Como a reciclagem contribui para diminuir a quantidade de lixo enviada para os lixões e aterros sanitários?

3R

REDUZIR - REUTILIZAR - RECICLAR

Muito se tem falado sobre reciclagem mas, será esse o mais importante dos 3R's? A utilização do papel reciclado no Brasil é recente, mas já é uma tendência e está de acordo com uma nova postura ecológica. A reciclagem de materiais polui menos o ambiente e envolve menor uso de recursos naturais, mas raramente questiona o atual padrão de produção, não levando à diminuição do desperdício nem da produção desenfreada de lixo.

Apresentado na Agenda 21 (plano estratégico para o desenvolvimento sustentável) o princípio dos 3R's propõe a redução do uso de matérias-primas e energia, reutilização direta de produtos e a reciclagem de materiais. A hierarquia dos R's segue o princípio de que causa menor impacto evitar a geração do lixo do que reciclar os materiais após seu descarte.

A Natureza agradeceria aos homens, se a ordem de prioridade fosse a dos 3R's, começando com REDUZIR, que é a forma mais interessante para a preservação ambiental ou a preservação dos recursos naturais.

Para reduzir é preciso produzir menos resíduos. Os centros brasileiros produzem 100 mil toneladas de lixo diariamente, sendo que, cerca de 60% é matéria orgânica, isto é, alimento que está sendo jogado fora. Apenas 63% dos domicílios contam com coleta regular de lixo. A população não atendida algumas vezes queima seu lixo ou dispõe-no junto a habitações, logradouros públicos, terrenos baldios, encostas e cursos de água, contaminando o ambiente e comprometendo a saúde humana. Não é difícil perceber a necessidade de re-educar a sociedade para uma conscientização ambiental. O lixo depositado a céu aberto, nos chamados lixões, provoca a proliferação de vetores de doenças (moscas, mosquitos, baratas, ratos, etc.), gera maus odores e, principalmente, contamina o solo e as águas superficiais e subterrâneas. Mesmo os aterros sanitários, por mais bem construídos que sejam, também causam impactos ambientais e à saúde, já que a penetração das águas das chuvas contamina os lençóis freáticos.

Num quadro como o que estamos vivendo atualmente, em que já estamos consumindo 20% a mais do que o planeta Terra é capaz de repor, a consciência de que qualquer gesto nosso influencie a tudo o que nos cerca, é vital.

Se cada um fizer o que quiser a curto prazo seremos todos perdedores a longo prazo.
Gro Harlem Brundtland
ex-primeira ministra da Noruega

O segundo R, significa reutilizar, e para isso será preciso imaginação e pouca tecnologia ou apenas uma mudança na forma de uso. Por exemplo, a volta ao uso dos cascos retornáveis, blocos para anotações/rascunho feitos com papel escrito ou impresso em apenas um dos lados, reutilizar envelopes ao máximo, e muito mais.

O terceiro R é o de reciclar, ou seja, aproveitar a matéria-prima de um resíduo para fabricar o mesmo ou outro tipo de produto. Como exemplos, os pneus para produzir tapetes de borracha, a matéria orgânica derivada de restos de alimentos, para produzir fertilizantes ou as latinhas de alumínio, para fabricar outras latinhas. A reciclagem diminui a quantidade de lixo enviada aos aterros sanitários; diminui a extração de recursos naturais; diminui o consumo de energia; a poluição; contribui para a limpeza da cidade; conscientiza os cidadãos a respeito do destino do lixo; gera mais empregos.

O processo de reciclagem tem um custo elevado na implementação dos programas de Coleta Seletiva, ou seja, o esforço da reciclagem exige sempre um consumo extra de energia. Dada a grande perda de trabalho e tecnologia incorporada na maioria dos produtos quando passamos da segunda para a terceira opção, importa aqui questionar-nos se os esforços necessários à implementação das duas primeiras hipóteses estão sendo encarados de forma igual à atualmente dedicada à reciclagem.

A melhor forma de resolver um problema é evitar o seu aparecimento.

