantidade de tráfego pela OSPF interface.

Considere o seguinte ao configurar OSPF de demanda:

  • Olás periódicos só são suprimidos em interfaces ponto a ponto e ponto-a-multipoint. Se você configurar circuitos de demanda em uma rede de broadcast OSPF OSPF ou em uma rede de multiacesão não-broadcast (NBMA), os pacotes de olá periódicas ainda serão enviados.

  • O suporte a circuitos de demanda em OSPF interface ponto-a-multipoint é semelhante a interfaces ponto a ponto. Se você configurar uma interface ponto a multipoint como um circuito de demanda, o dispositivo negociará a eliminação separadamente em cada interface que faz parte da rede ponto-a-multipoint.

Este exemplo assume que você tenha uma conexão ponto a ponto entre dois dispositivos que usam interfaces SONET/SDH. Uma interface de circuito de demanda negocia automaticamente a conexão demand-circuit com seu OSPF vizinho. Se o vizinho não suportar circuitos de demanda, nenhuma conexão de circuito de demanda será estabelecida.

Neste exemplo, você configura OSPF interface so-0/1/0 na OSPF área 0.0.0.1 como um circuito de demanda.

Topologia

Configuração

  • Configuração rápida CLI
  • Procedimento
  • Resultados

Configuração rápida CLI

Para configurar rapidamente uma interface de circuito de OSPF de demanda, copie os seguintes comandos, confique-os em um arquivo de texto, remova quaisquer quebras de linha, altere quaisquer detalhes necessários para combinar com a configuração da rede, copie e confique os comandos na CLI no nível da hierarquia [editar] e, em seguida, entre no modo de commit configuração.

[edit] 
set protocols ospf area 0.0.0.1 interface so-0/1/0 demand-circuit

Procedimento

Procedimento passo a passo

Para configurar uma interface OSPF de circuito de demanda em uma interface vizinha:

  1. Crie uma OSPF de segurança.

    Nota:

    Para OSPFv3, inclua a instrução ospf3 no nível da hierarquia [editar protocolos].

    [edit ]
    user@host# edit protocols ospf area 0.0.0.1 
    
  2. Configure a interface do vizinho como um circuito de demanda.

    [edit protocols ospf area 0.0.0.1]
    user@host# set interface so-0/1/0 demand-circuit
    
  3. Caso você não configure o dispositivo, compromete a configuração.

    [edit protocols ospf area 0.0.0.1]
    user@host# commit
    

    Nota:

    Repetir toda essa configuração na outra interface vizinha.

Resultados

Confirmar sua configuração inserindo o comando show protocols ospf. Se a saída não apresentar a configuração pretendido, repetir as instruções neste exemplo para corrigir a configuração.

user@host# show protocols
 ospf {
    area 0.0.0.1 {
        interface so-0/1/0.0 {
            demand-circuit;
            }
        }
    }

Para confirmar sua configuração de OSPFv3, insira o comando show protocols ospf3.

Verificação

Confirmar se a configuração está funcionando corretamente.

Verificação do status das interfaces vizinhas

  • Propósito
  • Ação

Propósito

Verificar informações sobre a interface do vizinho. Quando o vizinho está configurado para circuitos de demanda, é exibido uma bandeira DC.

Ação

Do modo operacional, insira o comando show ospf neighbor detail para OSPFv2 e insira o comando show ospf3 neighbor detail command para OSPFv3.

Exemplo: configurando uma interface OSPF passiva

Este exemplo mostra como configurar uma interface OSPF passiva. Uma interface OSPF passiva anuncia seu endereço, mas não executará o protocolo OSPF de segurança.

  • Requisitos
  • Visão geral
  • Configuração
  • Verificação

Requisitos

Antes de começar:

  • Configure as interfaces de dispositivo. Consulte o Guia do usuário das interfaces para dispositivos de segurança.

  • Configure os identificadores de roteador para os dispositivos em sua OSPF rede. Veja Exemplo: configurando um identificador de OSPF roteador.

  • Configure uma rede de OSPF área única. Veja Exemplo: configurar uma rede de OSPF área única.

