Quanto tempo leva para o nome sair do Serasa após pagamento da dívida?

O que fazer quando você pagou a dívida ou acordo e seu nome continua negativado?

Na Serasa, no Boa Vista ou no SPC, você tem direitos quando paga a dívida negativada e seu nome continua sujo. Entenda seus direitos:

🔎 Confirme a sua negativação é por uma dívida ou acordo já pago.

📜 Emita o comprovante de nome negativado, disponível nos sites e plataformas dos órgãos de proteção ao crédito.

🤓 Esteja certo(a) de que o prazo de 10 dias úteis para retirada da negativação não foi cumprido pelo credor.

✔️ Junte as provas principais: além do comprovante de nome negativado, tenha em mãos também os comprovantes de pagamento da dívida.

👉 Confira seus direitos em 3 minutos!

O que é ficar com o nome negativado por uma dívida ou acordo já pago?

Isso acontece quando você possui uma dívida negativada em algum dos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e SPC.

E, apesar de ter feito o acordo para quitar, e pagou, seu nome não foi retirado das listas de inadimplentes.

O que significa pagar o que deve e continuar negativado?

Se você pagou a sua dívida e seu nome continua sujo no Serasa, SPC ou Boa Vista, mesmo após 10 dias úteis, isso quer dizer que você pode estar sendo vítima de nome negativado indevidamente.

Isso porque, segundo o Código de Defesa do Consumidor, os credores têm o prazo de até 10 dias úteis após o pagamento da dívida para limpar o nome o seu nome.

Porém, você deve estar atento ao fato de que se você possuir mais de uma dívida negativada, o seu nome só será limpo totalmente se o acordo contemplar todas elas.

Nesse sentido, o acordo deve deixar mais claro o possível quais dívidas fazem parte dele, certo?!

Esse problema gera dano moral?

Então quer dizer que se você pagar a dívida ou conta e mesmo assim ficar com o nome negativado, pode exigir danos morais?Sim! Já que o pagamento do acordo é uma forma de quitar a dívida, se a negativação se mantiver mesmo após quitar, isso irá se tratar de uma cobrança indevida que gerou uma negativação indevida.

Para as últimas decisões judiciais, a negativação indevida do seu nome é um dano moral. E, por isso, você pode receber uma indenização!

Avaliar caso grátis

Meu nome ficou sujo indevidamente por 10 dias úteis após o pagamento da dívida, sofri dano moral?

Para seguir com o caso e buscar uma indenização por dívida ou acordo já pagos, é importante lembrar que os credores têm até 10 dias úteis após o pagamento para retirar o nome do Serasa, SPC ou Boa Vista.

Se, após esse prazo a dívida persistir, aí sim você terá sofrido um dano moral e poderá seguir com o caso em busca de indenização.

Devemos lembrar também que, além da indenização, seu nome também deverá ser retirado dos órgãos de proteção ao crédito.

Isto é, seu nome também deverá ficar limpo!

Paguei a conta após o vencimento, mas mantiveram a negativação. Quais os meus direitos?

Nesses casos, você deve estar informado sobre o que o atraso no pagamento do seu acordo pode gerar.

Isso porque pode existir a necessidade de pagar com juros, no entanto, também há casos em que o atraso no pagamento pode gerar a quebra do acordo.

Além disso, também busque entrar em contato com a empresa para se informar se houve a compensação do pagamento ou não.

Sendo assim, se a penalidade for apenas a aplicação de juros e se você pagou por eles, deverá ficar atento(a) ao prazo de 10 dias úteis para a retirada da negativação.

Se não for cumprido, você poderá buscar a indenização, já que a dívida foi paga, mas o seu nome continuou no Serasa, SPC ou Boa Vista.

Porém, se a penalidade do pagamento com atraso for a quebra do contrato, você deverá buscar fazer um novo.

Nome negativado indevidamente é o mesmo que uma cobrança indevida no Serasa?

Não! Possuir uma cobrança indevida não necessariamente quer dizer que o seu nome esteja negativado.

Cobrança indevida se trata de uma cobrança injusta, que resulta, muitas vezes, de erros cometidos por empresas que cobram clientes sem que estejam devendo.

Já o nome negativado indevidamente resulta da inscrição do seu nome em um dos órgãos de proteção ao crédito por uma dívida que você não possui.

Isto é, o velho caso de "pagou a dívida e continuou negativado..."!

Nos casos de dívidas pagas mas que o nome continua no Serasa mesmo após os 10 dias úteis, quer dizer que a dívida já estava negativada, foi acordada e quitada, mas houve uma manutenção da negativação, que desta vez é indevida, já que se trata de uma conta paga.

Avaliar caso grátis

O que é ficar com o nome negativado por uma dívida ou acordo já pago?

Consultar a situação do seu nome é fácil e grátis, podendo fazer pela internet.

