Que tipo de barreiras O exportador pode encontrar em seu próprio país?

1. Burocracia
As empresas exportadoras reclamam mais da burocracia (39%) do que as não exportadoras (34%), apesar dos dois grupos reclamarem do excesso.

2. Sistema tributário
O sistema tributário brasileiro atrapalha a expansão para 31% das exportadoras e a iniciativa de começar para 24% das que não venderam para o exterior no último ano.

3. Infraestrutura de transporte
Uma em cada quatro empresas diz que a infraestrutura do país prejudica a logística para exportar. Entre os que não exportaram, 7% dizem que esse foi um impeditivo.

4. Taxa de câmbio
Para 22% dos que já vendem para o exterior, o câmbio não favoreceu as exportações. Dos que não venderam, 9% disseram que foi um problema para iniciar.

5. Barreiras tarifárias e não tarifárias
O excesso de barreiras atrapalharam 20% dos que já exportam e intimidaram 8% dos que ainda não começaram.

6. Financiamento para exportação
Dos exportadores, 18% disseram que foi um problema nos últimos 12 meses. A dificuldade de obter o recurso foi apontada por 8% dos que não exportaram.

7. Adequação de produto e processo produtivo para atender às demandas de compradores
Esse problema afetou mais os não exportadores do que os exportadores. Os que ainda não vendem para o exterior e que a apontaram foram 20% do total, contra 16% dos que já exportam.

8. Falta de informação de mercados potenciais
A falta de conhecimento do mercado foi um impeditivo para 16% começarem a exportar. Dos que vendem, 12% reclamaram.

9. Escala de produção
Enquanto 11% dos exportadores reclamaram da escala de produção, 12% dos que não exportam citaram como um problema.

10. Trabalhador qualificado
A falta de trabalhador qualificada foi apontada por 4% dos exportadores e por 3% dos não exportadores.

SAIBA MAIS - Acesse a Sondagem Especial Comércio Exterior para conhecer todos os detalhes da pesquisa.

No final do ano passado 71% dos empresários afirmaram em uma pesquisa da Deloitte que possuíam boas expectativas para o ano de 2020, em contrapartida economistas afirmaram que era possível uma desaceleração econômica.  Em fevereiro deste ano, o ano novo lunar foi estendido graças ao coronavírus, o que gerou um grande desequilíbrio na cadeia de suprimentos da China e de seus principais parceiros no mundo.
Além das barreiras que os brasileiros já enfrentam na importação e exportação de bens e serviços, com o cenário atual, haverão novas barreiras para os
players de comércio exterior

Aumento do dólar

Sempre ouvimos a frase que o dólar alto é bom para as exportações, mas a verdade é que o volume das exportações reduzem quando o dólar está muito alto. Analisando todo o setor produtivo, podemos observar que muitas empresas dependem da importação de partes e peças ou insumos para concluir a produção, o que aumenta os custos para o consumidor final. 

O aumento do dólar prejudica tanto as exportações como as importações, especialistas afirmam que o dólar não vai voltar a R$4,00, portanto essa é uma grande barreira que importadores e exportadores terão de enfrentar esse ano.

Falta de confiança no exterior e menos investimento

O nível de confiabilidade do exterior nos principais países da américa do sul são de 56%, porém quando é analisado o nível desconfiança, esse número dispara para 85% (Deloitte) . Isso significa que quanto menor a confiança, menor é o investimento, e a consequência disso é menos infraestrutura, menos produção e qualidade, menos exportação, menos empregos e menos renda. 

Com a falta de confiança, as formas de pagamento na hora da negociação também são influenciadas, muitos players no exterior só aceitam pagamento de frete e taxas adiantados (Prepaid), pela desconfiança ser alta no Brasil. 

A missão de importadores, exportadores, players do comércio exterior e principalmente do governo é reverter essa situação, e mostrar que o Brasil pode sim ser um país sério.

Possíveis acordos entre EUA e China

O Brasil e Estados Unidos possuem muitos produtos semelhantes, principalmente no setor agropecuário. Com a guerra comercial estabelecida entre China e EUA, o gigante asiático sempre optou por comprar insumos como os listados acima do Brasil ao invés dos Estados Unidos. 

Com um possível acordo entre Xi Jinping e Donald Trump, a China pode optar por comprar produtos americanos. Se a China passar a comprar esses commodities dos Estados Unidos, isso pode significar uma queda na balança comercial brasileira.

Busca por mão de obra qualificada

Empresas multinacionais e globais possuem dificuldades em encontrar mão de obra qualificada, para se relacionar com parceiros no exterior. A maior dificuldade é encontrar colaboradores que possuam inglês qualificado e outros idiomas de tal forma que consigam 

negociar internacionalmente. 

Além disso, as empresas buscam profissionais que sejam capazes de tomar decisões assertivas, solucionar problemas com agilidade e se preocupar intensamente com a qualidade do serviço prestado ao cliente.

Falta de diversificação de mercado

Com o fechamento das fábricas na China durante a epidemia do coronavírus, muitas indústrias foram afetadas no Brasil, linhas de produção pararam por falta de insumos importados do gigante asiático. 

Por esse motivo, é importante que o Brasil busque diversificação de mercado para suprir sua demanda por insumos para produção e reduzir riscos na dependência por determinado país.

O desafio dos internacionalistas é desenvolver parcerias e fornecedores com outros países que possam suprir essa necessidade do mercado brasileiro

Saiba tudo sobre impostos de importação

A Logcomex tem um material exclusivo que ensina tudo que você precisa saber sobre impostos de importação. Faça o download gratuito do material

Quais as barreiras que uma empresa pode encontrar para exportar?

Travas várias para a emissão do pagamento das importações. Quotas e contingenciamento das importações. Acordos bi ou multilaterais com outros países que podem penalizar importações de países que não fazem parte do acordo. Exigências eventuais sobre o percentual de conteúdo local dos produtos a serem importados.

Quais são os tipos de barreiras comerciais?

As barreiras comerciais ou barreiras alfandegárias podem ser definidas como, qualquer medida, lei, regulamento, política ou prática governamental que imponha restrições ao comércio exterior (Ministério da Economia, 2019). Elas podem ser tarifárias ou não tarifárias.

Quais as principais barreiras existentes no comércio internacional?

Saiba quais são os 10 tipos de barreiras não tarifárias.
Medidas Antidumping ou Medidas Compensatórias. ... .
Cotas de Importação. ... .
Subsídios. ... .
Medidas de Salvaguarda. ... .
Licenças de Importação. ... .
Medidas Sanitárias e Fitossanitárias. ... .
Taxas Múltiplas de Câmbio. ... .
Práticas Arbitrárias de Valoração Aduaneira..

Quais são os principais desafios da exportação?

Desafios da Exportação.
Burocracia aduaneira. ... .
Tributação. ... .
Estrutura precária. ... .
Burocracia. ... .
Falta de padrão por parte das autoridades alfandegárias. ... .
Morosidade alfandegária. ... .
Falta de uso de tecnologia..