  • Configure uma rede OSPF multiása. Veja Exemplo: configurar uma rede multiása OSPF rede.

Visão geral

Por padrão, OSPF deve ser configurado em uma interface para que endereços de interface direta sejam anunciados como rotas interiores. Para anunciar os endereços de interface direta sem OSPF executados na interface (as adjacências não são formadas e os pacotes hello não são gerados), você configura essa interface como uma interface passiva.

Habiliá-la OSPF uma interface (incluindo a declaração), desativá-la (incluindo a declaração) e não ter OSPF executado em uma interface (incluindo a declaração) são estados mutuamente interface disable passive exclusivos.

Nota:

Se você não quiser ver notificações para alterações de estado em uma interface OSPF passiva, você pode desativar as OSPF de rede da interface incluindo a no-interface-state-traps instrução. A no-interface-state-traps declaração é suportada apenas para OSPFv2.

Neste exemplo, você configura a interface ge-0/2/0 como uma interface OSPF passiva na área 0.0.0.1 incluindo a passive declaração.

Configuração

  • Configuração rápida CLI
  • Procedimento
  • Resultados

Configuração rápida CLI

Para configurar rapidamente este exemplo, copie os comandos a seguir, confie-os em um arquivo de texto, remova quaisquer quebras de linha, altere quaisquer detalhes necessários para combinar a configuração da rede, copie e copie e copie os comandos na CLI no nível da hierarquia e, em seguida, entre no modo de [edit] commit configuração.

[edit] 
set protocols ospf area 0.0.0.1 interface ge-0/2/0 passive

Procedimento

Procedimento passo a passo

Para configurar uma interface OSPF passiva:

  1. Crie uma OSPF de segurança.

    Nota:

    Para uma interface OSPFv3, inclua a ospf3 declaração em nível de [edit protocols] hierarquia.

    [edit]
    user@host# edit protocols ospf area 0.0.0.1 
    
  2. Configure a interface passiva.

    [edit protocols ospf area 0.0.0.1 ]
    user@host# set interface ge-0/2/0 passive 
    
  3. Caso você não configure o dispositivo, compromete a configuração.

    [edit protocols ospf area 0.0.0.1]
    user@host# commit
    

Resultados

Confirmar sua configuração ao entrar no show protocols ospf comando. Se a saída não apresentar a configuração pretendido, repetir as instruções neste exemplo para corrigir a configuração.

user@host# show protocols ospf
    area 0.0.0.1 {
    interface ge-0/2/0.0 {
        passive;
    }
}

Para confirmar sua configuração de OSPFv3, insira o show protocols ospf3 comando.

Verificação

Confirmar se a configuração está funcionando corretamente.

Verificação do status das OSPF interfaces

  • Propósito
  • Ação

Propósito

Verificar o status da OSPF interface. Se a interface for passiva, o campo de contagem de Adj será 0 porque nenhuma adjacência foi formada. Ao lado deste campo, você também pode ver a palavra Passiva.

Ação

Do modo operacional, insira o show ospf interface detail comando para OSPFv2 e insira o show ospf3 interface detail comando para OSPFv3.

Exemplo: configurando interfaces de peer OSPFv2

Este exemplo mostra como configurar uma interface de peer OSPFv2.

  • Requisitos
  • Visão geral
  • Configuração
  • Verificação

Requisitos

Antes de começar:

  • Configure as interfaces de dispositivo. Consulte o Guia do usuário das interfaces para dispositivos de segurança.

  • Configure os identificadores de roteador para os dispositivos em sua OSPF rede. Veja Exemplo: configurando um identificador de OSPF roteador.

  • Configure uma rede de OSPF área única. Veja Exemplo: configurar uma rede de OSPF área única.

  • Configure uma rede OSPF multiása. Veja Exemplo: configurar uma rede multiása OSPF rede.

  • Configure uma rede MPLS generalizada de acordo com seus requisitos de rede. .