Acha que está com uma dívida negativada nos órgãos de proteção ao crédito, mas você já pagou por ela? Basta consultar o seu nome no Serasa e Boa Vista SPC através do nosso passo a passo.

Outra coisa importante é ficar de olho se você já não possui uma outra dívida negativada, por uma dívida que realmente fez, pois nesse caso a justiça brasileira não entende que você tem direito a danos morais.

Principais situações

Existem duas principais situações em que as dívidas pagas continuam sujando o nome do consumidor no Serasa, SPC ou Boa Vista.

Paguei a conta e meu nome continua negativado

Como você já sabe, é possível que você pague a sua dívida negativada e mesmo assim o seu nome continue no Serasa, mesmo após os 10 dias úteis, por exemplo.

Aqui, nesse caso, não necessariamente você fez um acordo para quitar, ou seja, você pode ter emitido uma segunda via da conta atrasada e realizado o pagamento.

O importante nesse caso é que você fique de olho na necessidade de pagamento de multas e juros, já que a quitação só será realizada corretamente mediante o pagamento deles.

Paguei o acordo de dívida e meu nome continua negativado

Já aqui, você fez um acordo, pagou corretamente e o seu nome não foi retirado da negativação dentro do prazo.

Diante dessa situação, se você possuir mais de uma dívida negativada, é importante que você esteja por dentro de quais dívidas estão sendo quitadas.

Isso porque se o acordo contemplar apenas uma das suas dívidas negativadas, mesmo tendo sido paga, o seu nome continuará no Serasa, afinal você ainda possui dívidas em aberto.

Aprenda como comprovar que você pagou sua conta ou dívida e foi negativado indevidamente

Para ter acesso aos seus direitos em caso de nome no Serasa por dívida ou acordo já pagos, é importante estar por dentro de como comprovar que foi negativado indevidamente.

O primeiro passo, portanto, é ter em mãos o comprovante de nome negativado.

Quer saber como comprovar a negativação indevida? É só baixar nosso passo a passo grátis! 👇

Para isso, basta tirar um print ou tirar uma foto da situação do seu CPF em algum órgão de proteção ao crédito, como SPC, Serasa e Boa Vista SCPC.

Na imagem, devem estar presentes:

  • A empresa que fez a negativação e seu CNPJ;
  • O valor da dívida e a data da dívida;
  • O número do contrato com a empresa.

Quais as consequências de estar negativado indevidamente?

Por mais absurdo que pareça ser, ao pagar uma dívida ou acordo e o credor manter o seu nome no Serasa, você continuará sofrendo as consequências da negativação, mesmo que injustamente!

Seja por uma dívida que realmente fez ou por nome negativado indevidamente, as consequências podem causar um abalo na vida financeira.

Dentre as consequências da negativação, podemos destacar:

  • Impedimento para liberação de crédito bancário e financiamento;
  • Impedimento para solicitação de empréstimos;
  • Rompimento de negócios que estavam em andamento;
  • Impossibilitar a compra em determinadas lojas, principalmente as que usam crediário, por exemplo;
  • Não poder emitir talonários de cheques;
  • Impossibilitar o aluguel de imóveis.

Ou seja, o consumidor fica impedido de realizar as mais diversas transações financeiras.

Por isso, a justiça brasileira entende que estar com o nome negativado indevidamente dá o direito de pedir danos morais.

Quer limpar seu nome e receber uma indenização de até R$10 mil por nome negativado indevidamente? É só verificar seu caso grátis!

Avaliar caso grátis

Fazer justiça na palma da sua mão é simples e sem burocracia! E a melhor parte é que você só paga se ganhar.

Quantos dias o nome sai do Serasa depois de pagar?

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) estabelece um prazo de cinco dias úteis para o credor retirar o nome do cliente da inadimplência. A contagem começa a partir da data do pagamento da dívida.

Quanto dias depois de limpar o nome consigo crédito?

Quando um consumidor tem o nome sujo fica muito difícil ter acesso às linhas de crédito. Porém, ao quitar as dívidas, a expectativa é que essa situação seja solucionada. A verdade é que, após limpar o nome, em cinco dias úteis a informação fica disponível nos órgãos de proteção ao crédito, como o SPC e Serasa.

Como mandar comprovante de pagamento para o Serasa?

Como informar pagamento ao Serasa Assim que você fizer uma negociação pela Serasa, automaticamente, seremos notificados do pagamento. Não tem como informar o pagamento à Serasa de outra forma – a menos que você utilize o Cadastro Positivo.

Quando faz acordo no Serasa o nome fica limpo?

Após o pagamento da primeira parcela do acordo feito no Limpa Nome, a própria empresa parceira da Serasa envia para a gente essa informação e ela é atualizada em até cinco dias úteis. Depois desse prazo, você poderá confirmar no site do Serasa Limpa Nome se a informação já foi atualizada.