Quantos são os estados da região Sudeste?

Composta por quatro estados – Espírito Santo (ES), Minas Gerais (MG), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP) –, a região Sudeste é a mais populosa e a que tem maior concentração populacional do território brasileiro. É também a região mais rica do País e a que possui a única megalópole do Brasil, São Paulo.

O relevo da região Sudeste é bem variado: por um lado, encontramos superfícies elevadas, como as serras da Mantiqueira, da Canastra e do Mar; e por outro, planícies costeiras, largas, que formam amplas baixadas litorâneas.

No que se refere ao clima, a região apresenta vários tipos. O clima tropical predomina no litoral, com temperaturas altas e duas estações bem marcadas: o verão, chuvoso, e o inverno, seco. E nos planaltos, o clima tropical de altitude, com grandes variações de temperatura.

A vegetação da região Sudeste varia de acordo com o clima, mas a maior parte da vegetação dessa região é formada pela Mata Atlântica, que se encontra bastante devastada por causa da urbanização e da expansão agrícola. No Estado de Minas Gerais, predomina a vegetação de Cerrado e de Caatinga.

O Sudeste possui vários rios importantes, como o Rio Tietê, Rio Paraíba do Sul, Rio Paraná, Rio Doce, além da nascente do Rio São Francisco, na Serra da Canastra, em Minas Gerais. Esses rios são muito aproveitados para a produção de energia elétrica.

A população da região Sudeste é predominantemente urbana, ou seja, mora em cidades, e se caracteriza por uma grande diversidade étnica e cultural.

Os primeiros habitantes da região foram os índios, e depois ocorreu a ocupação portuguesa, no século XVI. Posteriormente, os negros foram trazidos para realizarem o trabalho escravo. Porém, foi no fim do século XIX que se expandiu essa diversidade populacional, quando o Sudeste recebeu imigrantes de vários lugares do mundo, para trabalharem nas lavouras de café: vieram italianos, alemães, japoneses e libaneses. E, posteriormente, espanhóis, poloneses, holandeses, franceses, entre outros. Além dos estrangeiros, a região também atraiu milhares de brasileiros, principalmente da região Nordeste.

A Embrapa possui 9 Unidades na região Sudeste: três no estado do Rio de Janeiro (Embrapa Agrobiologia, Embrapa Agroindústria de Alimentos e Embrapa Solos), duas em Minas Gerais (Embrapa Gado de Leite e Embrapa Milho e Sorgo) e cinco no estado de São Paulo (Embrapa Informática Agropecuária, Embrapa Instrumentação, Embrapa Meio Ambiente, Embrapa Territorial e Embrapa Pecuária Sudeste).

A região Sudeste é a mais populosa do país. Além disso, é um importante polo de produção dos mais variados produtos e alimentos, como cana-de-açúcar, soja e laranja. E, falando do que a gente mais gosta – as viagens, claro! –, nunca é demais pontuar que ela abriga destinos de cair o queixo. Mas vem cá, conta pra gente: você sabe quais são os estados do Sudeste do Brasil e quais são as suas capitais? Sem olhar no Google, hein!

5 paraísos naturais na região Sudeste para quem ama ar livre
Afinal, quais são os estados do Nordeste do Brasil?

Se essas respostas não estiverem na ponta da sua língua (ainda!), não se preocupe. A gente te conta tudo isso tintim por tintim e, de quebra, traz algumas dicas e curiosidades. Tudo pronto? Então vamos nessa!

Afinal, quais são os estados do Sudeste do Brasil e suas capitais?

Acima de tudo, vale dizer que a capital do Rio de Janeiro é um cartão-postal por si só | Crédito editorial: Iurii Dzivinskyi/Shutterstock.com

Antes de qualquer coisa, vamos começar com as informações básicas. A região Sudeste tem quatro estados. Aqui vão eles, por ordem alfabética:

Espírito Santo;

Minas Gerais;

Rio de Janeiro;

São Paulo.