Visão geral

Você pode configurar uma interface de ponto OSPFv2 por vários motivos, incluindo quando configura um sistema operacional MPLS generalizado (GMPLS). Este exemplo configura uma interface de peer para GMPLS. O GMPLS requer que as informações de engenharia de tráfego sejam transportadas por um enlace separado do canal de controle. Você estabelece este enlace separado configurando uma interface de peer. O nome da interface de ponto OSPFv2 deve combinar com o nome de peer do Link Management Protocol (LMP). Você configura GMPLS e as configurações LMP separadamente da OSPF.

Este exemplo assume que GMPLS e o peer LMP nomeado oxc1 já estão configurados, e você precisa configurar a interface peer OSPFv2 na área 0.0.0.

Configuração

  • Configuração rápida CLI
  • Procedimento
  • Resultados

Configuração rápida CLI

Para configurar rapidamente uma interface peer OSPFv2, copie os seguintes comandos, confique-os em um arquivo de texto, remova quaisquer quebras de linha, altere quaisquer detalhes necessários para combinar com a configuração da rede, copie e convoque os comandos na CLI no nível da hierarquia [editar] e, em seguida, entre no modo de commit configuração.

[edit] 
set protocols ospf area 0.0.0.0 peer-interface oxc1

Procedimento

Procedimento passo a passo

Para configurar uma interface OSPFv2 por peer usada pelo LMP:

  1. Crie uma OSPF de segurança.

    [edit]
    user@host# edit protocols ospf area 0.0.0.0 
    
  2. Configure a interface de peer.

    [edit protocols ospf area 0.0.0.0]
    user@host# set peer-interface oxc1 
    
  3. Caso você não configure o dispositivo, compromete a configuração.

    [edit protocols ospf area 0.0.0.0]
    user@host# commit
    

Resultados

Confirmar sua configuração inserindo o comando show protocols ospf. Se a saída não apresentar a configuração pretendido, repetir as instruções neste exemplo para corrigir a configuração.

user@host# show protocols ospf
    area 0.0.0.0 {
    peer-interface oxc1;
}

Verificação

Confirmar se a configuração está funcionando corretamente.

Verificação do peer OSPFv2 configurado

  • Propósito
  • Ação

Propósito

Verificar o status do peer OSPFv2. Quando um peer OSPFv2 está configurado para GMPLS, o campo Peer Name exibe o nome do peer LMP criado para GMPLS, que também é o peer OSPFv2 configurado.

Ação

Do modo operacional, insira o comando show link-management.

Exemplo: configurando uma interface OSPFv2 em uma rede de multiacessão semcast

Este exemplo mostra como configurar uma interface OSPFv2 em uma rede de multiacessão semcast (NBMA).

  • Requisitos
  • Visão geral
  • Configuração
  • Verificação

Requisitos

Antes de começar:

  • Configure os identificadores de roteador para os dispositivos em sua OSPF rede. Veja Exemplo: configurando um identificador de OSPF roteador.

  • Eleição OSPF roteador designado. Veja o exemplo: controlar OSPF eleição de roteador designado.

  • Configure uma rede OSPF multiása. Veja Exemplo: configurar uma rede multiása OSPF rede.

Visão geral

Ao configurar o OSPFv2 em uma rede NBMA, você pode usar o modo não-cast em vez de modo ponto a multipoint. Usar esse modo não oferece vantagens em relação ao modo ponto-a-multipoint, mas tem mais desvantagens do que o modo ponto a multipoint. No entanto, às vezes você pode achar necessário configurar o modo não-cast para interoperar com outros equipamentos. Como não existe mecanismo de descoberta automática, você deve configurar cada vizinho.

O modo não-cast trata a rede NBMA como uma LAN parcialmente conectada, elegendo roteadores designados e designados para backup. Todos os dispositivos de roteamento precisam ter uma conexão direta com os roteadores designados e os backups, ou resultados imprevisíveis ocorrem.

Ao configurar a interface, especifique o endereço IP ou o nome da interface. Usar o endereço IP e o nome da interface produz uma configuração inválida. Para interfaces não-cast, especifique o endereço IP da interface não-cast como nome da interface.

