Quantos critérios devem observados para o correto dimensionamento dos condutores conforme determina a ABNT NBR 5.420 2004?

O dimensionamento de cabos em baixa tensão para diversas aplicações, seja ela residencial ou industrial é especificada pela NBR 5410 em sua versão de 2004. O objetivo, segundo a norma, é estabelecer condições as instalações elétricas de baixa tensão, a fim de garantir a segurança de pessoas e animais, o funcionamento adequado da instalação e a conservação dos bens. Em nosso artigo de hoje vamos abordar alguns pontos da norma NBR 5410 e os critérios estabelecidos para o dimensionamento de condutores.

Siga nossas rede sociais para conteúdo e informações sobre treinamentos:

Instagram RC

Instagram PE

Linkedin RC

Linkedin PE

1 – Aplicação da norma NBR 5410 e conteúdo

A aplicação da NBR 5410 está descrita no item 1.2.2 que cita o limite de tensão e até 1kV para sistemas de corrente alternada até 400Hz, ou 1,5kV para sistema de corrente contínua. A NBR 5410 é amplamente utilizada por engenheiros em empreendimentos residenciais e prediais, também é aplicada em sistema industriais e até em subestações de energia para dimensionamento de cabos de serviços e auxiliares controle e comando.

A norma contém 9 capítulos ou seções e 12 anexos. A saber:

1 – Objetivo

2 – Referências Normativas

3 – Definições

4 – Princípios fundamentais e determinação das características gerais

5 – Proteção para garantir a segurança

6 – Seleção e instalação dos componentes

7 – Verificação final

8 – Manutenção

9 – Requisitos complementares para instalações ou locais específicos

2 – Critérios de dimensionamento de acordo com a NBR 5410

Os critérios técnicos estabelecidos pela norma que serão abordados de forma simples nesta seção são:

  • Seção mínima;
  • Capacidade de condução de corrente;
  • Queda de tensão;
  • Sobrecarga;
  • Curto-circuito.

2.1 – Seção Mínima – NBR 5410

A seção 6.2.6.1.1 na NBR 5410/2004 descreve que a seção dos condutores de fase, em corrente alternada, e dos condutores vivos de corrente contínua, não deve ser inferior aos valores apresentados na tabela 47 da respectiva norma.

Para condutores e cabos isolados em circuitos de força a seção mínima é de 2,5mm² para condutores de cobre. Em circuitos de sinalização e controle a seção mínima é de 0,5mm² para condutores de cobre.

Quantos critérios devem observados para o correto dimensionamento dos condutores conforme determina a ABNT NBR 5.420 2004?

2.2 – Capacidade de condução de corrente – NBR 5410

O critério de capacidade de condução de corrente consiste na determinação da corrente corrigida fictícia que passará no condutor em certas condições de temperatura ambiente e resistividade de solo, agrupamento de condutores e o método de instalação. Assim, para se determinar a seção do cabo, alguns fatores de ajuste devem ser levados em consideração. Os fatores descritos na norma são: fator de temperatura, fator de resistividade térmica do solo, fator de agrupamento e fator de carregamento de neutro.

Assim, a corrente fictícia é calculada da seguinte forma:

IB’=IB/F

Onde:

IB’= Corrente fictícia de projeto [A];

IB = Corrente nominal [A];

F = Fatores de correção.

2.3 – Queda de Tensão

Pela norma NBR 5410/2004 na seção 6.2.7, em qualquer ponto de utilização da instalação, a queda de tensão verificada não deve ser superior aos seguintes valores, dados em relação ao valor da tensão nominal da instalação:

a) 7%, calculados a partir dos terminais secundários do transformador MT/BT, no caso de transformador de propriedade da(s) unidade(s) consumidora(s);

b) 7%, calculados a partir dos terminais secundários do transformador MT/BT da empresa distribuidora de eletricidade, quando o ponto de entrega for aí localizado;

c) 5%, calculados a partir do ponto de entrega, nos demais casos de ponto de entrega com fornecimento em tensão secundária de distribuição;

d) 7%, calculados a partir dos terminais de saída do gerador, no caso de grupo gerador próprio.

2.4 – Sobrecarga – NBR 5410

O critério de sobrecarga tem por objetivo não permitir que o cabo trabalhe em temperaturas acima do permissível (em sobrecarga). As temperaturas características dos condutores podem ser encontradas na tabela 35 da norma. Assim, um dispositivo de proteção deve ser inserido para se interromper uma corrente de sobrecarga antes que o cabo se danifique. Os dispositivos de proteção tratados na norma no item 5.3.4 são disjuntores, fusíveis, ou disjuntores associados a fusíveis.

Assim, o dimensionamento deve satisfazer:

IB<=In<=IZ

I2<=1,45IZ

Onde:

IB: Corrente de projeto;

In: Corrente nominal do dispositivo de proteção;

IZ: Capacidade de condução de corrente do cabo;

I2: Corrente de atuação do dispositivo por sobrecarga.

2.5 – Curto-circuito

O critério de curto-circuito consiste no dimensionamento do cabo de acordo com o valor de curto-circuito do sistema, dimensiona-se o cabo para suportar os esforços térmicos e dinâmicos causados pela corrente de curto, considerando os limites de temperatura do cabo e os tempos de atuação da proteção.

Os cabos apresentam uma característica de curto-circuito dada pela equação de I²t a seguir que deve ser respeitada:

Quantos critérios devem observados para o correto dimensionamento dos condutores conforme determina a ABNT NBR 5.420 2004?

Onde:

Icc: Corrente suportada pelo cabo [A];

S: Seção do cabo [mm²];

t: Tempo de exposição do cabo frente a corrente [s];

S: constante que depende do tipo de isolamento.

3 – Conclusões

A NBR 5410 é a principal norma nacional para dimensionamento de cabos em baixa tensão e deve ser sempre seguida para se manter a vida dos cabos e evitar que problemas futuros ocorram. Foi apresentado de forma sucinta uma visão dos critérios estabelecidos para o dimensionamento.

Conheça mais de nosso site:

https://pronextengenharia.com.br/

Quais são os 6 critérios utilizados no dimensionamento de condutores elétricos?

Critérios para dimensionamento: Capacidade de condução de corrente; • Queda de Tensão; • Seção mínima; • Sobrecarga; • Curto-circuito; e • Choques elétricos.

Quais são os critérios pelos quais os condutores devem ser dimensionados?

Os condutores devem ser dimensionados pelos seguintes critérios; a. Capacidade de condução de corrente (ampacidade); b. Limite de queda de tensão. Inicialmente, determina-se as seções dos condutores conforme os critérios estabelecidos no parágrafo anterior.

Quais os principais critérios utilizados no dimensionamento de condutores ABNT NBR 5410 Instalações elétricas de baixa tensão )?

Os critérios técnicos estabelecidos pela norma que serão abordados de forma simples nesta seção são:.
Seção mínima;.
Capacidade de condução de corrente;.
Queda de tensão;.
Sobrecarga;.
Curto-circuito..

Quais são os métodos de dimensionamento de circuitos pela NBR 5410?

Chama-se de dimensionamento técnico de um circuito à aplicação dos diversos itens da NBR 5410 relativos à escolha da seção de um condutor e do seu respectivo dispositivo de proteção. Os principais critérios da norma são: ✓ Seção mínima; ✓ Capacidade de condução de corrente; ✓ Queda de tensão; ✓ Sobrecarga.