Quantos dentes de leite devem cair

4 minutos para ler

Se as crianças já estão com os dentinhos moles, é sinal de troca dos dentes de leite. Saiba como agir nesse momento!

A troca de dente de leite é um momento muito especial para as crianças e para os pais ou responsáveis. Esse é um evento mágico que marca a entrada de uma nova etapa empolgante na vida de todos.

Mas, afinal, como esse processo acontece? Com quantos anos cai o dente de leite? Quais dentes caem primeiro? O que fazer caso isso não aconteça?

A seguir, responderemos essas dúvidas e traremos informações valiosas sobre o assunto. Assim, você poderá ter tranquilidade e curtir esse momento de forma muito mais completa ao lado dos pequenos.

Com qual idade começa a cair os dentes de leite?

Uma dúvida comum de muitos pais e responsáveis é com quantos anos começa a cair os primeiros dentes. Pensando nisso, veja a ordem de troca de dente de leite nas crianças.

Centrais

Os incisivos centrais (os dentes da frente) são os primeiros a cair. Os debaixo normalmente se vão primeiro, seguidos pelos de cima. Isso acontece por volta dos 5 aos 7 anos.

Laterais

Os incisivos laterais (aqueles que ficam ao lado dos dentes centralizados na frente) vêm logo em seguida. Novamente, os inferiores caem primeiro, em um processo que começa por volta dos 7 ou 8 anos.

Caninos

Os caninos dispensam apresentações, não é mesmo? Os “dentinhos de vampiro” são os próximos da lista. Aqui, no entanto, há uma diferença. Os inferiores caem, depois os molares e só depois, voltamos aos caninos superiores. Esse processo acontece entre os 9 e 12 anos.

Molares

Os molares são os últimos dentes da parte da frente da boca. Há os primeiros e segundos molares e cada um deles caem e nascem em ordens diferentes. Todo esse processo pode durar entre os 7 e 13 anos, variando muito de uma criança para a outra.

Como cuidar dos dentes de leite?

Os cuidados com os dentes de leite são os mesmos que devemos ter com os permanentes. Por isso, escovar os dentes todos os dias, utilizar o fio dental (caso a criança já seja maior) e fazer visitas periódicas ao dentista são os pontos-chave.

O que fazer se os dentes de leite não amolecerem?

Há um problema chamado retenção prolongada, que acontece devido a alterações na absorção da raiz dos dentes de leite. Isso faz com que eles não caiam na hora “programada”.

Quando isso ocorre, há risco de problemas com a mastigação, além de dores, cáries e, claro, apinhamento dos dentes (quando eles ficam por cima uns dos outros). E não queremos que isso aconteça, certo?

Por isso, a palavra-chave para cuidar da saúde bucal infantil e evitar esses problemas é: prevenção. Consultas periódicas com um odontopediatra são essenciais para diagnosticar qualquer alteração e intervir de maneira rápida.

Se o seu filho já tem entre 5 e 6 anos e os dentes não deram sinais de amolecer, não perca tempo e agende uma consulta. A questão será averiguada e, se necessário, os dentes serão extraídos de maneira tranquila e indolor.

Agora que você já sabe como acontece a troca de dente de leite, é hora de cuidar bem da saúde bucal do seu pequeno. Agende uma consulta com um odontopediatra e não deixe a prevenção para outra hora, combinado?

Aproveitando, confira outro artigo muito importante para quem convive com crianças e aprenda a tirar os dentes de leite dos pequenos da maneira certa! Assim, você evita traumas e medos desnecessários. Boa leitura!

   Os dentes de leite ou dentes decíduos são dentes que fazem parte da fase inicial da vida de todas as pessoas. Inicialmente de forma geral começam a aparecer na boca por volta dos 6 meses de idade. Ao longo dos dois primeiros anos de vida a dentição decídua se completa com a exposição de todos os dentes de leite na boca. Este período em que os dentes começam a aparecer determinam um amadurecimento nos hábitos alimentares da criança que com o tempo irá consumir cada vez mais alimentos sólidos. A erupção de todos os dentes de leite finaliza-se por volta dos 24 meses de vida, porém esse período pode ser alterado e se concretizar um pouco antes ou alguns meses depois, isso vai depender do desenvolvimento de cada criança.