Neste exemplo, você configura a interface Assíncrona de Transferência (ATM) em-0/1/0 como uma interface OSPFv2 na OSPF área 0.0.0.1, e você especificará as seguintes configurações:

  • nbma tipointerface — Define a interface para ser executado no modo NBMA. Você deve configurar explicitamente a interface para ser executado no modo NBMA.

  • neighbor address <eligível>— Especifica o endereço IP do dispositivo vizinho. OSPF de roteamento normalmente descobre seus vizinhos dinamicamente escutando os pacotes de olá de broadcast ou multicast na rede. Como uma rede de NBMA não tem suporte para broadcast (ou multicast), o dispositivo não pode descobrir seus vizinhos dinamicamente, portanto, você deve configurar todos os vizinhos estaticamente. Para configurar vários vizinhos, inclua várias neighbor declarações. Se você deseja que o vizinho seja um roteador designado, inclua a palavra-chave qualificada.

  • intervalo de pesquisa— Especifica o tempo de tempo, em segundos, antes de o dispositivo de roteamento enviar pacotes hello para fora da interface antes de estabelecer adjabilidade com um vizinho. Os dispositivos de roteamento enviam pacotes hello para um intervalo maior em redes não-cast para minimizar a largura de banda necessária em links de WAN lentos. O intervalo é de 1 a 255 segundos. Por padrão, o dispositivo envia pacotes hello para fora da interface a cada 120 segundos antes de estabelecer adjacency com um vizinho.

    Uma vez que o dispositivo de roteamento detecta um vizinho ativo, o intervalo de pacote hello muda do tempo especificado na instrução até a hora poll-interval especificada na hello-interval declaração.

Topologia

Configuração

  • Configuração rápida CLI
  • Procedimento
  • Resultados

Configuração rápida CLI

Para configurar rapidamente uma interface OSPFv2 em uma rede NBMA, copie os seguintes comandos, confique-os em um arquivo de texto, remova quaisquer quebras de linha, altere quaisquer detalhes necessários para combinar com a configuração da rede, copie e colar os comandos na CLI no nível [editar] da hierarquia e, em seguida, entre no modo de commit configuração.

[edit] 
set interfaces at-0/1/0 unit 0 family inet address 192.0.2.1
set protocols ospf area 0.0.0.1 interface at-0/1/0.0 interface-type nbma
set protocols ospf area 0.0.0.1 interface at-0/1/0.0 neighbor 192.0.2.2 eligible
set protocols ospf area 0.0.0.1 interface at-0/1/0.0 poll-interval 130

Procedimento

Procedimento passo a passo

Para configurar uma interface OSPFv2 em uma rede NBMA:

  1. Configure a interface.

    [edit]
    user@host# set interfaces at-0/1/0 unit 0 family inet address 192.0.2.1
    
  2. Crie uma OSPF de segurança.

    [edit]
    user@host# edit protocols ospf area 0.0.0.1 
    
  3. Atribua a interface à área. Neste exemplo, inclua a palavra-chave qualificada para permitir que o vizinho seja um roteador designado.

    [edit protocols ospf area 0.0.0.1 ]
    user@host# set interface at-0/1/0 interface-type nbma neighbor 192.0.2.2 eligible
    
  4. Configure o intervalo da pesquisa.

    [edit protocols ospf area 0.0.0.1 ]
    user@host# set interface at-0/1/0 poll-interval 130
    
  5. Caso você não configure o dispositivo, compromete a configuração.

    [edit protocols ospf area 0.0.0.1 ]
    user@host# commit
    

Resultados

Confirmar sua configuração inserindo show interfaces os comandos e os show protocols ospf comandos. Se a saída não apresentar a configuração pretendido, repetir as instruções neste exemplo para corrigir a configuração.

user@host# show interfaces
at-0/1/0 {
    unit 0 {
        family inet {
            address 192.0.2.1/32;
        }
    }
}
user@host# show protocols ospf
area 0.0.0.1 {
    interface at-0/1/0.0 {
        interface-type nbma;
        neighbor 192.0.2.2 eligible;
        poll-interval 130;
    }
}

Verificação

Confirmar se a configuração está funcionando corretamente.

