Quanto tempo tem que ficar sem beber água para fazer exame de sangue?

Quanto tempo tem que ficar sem beber água para fazer exame de sangue?
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Colesterol, glicemia, triglicerídeos.... Uma infinidade de informações sobre o seu corpo é medida por meio do exame sangue, que fornece ao médico dados fundamentais para analisar o estado geral de saúde do paciente.

Por mais que essas análises façam parte da rotina de saúde de muitas pessoas, são comuns as dúvidas sobre como se preparar antes da coleta. Aquelas intermináveis 12 horas de jejum são mesmo necessárias? E devo ficar todo esse período sem beber água? Devo manter a medicação que tomo habitualmente?

Especialista no assunto, Jorge Terrão, membro da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), esclarece essas e outras dúvidas nesta entrevista:

Itatiaia – É necessário jejuar por 12 horas antes do exame de sangue?

Jorge Terrão - Nem todo exame de sangue exige jejum de 12 horas. O jejum de 12 horas é obrigatório quando se quer fazer a dosagem dos triglicerídeos. Para alguns outros exames, como para a dosagem de insulina e de TSH, a presença de gordura no sangue pode causar uma interferência técnica na análise. Por isso, a maior parte dos laboratórios pede um jejum mínimo de 8 horas.

Por que o exame de triglicerídeos exige 12 horas de jejum?

Porque o nosso organismo leva essas 12 horas para tirá-lo da corrente sanguínea quando a gente come. Se a gente dosar o triglicerídeos fora desse jejum, corre-se o risco de dosar aquilo que o organismo produz, mas também aquilo que foi ingerido. E aí nós temos um resultado falsamente elevado.

Mas não houve, em 2016, um entendimento das entidades do setor de que não eram mais necessárias 12 horas de jejum?

O que aconteceu nessa flexibilização é que se colocou a possibilidade de execução de exames fora do jejum de 12 horas, mas teria que colocar no laudo (resultado do exame) que foi feito fora do jejum de 12 horas e colocar um valor de referência diferenciado para os triglicerídeos. Caso o triglicerídeos dosado fora do jejum de 12 horas dê mais do que 450 mg/dL, o paciente teria que fazer, obrigatoriamente, um jejum de 12 horas e repetir o exame.

Durante a dieta é permitido beber água?

A água deve ser tomada normalmente. Só existe um exame, que é muito raro de se fazer, para a avaliação de um hormônio, que a pessoa não pode beber água. Nos exames de rotina, água normal, sem nenhum problema.

O paciente pode exercícios físicos antes do exame?

Tão importante quanto o jejum é a pessoa estar em repouso. A gente não deve colher sangue após exercícios muito fortes, muita caminhada, uma partida de futebol, uma partida de peteca, porque durante o exercício físico muitas substâncias são liberadas nas nossas células e vão para a corrente sanguínea, o que pode dar a falsa impressão de que esses elementos estariam aumentados no sangue.

A ingestão de bebida alcoólica antes do exame pode interferir nos resultados?

A bebida alcoólica ataca o fígado e, obviamente, várias substâncias vão ser alteradas. Por exemplo: o álcool é indutor da quantidade de gordura no sangue, isso é uma coisa que vai prejudicar. Mas se a pessoa toma uma cervejinha ou um vinho e ela ficar sem ingerir isso três, quatro dias porque vai colher o exame de sangue, esse exame vai dar falsamente normal. Tudo tem que ser feito dentro do equilíbrio. Se eu vou colher amanhã, obviamente eu não devo ingerir bebida alcoólica. Se eu vou colher na segunda-feira, eu não vou participar de um churrascão no fim de semana, porque fatalmente vai dar alterado. Ou participo e deixo para colher na terça-feira.

Mudar os hábitos alimentares antes do exame pode alterar o resultado?

A pessoa tem que tentar manter sua dieta normal. Uma pessoa, por exemplo, que come carne com gordura todo dia, não adianta ela deixar de comer isso para fazer o exame, porque provavelmente o resultado vai mostrar ao médico um valor falso, vai trazer o resultado talvez para uma faixa de normalidade que a pessoa no dia a dia não tem.

É necessário interromper a medicação que se toma diariamente antes de fazer o exame?

A medicação de uso contínuo só pode ser suspensa com autorização expressa do médico assistente. Sem a autorização, ninguém deve parar de tomar a medicação. Existem exames que a gente faz exatamente para avaliar se aquela medicação está fazendo efeito. Se a pessoa para de tomar, ela vai falsear o resultado, além de correr risco de morte.

Quantas horas tem que ficar sem beber água para fazer exame de sangue?

O ideal é evitar a ingestão por pelo menos 72 horas antes de realizar o exame de sangue, para não interferir no resultado.

Pode beber água antes de fazer o exame de sangue?

É permitido tomar água durante o jejum? Durante o período de jejum é permitido beber água, no entanto só deve ser ingerida a quantidade suficiente para saciar a sede, pois o excesso pode alterar o resultado do exame.

Qual exame não pode beber água?

Só existe um exame, que é muito raro de se fazer, para a avaliação de um hormônio, que a pessoa não pode beber água. Nos exames de rotina, água normal, sem nenhum problema.

Quando a pessoa está em jejum pode beber água?

Não. A ingestão de água suficiente para satisfazer a hidratação normal não significa que o jejum tenha sido quebrado. O excesso da ingestão de água interfere em alguns exames de urina.