A criança utilizará todos os dentes de leite até os 6 anos

Quantos dentes de leite devem cair

   O período entre os 2 anos de idade até os 6 anos é o momento da vida criança em que ela estará literalmente utilizando todos os seus dentes de leite. Este momento da vida infantil é interrompido com a queda dos primeiros dentes de leite para iniciar a troca destes por dentes permanentes. Este processo geralmente ocorre a partir da queda dos incisivos centrais inferiores decíduos que serão substituídos pelos incisivos centrais inferiores permanentes. E este momento é um marco na vida de uma criança que começa a perceber as transformações que seu corpo terá nos próximos anos. A troca dos dentes deve ocorrer de maneira natural preferencialmente, sem a necessidade de remover dentes de leite antes do tempo correto a não ser que por algum motivo realmente importante seja necessário. Esses motivos costumas estar associados a presença de cáries nos dentes, principalmente os molares que que são os últimos dentes da arcada dentária. Estes dentes tem grande importância e não podem ser negligenciados levando a sua perda precoce.

Você sabe quando nascem os dentes do seu filho? Veja o guia definitivo para controlar o aparecimento dos dentes dele.

Quantos dentes de leite devem cair

Todos os dentes de leite precisam ser substituídos por dentes permanentes 

   A substituição de todos os dentes de leite deve ocorrer entre os 11 e 13 anos de idade. Esse é o período médio para que a dentição permanente se complete na arcada dentária, com exceção dos sisos que são os terceiros molares permanentes e costumam aparecer apenas por volta dos 18 anos de idade. Se por alguma razão a criança entrar na adolescência e observa-se que ainda existem dentes de leite na arcada dentária é preciso fazer uma radiografia de todos os dentes, inicialmente uma radiografia panorâmica pode contribuir para uma visão geral ou se o caso for localizado é possível que uma radiografia periapical que é feita no próprio consultório odontológico seja suficiente para identificar o motivo pelo qual o dente de leite ainda está na arcada.

Motivos para as crianças não substituírem todos os dentes de leite

   Os motivos e razões que podem levar algum dente de leite não ser substituído são geralmente associados as seguintes condições:

  1. Existe a ausência do dente permanente devido a alguma falha na formação dentária, ou seja, o dente de leite não possui um substituto pois neste caso ele não existe.
  2. O dente permanente está impactado e não consegue por si só substituir o dente de leite. Isto é muito comum de se observar em caninos superiores que em alguns casos ficam retidos no céu da boca e para que sua erupção seja realizada corretamente é necessário que se realize uma cirurgia com a finalidade de ligar este dente a um aparelho ortodôntico que irá direcioná-lo para a posição correta.
  3. O dente permanente pode aparecer numa posição inadequada e com isso não realizar a esfoliação da raiz do dente de leite.

   Independente da razão é preciso saber que todos os dentes de leite devem ser substituídos, eles não possuem a mesma resistência dos dentes permanentes e o processo natural da vida torna a sua substituição primordial. Todos os dentes de leite apresentam grande importância durante a fase de infância e pré-adolescência, eles são os dentes que prepararão o espaço adequado para a entrada dos permanentes, não se deve negligenciá-los pelo fato de saber que eles serão substituídos no futuro. O desenvolvimento físico, psicológico e social da criança pode ser muito melhor se ela possuir todos os dentes fortes e saudáveis. Cuide de seu filho o previna de passar por dores desnecessárias logo na infância, cuide de sua educação e de sua saúde para desenvolvê-lo fisicamente e emocionalmente entendo a importância dos cuidados com todos os dentes.

Não esqueça de comentar aqui em baixo. Terei o maior prazer de tirar suas dúvidas e conhecer suas experiências com a erupção e queda dos dentes de leite dos seus filhos.

Um abraço,

Até o próximo artigo.

Quais são os dentes de leite que cai?

Dessa maneira, apenas os dentes que possuem um dente equivalente de lente caem, ou seja, os dentes de leite que caem são os incisivos, os caninos e os pré-molares. Porém, é importante mencionar que o fato de que eles serão trocados não significa que podemos ser desleixados com sua higienização.

Quais são os dentes de leite que não caem?

A criança tem em sua dentição decídua ou primária 20 dentes (incisivos centrais, incisivos laterais, caninos e molares — superiores e inferiores — não há na dentição decídua os dentes pré-molares), os chamados dentes de leite.

Quais dentes caem com 9 anos?

Entre 8 e 9 anos é a vez dos incisivos laterais superiores. Os primeiros molares decíduos inferiores e superiores cairão aos 9 ou 10 anos e os segundos molares decíduos inferiores e superiores aos 10 ou 11 anos. Por último serão substituídos os caninos inferiores, aos 9 ou 11 anos e os caninos superiores aos 12.

Quais são os dentes que já nascem permanentes?

Os primeiros dentes da dentição permanente a aparecerem na boca são os primeiros molares, como mostra a Figura 1. São muito maiores do que qualquer dente decidual e não podem fazer sua entrada antes que o desenvolvimento da mandíbula atinja um estágio que abra suficiente espaço.