Verificar a interface OSPF web

  • Propósito
  • Ação

Propósito

Verificar a configuração da interface. Confirmar se o campo Tipo exibe NBMA.

Ação

Do modo operacional, insira o show ospf interface detail comando.

Exemplo: configurando uma interface OSPFv2 em uma rede ponto a multipoint

Este exemplo mostra como configurar uma interface OSPFv2 em uma rede ponto a multipoint.

  • Requisitos
  • Visão geral
  • Configuração
  • Verificação

Requisitos

Antes de começar:

  • Configure os identificadores de roteador para os dispositivos em sua OSPF rede. Veja Exemplo: configurando um identificador de OSPF roteador.

  • Eleição OSPF roteador designado. Veja exemplo: controlar a OSPF eleição de roteador designado

  • Configure uma rede OSPF multiása. Veja Exemplo: configurar uma rede multiása OSPF rede.

Visão geral

Ao configurar o OSPFv2 em uma rede multiacess (NBMA) não-cast, como um modo de transferência assíncrona multipoint (ATM) ou o Frame Relay, o OSPFv2 opera por padrão no modo ponto-a-multipoint. Nesse modo, o OSPFv2 trata a rede como um conjunto de links ponto a ponto. Como não existe mecanismo de descoberta automática, você deve configurar cada vizinho.

Ao configurar a interface, especifique o endereço IP ou o nome da interface. Usar o endereço IP e o nome da interface produz uma configuração inválida.

Neste exemplo, você configura a interface ATM em-0/1/0 como uma interface OSPFv2 na OSPF área 0.0.0.1 de ATM e especifica 192.0.2.1 como endereço IP do vizinho.

Topologia

Configuração

  • Configuração rápida CLI
  • Procedimento
  • Resultados

Configuração rápida CLI

Para configurar rapidamente uma interface OSPFv2 em uma rede ponto a multipoint, copie os seguintes comandos e os convoque na CLI.

[edit] 
set interfaces at-0/1/0 unit 0 family inet address 192.0.2.2
set protocols ospf area 0.0.0.1 interface at-0/1/0 neighbor 192.0.2.1

Procedimento

Procedimento passo a passo

Para configurar uma interface OSPFv2 em uma rede ponto a multipoint:

  1. Configure a interface.

    [edit]
    user@host# set interfaces at-0/1/0 unit 0 family inet address 192.0.2.2
    
  2. Crie uma OSPF de segurança.

    [edit]
    user@host# edit protocols ospf area 0.0.0.1 
    
  3. Atribua a interface à área e especifique o vizinho.

    [edit protocols ospf area 0.0.0.1]
    user@host# set interface at-0/1/0 neighbor 192.0.2.1
    

    Para configurar vários vizinhos, inclua uma neighbor declaração para cada vizinho.

  4. Caso você não configure o dispositivo, compromete a configuração.

    [edit protocols ospf area 0.0.0.1]
    user@host# commit
    

Resultados

Confirmar sua configuração inserindo show interfaces os comandos e os show protocols ospf comandos. Se a saída não apresentar a configuração pretendido, repetir as instruções neste exemplo para corrigir a configuração.

user@host# show interfaces
at-0/1/0 {
    unit 0 {
        family inet {
            address 192.0.2.2/32;
        }
    }
}
user@host# show protocols ospf
area 0.0.0.1 {
    interface at-0/1/0.0 {
        neighbor 192.0.2.1;
    }
}

Verificação

Confirmar se a configuração está funcionando corretamente.

Verificar a interface OSPF web

  • Propósito
  • Ação

Propósito

Verificar a configuração da interface. Confirmar se o campo Type exibe P2MP.

Ação

Do modo operacional, insira o show ospf interface detail comando.