Para que esse trabalho tenha bons resultados, a sua colaboração é essencial. Participe da construção de uma mudança de mentalidade e consequentemente de hábitos em relação ao lixo. Esta conscientização não se dará de um dia para o outro, mas é preciso começar! Lembre-se que um exemplo vale mais que mil palavras!

Como a reciclagem contribui para diminuir a quantidade de lixo enviada para os lixões e aterros sanitários?

O que fazer com todos os resíduos orgânicos gerados pelos setores industrial e urbano? Para atender a demanda atual de consumo, as empresas encontram-se em uma difícil posição: precisam encontrar uma maneira de atender a legislação ambiental, tratando in loco ou destinando seus resíduos para uma alternativa adequada.

Há pouco tempo, lugares como aterros sanitários eram os principais destinos dos resíduos sólidos, mas com a evolução da legislação e da tecnologia no setor, hoje, há outras opções para o descarte de resíduos, como a compostagem.

    Leia mais:

  • Compostagem termofílica de resíduos: o que você precisa saber sobre esta modalidade de tratamento
  • Gestão inadequada do chorume de aterros sanitários: consequências e como evitar

 

Empresas geradoras de resíduos orgânicos industriais e urbanos podem realizar o descarte em aterro sanitário ou enviá-los para compostagem. Entenda no que consiste cada alternativa:

Aterro Sanitário

Definidos como locais ou estruturas que têm como intuito servir para a deposição ou descarte de resíduos sólidos urbanos, os aterros sanitários ainda se consolidam como a opção mais utilizada no Brasil, respondendo por 58% do volume total de tratamento e disposição de resíduos públicos no País. Inclusive, essa é considerada uma solução prática e com um custo operacional relativamente baixo.

Diferentemente dos lixões, os aterros sanitários são uma obra de engenharia projetada sob critérios técnicos, cuja finalidade é garantir a disposição correta dos resíduos que não puderam ser reciclados, de modo que os descartes não causem danos à saúde pública ou ao meio ambiente.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos, aprovada em 2010, determinou que todos os lixões do país deveriam ser extintos até 2 de agosto de 2014 e o rejeito (aquilo que não pode ser reciclado ou reutilizado) encaminhado para aterros sanitários adequados; porém o prazo foi prorrogado. As novas datas, definidas a partir do novo marco do saneamento básico em relação ao descarte do lixo, são: capitais e regiões metropolitanas têm até 2 de agosto de 2021 para acabar com os lixões, enquanto cidades com mais de 100 mil habitantes têm até agosto de 2022 como prazo final. Cidades entre 50 e 100 mil habitantes têm até 2023 para eliminar o problema e municípios com menos de 50 mil habitantes têm até 2024. 

Um ponto a ser lembrado é que resíduos orgânicos que não se enquadram na definição de rejeito e que seguem para o aterro sanitário deixam de ser reaproveitados, desperdiçando chances de valorização e transformação desses resíduos em produtos que agregam valor para outros segmentos, como o fertilizante orgânico composto, gerado a partir do processo de tratamento de compostagem em escala industrial.

Compostagem industrial

Como a reciclagem contribui para diminuir a quantidade de lixo enviada para os lixões e aterros sanitários?

A compostagem é uma alternativa ambientalmente correta, segura e definitiva, que contribui diretamente para a redução dos passivos ambientais e atende à PNRS. Ao optar por essa destinação, o gerador deixa de ser corresponsável pelo resíduo, pois nesse processo há a transformação das características do material destinado para tratamento em um produto rico em nutrientes.

Nessa alternativa ocorre a transformação de resíduos em fertilizantes orgânicos compostos, considerados por especialistas uma ótima opção tanto para o meio ambiente quanto para a agricultura, já que trata-se de produto com altas concentrações de matéria orgânica, nitrogênio, potássio, fósforo e micronutrientes, melhorando as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo e, consequentemente o aumento da produtividade onde é aplicado.

O envio de resíduos para uma empresa especializada permite à empresa geradora adequar-se legalmente ao descarte desse tipo de material, bem como avançar no cumprimento das metas de reciclagem estipuladas. Essas metas além de permitir a construção de uma imagem confiável e ambientalmente responsável, reduz drasticamente riscos sobre passivos ambientais, compartilhados por responsabilidade solidária.