Pontos turísticos de Minas Gerais em 6 destinos imperdíveis
Vitória e Vila Velha: roteiro pelo Espírito Santo

Beleza, já esclarecemos essa parte. Porém, e quanto às suas capitais? Você vai ver que isso não é difícil de decorar, não, mesmo porque duas delas têm os mesmos nomes dos estados. São elas:

– Espírito Santo: Vitória;

– Minas Gerais: Belo Horizonte;

– Rio de Janeiro: Rio de Janeiro;

– São Paulo: São Paulo.

Curiosidades sobre o Sudeste do Brasil

Além de ser um polo de negócios e lazer, São Paulo é a cidade mais populosa do país | Crédito: Shutterstock

Ter informação é tudo de bom, né? Por isso mesmo, agora que você já sabe quais são os estados do Sudeste do Brasil, nós convidamos você a conhecer melhor a região. Isso porque ela conta com mais de 89 milhões de habitantes e atrações que não podem faltar em roteiro algum, sabia? Pois é! Confira, agora, algumas curiosidades sobre esta importante parte do país!

– A região Sudeste tem três biomas em seu território: Mata Atlântica, Caatinga e Cerrado.

– É lá onde fica a famosa Estrada Real, que remonta aos caminhos da época do Brasil Colônia. Essa rota cruza Minas, São Paulo e Rio de Janeiro, tem 1.630 km e é a maior rota turística do país. Mais do que ser emoldurado por cenários de tirar o fôlego, o trajeto ainda esbanja cultura e gastronomia de primeira.

Estrada Real: veja quais cidades visitar e viaje de volta ao Brasil Colônia

– A Grande São Paulo, que inclui a capital paulista e cidades como Osasco, Santo André e São Bernardo do Campo, por exemplo, é a região metropolitana mais populosa do Brasil. Afinal de contas, apenas por ali moram mais de 22 milhões de pessoas.

– O Rio de Janeiro é um dos destinos turísticos nacionais mais procurados do mundo e recebe mais de 2 milhões de pessoas todos os anos.

– A região Sudeste é mestra quando se fala em opções para passeios incríveis. Dá pra escolher entre lugares históricos e viagens culturais, bem como destinos com praias, serras, ecoturismo e centros urbanos, só pra citar alguns exemplos.

E aí, quer ir para o Sudeste?

Curte tirar fotos? Então se liga na vista aérea da Praia Curva da Jurema, em Vitória, capital do Espírito Santo | Crédito: Shutterstock

O que fazer em São Paulo: conheça os principais cartões-postais do destino
Além da Cidade Maravilhosa: para onde ir no estado do Rio de Janeiro

Vamos combinar: não precisa saber quais são os estados do Sudeste do Brasil pra sentir bater aquela vontade de conhecer seus encantos. Neste caso, eis uma última dica: procure um(a) agente de viagens. Deixe todo o planejamento para um(a) profissional e fique só com a parte boa: viver uma experiência inesquecível com a segurança de ter assistência a qualquer momento.

Ah, e mais um detalhe! Conta pra gente quais cidades você já teve a chance de visitar e de quais você mais gostou!

Quantos estados tem da região Sudeste?

Canais Região Sudeste.
Geografia do Brasil. Espírito Santo..
Minas Gerais..
Rio de Janeiro..
São Paulo..

Quantos e quais são os estados e capitais da região Sudeste?

Os Estados da região sudeste do Brasil e suas respectivas capitais são: São Paulo - São Paulo, Minas Gerais - Belo Horizonte, Rio de Janeiro - Rio de Janeiro, Espírito Santo - Vitória.

Quantos são os estados da região Nordeste?

Estados da região nordeste. Essa região é composta por nove estados, sendo a maior do Brasil em termos de número de federações.

Quantos e quais são os estados da região Centro

Composta pelos estados de Goiás (GO), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS) e o Distrito Federal (DF), onde está situada a capital do País, Brasília, a região não possui lugares com grandes altitudes.

Toplist

Última postagem

Tag