Entender várias famílias de endereços para OSPFv3

Por padrão, o OSPFv3 aceita apenas rotas unicast IPv6. Na versão 9.2 do Junos OS e posterior, você pode configurar o OSPFv3 para dar suporte a várias famílias de endereços, incluindo unicast IPv4, multicast IPv4 e multicast IPv6. Esse suporte à família de endereços de mutliple permite que o OSPFv3 suporte nós IPv6 e IPv4. O Junos OS mapeia cada família de endereços para um reino separado, como definido na RFC 5838, Suporte para famílias de endereços no OSPFv3. Cada reino mantém um conjunto separado de vizinhos e banco de dados de estados de enlace.

Quando você configura várias famílias de endereços para OSPFv3, existe um novo campo de ID de instância que permite várias instâncias de protocolo OSPFv3 por enlace. Isso permite que um único enlace pertença a várias áreas.

Você configura cada reino de maneira independente. Recomendamos que você configure uma área e pelo menos uma interface para cada reino.

Estas são as tabelas de roteamento de importação e exportação padrão para cada uma das quatro famílias de endereços:

  • Unicast IPv6: inet6.0

  • IPv6 multicast: inet6.2

  • Unicast IPv4: inet.0

  • IPv4 multicast: inet.2

Com exceção dos links virtuais, todas as configurações suportadas pela família unicast IPv6 padrão são suportadas para as famílias de endereços que devem ser configuradas como domínios.

Exemplo: configurando várias famílias de endereços para OSPFv3

Este exemplo mostra como configurar várias famílias de endereços para OSPFv3.

  • Requisitos
  • Visão geral
  • Configuração
  • Verificação

Requisitos

Antes de começar:

  • Configure os identificadores de roteador para os dispositivos em sua OSPF rede. Veja Exemplo: configurando um identificador de OSPF roteador.

  • Configure uma rede de OSPF área única. Veja Exemplo: configurar uma rede de OSPF área única.

  • Configure uma rede OSPF multiása. Veja Exemplo: configurar uma rede multiása OSPF rede.

Visão geral

Por padrão, o OSPFv3 aceita rotas unicast IPv6, mas você pode configurar o OSPFv3 para dar suporte a várias famílias de endereços. Para ter suporte a uma família de endereços que não seja o Unicast IPv6, você configura um reino que permite ao OSPFv3 anunciar rotas multicast IPv4, IPv4 multicast ou IPv6. Em seguida, o Junos OS mapeia cada família de endereços que você configura em um reino separado com seu próprio conjunto de vizinhos e banco de dados de estados de enlace.

Nota:

Por padrão, a sincronização de LDP é suportada apenas para OSPFv2. Se você configurar um reino multicast IPv4 unicast ou IPv4, você também pode configurar a sincronização LDP. Como a sincronização de LDP só é suportada para IPv4, esse suporte só estará disponível para OSPFv3 se você configurar um domínio IPv4.

Ao configurar o OSPFv3 para dar suporte a várias famílias de endereços, considere o seguinte:

  • Você configura cada reino de maneira independente. Recomendamos que você configure uma área e pelo menos uma interface para cada reino.

  • O OSPFv3 usa os endereços locais de enlace IPv6 como a origem dos pacotes hello e dos cálculos de hop do próximo. Assim, você deve habilitar o IPv6 no enlace, independentemente do reino adicional que você configurar.

A Figura 1 mostra uma conexão entre os roteadores R0 e R1. Neste exemplo, você configura a interface no Roteador R0 na área 0 para anunciar rotas unicast IPv4, além das rotas IPv6 unicast padrão na área 1, incluindo a fe-0/1/0 realm ipv4-unicast declaração. Dependendo de seus requisitos de rede, você também pode anunciar rotas multicast IPv4 incluindo a declaração e anunciar rotas multicast IPv6 incluindo a realm-ipv4-multicast realm-ipv6-multicast declaração.

Figura 1: Reino Unicast

Que tipo de pacote OSPF é usado por um roteador para descobrir roteadores vizinhos e estabelecer adjacência de vizinhos?
IPv4

Topologia

Configuração

  • Configuração rápida CLI
  • Procedimento
  • Resultados

Configuração rápida CLI

O exemplo a seguir requer que você navegar por vários níveis na hierarquia de configuração. Para obter informações sobre como navegar pela CLI, consulte Como modificar a configuração do Junos OS no Guia do Usuário da CLI.

