Que medidas têm sido tomadas para minimizar o efeito das enchentes?

SÃO PAULO – Todo começo de ano é a mesma coisa: com as chuvas fortes, típicas da estação, a população de muitas cidades, especialmente das grandes metrópoles, tem que enfrentar um problema cada vez mais comum – as enchentes e os deslizamentos de terra. Em geral, estes fenômenos são bastante desastrosos, já que além de elevarem o número de desabrigados, também provocam inúmeras mortes.

Assim, a cada eleição que se aproxima, os candidatos ampliam suas promessas no sentido de resolver, ou ao menos, minimizar o problema. Mas, efetivamente, como o Prefeito pode resolver, ou pelo menos, minimizar os estragos causados pelas enchentes e deslizamentos nas cidades? Confira, neste artigo, algumas soluções que você pode cobrar do seu candidato para diminuir os problemas com fortes chuvas em seu município.

Entendendo um pouco mais as causas dos problemas

Antes de discutirmos quais poderiam ser as soluções alternativas para o combate aos alagamentos e aos deslizamentos, devemos entender, efetivamente, as causas destes problemas.

Afinal de contas, conhecendo-se as causas fica bem mais fácil entender qual o “remédio” que pode ser adotado para combatê-las. Em seguida, discutiremos algumas soluções para os problemas apresentados.

  • A questão dos deslizamentos:

    Os deslizamentos de terras são problemas bastante comuns das grandes metrópoles, já que as cidades maiores tendem a crescer de forma mais desordenada, com a expansão das áreas ocupadas por moradias e loteamentos clandestinos. Dessa maneira, as pessoas que não possuem moradia geralmente constroem seus barracos nas encostas de morros ou aterros, sob condições bastante precárias.

    De uma maneira geral, podemos apontar como fatores para os deslizamentos em épocas de fortes chuvas:

    • A construção de moradias em condições precárias, como, por exemplo, encostas íngremes, cortes no terreno com inclinação e alturas excessivas, descontinuidades acentuadas no terreno ou ainda encostas naturais que apresentem qualquer alteração na consistência do solo ou grande declividade;
    • A construção de moradias em terrenos de aterros sanitários. Nesta situação, o material ali depositado tende a ser muito poroso, de forma que a água vai se acumulando dentre o lixo, sendo por ele “absorvida” e tornando-o pesado, favorecendo o seu escorregamento;
    • A construção de moradias em encostas que, apesar de não serem tão íngremes, estão expostas à destruição sistemática da vegetação. Neste caso, a chuva chega com maior força ao solo, causando deslocamentos de terra.
  • A questão das enchentes:

    Quando falamos de enchentes, os motivos também são variados. Porém, praticamente todos estão relacionados também ao crescimento e ocupação desordenada das áreas urbanas, sobretudo nos grandes centros. Dentre as causas mais representativas para o problema, podemos apontar:

    • A elevada taxa de impermeabilização do solo, em função do grande número de vias pavimentadas e do solo coberto por materiais impermeáveis, como cerâmicas, lajotas, cimentados comuns etc. Isto faz com que cresça o volume de água que deve ser escoado pelo sistema de captação da cidade, já que boa parte da água que vem das chuvas não é absorvida pelo solo;
    • O número reduzido de áreas arborizadas, sobretudo nas grandes metrópoles, que tende a contribuir ainda mais para ampliar a taxa de impermeabilização do solo urbano;
    • O fato de muitos moradores jogarem lixo nos rios e córregos que atravessam a cidade, uma vez que tal prática tende a contribuir para o assoreamento, fenômeno pelo qual o leito dos rios se torna mais “raso”, favorecendo o transbordamento em épocas de chuvas fortes.

Algumas soluções para combater estes problemas

Considerando estes problemas e as suas principais causas, como pode atuar uma Prefeitura no sentido de combater os danos que possam a vir ser causados pela estação chuvosa?

Abaixo, discutimos algumas medidas que podem ser tomadas pelo poder público municipal para minimizar estes problemas, além de preveni-los, evitando, assim, danos maiores:

  • Campanhas educativas: considerando o fato de que tanto os deslizamentos quanto as enchentes podem ser causados por práticas erradas da população com relação ao meio ambiente, a Prefeitura pode promover campanhas de conscientização dos habitantes do Município, esclarecendo os seguintes tópicos:
    • Evitar jogar lixo na rua (para não entupir bueiros), não destinando resíduos sólidos também para rios ou córregos, já que esta prática pode contribuir para o assoreamento;
    • Não deixar restos de cimentos de obras nas calçadas, evitando também deixar ali o lixo a ser coletado com muita antecedência. Vale lembrar que uma chuva forte pode carregar estes materiais e promover o entupimento de bueiros.
  • Ordenamento urbano: é imprescindível que toda a cidade tenha um Plano Diretor, que determine as diretrizes básicas para a expansão urbana. Considerando os riscos mencionados neste artigo, a Prefeitura deve embargar quaisquer construções feitas em áreas de risco, como encostas de morros, regiões próximas a rios e córregos que são naturalmente alagáveis etc.

    No caso de estas áreas já estarem ocupadas, então não basta uma desapropriação dos terrenos. É necessário que o poder público municipal providencie a construção de moradias populares em áreas mais seguras, de modo a remanejar as famílias que residem nos locais de risco para áreas mais seguras.

  • Construção de piscinões: uma forma de combate às enchentes adotada por muitas metrópoles da América Latina, como São Paulo, por exemplo, tem sido a construção de piscinões, que nada mais são do que grandes reservatórios para o amortecimento de picos de cheias de rios. Vale destacar que os piscinões têm se mostrado uma solução eficaz, uma vez que, concluídos, produzem efeito imediato, pois retém a água que está descendo e que iria transbordar pelo rio ou córrego.

Vale mencionar que estas são apenas algumas alternativas de soluções que podem ser adotadas para minimizar o problema das enchentes. Existem várias outras, mas é importante que sempre antes de serem implementadas, sejam feitos estudos para verificar se elas realmente minimizarão os problemas trazidos pelas chuvas.

Que medidas têm sido tomadas para minimizar o efeito dessas enchentes?

Para minimizar estes volumes, tradicionalmente são construídas redes de drenagem em algumas áreas, visando direcionar a água até um local de descarga – rio, lago, córrego ou uma estação de tratamento de esgoto. Porém, essas possuem uma vazão máxima de transporte, que é baseada nas características hidrológicas locais.

O que cada cidadão pode fazer para minimizar os problemas?

Como diminuir o impacto ambiental no planeta Terra com pequenas atitudes?.
Reduzir e separar o lixo: Estima-se que o Brasil produza cerca de 150 mil toneladas de lixo todos os dias. ... .
Usar sacolas retornáveis. ... .
Reduzir o uso de gasolina. ... .
Economizar água. ... .
Use menos energia..

Qual o papel das pessoas no controle das enchentes?

As medidas começam com a limpeza mais frequente – passarão de bimestrais para quinzenais – dos ramais, galerias e bocas de lobo nos locais de maior risco; passam pela permissão, no período de enchentes, do deslocamento de equipes entre as regiões das subprefeituras para atender situações de emergência e/ou demanda ...

Como fazer para conter a água da chuva?

A limpeza semanal é essencial para tirar toda a sujeira que pode obstruir a passagem de água e causar alagamentos dentro do imóvel. Manter o esgoto limpo também é importante para evitar que a água da chuva transmita doenças para a família.