Porque a Terra não recebe a luz do Sol e toda sua superfície ao mesmo tempo quais são as consequências disso?

Bom, sabemos que a terra possui seu próprio eixo de inclinação imaginário certo? Devido a isso durante o ano pode estar provocando uma pequena desigualdade de iluminação em diferentes áreas do planeta. Ao decorrer do movimento de rotação, a superfície terrestre ilumina-se de forma desigual, ou seja, nem todas as áreas recebem a mesma quantidade de energia solar. As consequências do movimento rotação é devido à diferença de iluminação nas diferentes áreas do planeta uma parte do planeta fica iluminada pelos raios solares, correspondendo ao dia, enquanto a parte oposta não recebe luz solar correspondendo à noite. Outra consequencia é que as correntes marítimas sofrem desvio para oeste; Uma das consequencias também, foi a criação do sistema de fusos horários, fora que devido ao movimento de rotação houve dilatação de regiões proximas à linha do equador e futuramente um possivel achatamento dos polos. O planeta Terra pode sim receber a mesma quantidade de luz ao mesmo tempo, inclusive isso acontece apenas duas vezes ao ano mas isso só ocorre no inicio das estações anuais que são uma consequecia do movimento de translação.

Porque a Terra não recebe a luz do Sol em toda a sua superfície mesmo tempo quais são as consequências disso?

Sabe-se que a Terra possui um eixo de inclinação, o que provoca uma diferença de iluminação nas áreas do planeta. Assim, ao longo do movimento, a superfície terrestre ilumina-se de maneira desigual, ou seja, as áreas não recebem a mesma quantidade de energia solar, resultando, então, nas estações do ano.

Por que a quantidade de luz do Sol que chega a Terra não é a mesma em todos os pontos de sua superfície?

A explicação pode ser a reorganização da cobertura de nuvens nos últimos anos: está aumentando a proporção de nuvens mais altas em relação às mais baixas. Nuvens mais baixas ajudam a resfriar a Terra, refletindo a luz; as mais altas atuam como um cobertor, retendo calor. Ou seja, há mais nuvens e o tipo mudou.

Porque uma parte da Terra recebe mais diretamente a luz do Sol do que a outra?

O planeta Terra recebe a luz do sol constantemente e consequentemente calor. Devido ao seu eixo de inclinação, essa luz não é recebida de modo homogêneo. Isso quer dizer que algumas partes recebem mais luz e calor que outras.

Por que a Terra não recebe luz e calor de maneira igual?

A quantidade de insolação varia de acordo com a posição geográfica, uma vez que a Terra possui forma esférica que determina o ângulo de incidência dos raios solares. Quanto mais se afasta da linha do equador menor é a insolação.