Uma alternativa válida é a realização de parcerias com empresas que oferecem estrutura completa para receber e tratar adequadamente os resíduos orgânicos.

Entre os principais benefícios desta parceria estão:

  • Atendimento à legislação

Ressaltando o que falamos acima, atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) é essencial para evitar multas e punições por parte dos órgãos governamentais como o IBAMA e Ministério Público.  

  • Redução da estrutura física

Ao destinar os resíduos para uma empresa especializada em compostagem, o investimento em infraestrutura não se faz necessário, permitindo que a empresa tenha apenas um gasto fixo com a destinação dos resíduos e transfira a responsabilidade de realizar a compostagem para terceiros.

  • Construção de uma imagem sustentável  

Nenhuma organização deseja ter sua imagem associada a um desastre natural ou denúncia de poluição, pois sabe que as consequências vão além das multas e punições legais (que já são ruins). Casos como o rompimento da barragem de Mariana (MG), o rompimento da barragem de Brumadinho (MG) e o derramamento de óleo no Golfo do México na plataforma DeepWater Horizon (EUA) demonstram como a imagem pode ficar gravemente  marcada pela sociedade e pela comunidade ambiental, sendo muito difícil reaver a confiança deles.

É importante ressaltar que para o recebimento na compostagem, o processo de segregação deve ser eficiente no local de geração, uma vez que lixo comum e embalagens não devem ser enviados para essa destinação, pois devem passar por separação e tratamento alternativo.

Em nosso dia a dia, percebemos que o tema ainda gera dúvidas relevantes sobre a diferença entre o aterro sanitário e a compostagem. O fato é que esse assunto envolve mais do que apenas o argumento ambiental, como também determinações legais e econômicas que o descarte ilegal ou inadequado provocam.

Entenda e compare as características de cada destinação:

Como a reciclagem contribui para diminuir a quantidade de lixo enviada para os lixões e aterros sanitários?

Diante desses fatos fica claro que a gestão de resíduos orgânicos é uma atividade que deve ser incorporada na rotina produtiva das empresas, independentemente de seu tamanho ou setor. Atender a legislação deixou de ser um diferencial para empresas que desejam se destacar no mercado, gerando benefícios institucionais através da consolidação da marca e financeiros com incentivos fiscais e econômicos.

Como a reciclagem contribui para diminuir a quantidade de lixo enviada para os lixões e aterros sanitários?

Tópicos: consciência ambiental, chorume de aterro sanitário, aterro sanitário, compostagem de resíduos

Como a reciclagem contribui para diminuir a quantidade de lixo enviado para lixões e aterros sanitários?

Na reciclagem, o lixo é tratado como matéria-prima que será reaproveitada para fazer novos produtos. Olha só quantas vantagens a danada tem: diminui a quantidade de lixo que vai para os lixões, os recursos naturais são poupados, reduz a poluição, além de gerar empregos!

Quais ações deveriam ser melhor aplicadas para diminuição da necessidade de se utilizar os aterros sanitários com o grande volume de resíduos produzidos pelo homem?

Coleta seletiva: uma melhor solução A coleta seletiva dentro das organizações permite um ganho financeiro, pois reduz a quantidade de resíduo que será descarta no aterro sanitário. Além disso, é possível separar o lixo do material reciclável, lucrar com a venda e se tornar uma empresa aterro zero.

Como funciona o tratamento de resíduos em um aterro sanitário?

Essa é uma obra de engenharia projetada para reduzir os danos que o lixo causa à natureza. A base do aterro é coberta com uma camada impermeável de plástico, o que evita que o chorume produzido infiltre no solo e chegue aos lençóis freáticos. Essa manta é recolocada a cada 5 metros de lixo acumulados verticalmente.

O que eu poderia fazer para ajudar na reciclagem do lixo que produzimos?

4 dicas para fazer a reciclagem do lixo em sua casa.
Aproveite o máximo do lixo orgânico. ... .
Separe o lixo seco pelo tipo de materiais..
Tenha muito cuidado no descarte de resíduos perigosos..
Adote e ensine atitudes sustentáveis às crianças..