Para configurar rapidamente várias famílias de endereços para OSPFv3, copie os seguintes comandos, confique-os em um arquivo de texto, remova quaisquer quebras de linha, altere quaisquer detalhes necessários para combinar com a configuração da rede, copie e convoque os comandos na CLI no nível da hierarquia [editar] e, em seguida, entre no modo de commit configuração.

[edit] 
set interfaces fe-0/1/0 unit 0 family inet address 192.0.2.2/24
set interfaces fe-0/1/0 unit 0 family inet6
set protocols ospf3 area 0.0.0.0 interface fe-0/1/0
set protocols ospf3 realm ipv4-unicast area 0.0.0.0 interface fe-0/1/0

Procedimento

Procedimento passo a passo

Para configurar várias famílias de endereços para OSPFv3:

  1. Configure a interface do dispositivo que participa do OSPFv3.

    [edit]
    user@host# set interfaces fe-0/1/0 unit 0 family inet address 192.0.2.2/24
    user@host# set interfaces fe-0/1/0 unit 0 family inet6
    
  2. Insira o modo de configuração do OSPFv3.

    [edit ]
    user@host# edit protocols ospf3 
    
  3. Adicione a interface configurada à área de OSPFv3.

    [edit protocols ospf3 ]
    user@host# set area 0.0.0.0 interface fe-0/1/0 
    
  4. Configure um domínio unicast IPv4. Isso permite que o OSPFv3 suporte as rotas unicast IPv4 e IPv6.

    [edit protocols ospf3 ]
    user@host# set realm ipv4-unicast area 0.0.0.0 interface fe-0/1/0 
    
  5. Caso você não configure o dispositivo, compromete a configuração.

    [edit protocols ospf3 ]
    user@host# commit
    

    Nota:

    Repetir toda essa configuração no dispositivo vizinho que faz parte do reino.

Resultados

Confirmar sua configuração inserindo show interfaces os comandos e os show protocols ospf comandos. Se a saída não apresentar a configuração pretendido, repetir as instruções neste exemplo para corrigir a configuração.

user@host# show interfaces
    fe-0/1/0 {
    unit 0 {
        family inet {
            address 192.0.2.2/24;
        }
        family inet6;
    }
}
user@host# show protocols ospf3
realm ipv4-unicast {
    area 0.0.0.0 {
        interface fe-0/1/0.0;
    }
}
    area 0.0.0.0 {
        interface fe-0/1/0.0;
    }

Quais são os roteadores elegidos pelo OSPF em uma rede?

Roteadores OSPF em redes broadcast sempre elegem um roteador DR (Designator Router) e um BDR (Backup Designator Router). Tais como X. 25, Frame Relay e ATM, são capazes de conectar mais de dois roteadores mas não possuem a capacidade de broadcast.

Qual função é realizada pelo roteador designado de OSPF?

O OSPF troca informações entre roteadores adjacentes; tais informações não são as mesmas trocadas entre dispositivos vizinhos, pois não é útil fazer com que cada roteador de um LAN se comunique com todos os outros roteadores da mesma LAN. Dessa forma, um roteador é eleito o roteador designado.

Qual o algoritmo utilizado pelo OSPF para encontrar o melhor caminho?

Quando um roteador recebe todas essas mensagens ele constrói seu banco de dados local, o OSPF utiliza o algoritmo open shortest path first (SPF) de Dijkstra para criar uma árvore SPF. A árvore SPF é então utilizada para preencher a tabela de roteamento IP com os melhores caminhos para cada rede.

Como funciona o roteamento OSPF?

OSPF é um protocolo de roteamento do tipo link-state, que envia avisos sobre o estado da conexão (link-state advertisements, LSA) a todos os outros roteadores em uma mesma área hierárquica. Informações sobre interfaces ligadas, métrica usada e outras variáveis são incluídas nas LSAs.