Café da manhã saudável para emagrecer

Montar refeições estratégicas pode ser um grande desafio para quem está em busca de um novo estilo de vida. Mas um café da manhã saudável, que é fundamental para repor as energias gastas durante o sono e fornecer mais disposição para as tarefas cotidianas, não precisa ser tão complicado assim — e pode até auxiliar no processo de perda de peso, já que além de contribuir para acelerar o metabolismo, comer pela manhã pode ajudar a evitar exageros mais tarde.

Confira algumas dicas para preparar um café da manhã com poucas calorias e saudável.

Café da manhã: escolha cuidadosamente os alimentos

A nutricionista Daniela Nakajima, da rede de hospitais São Camilo, de São Paulo, afirma que mesmo com poucas calorias, um café da manhã deve conter as quantidades necessárias de macronutrientes, como proteínas e carboidratos, e micronutrientes, como vitaminas e minerais, para o melhor funcionamento do organismo.

Estes compostos podem ser encontrados em alimentos como:

  • Ovos: versátil, de alto valor nutricional, o ovo ainda leva à saciedade com mais facilidade porque são absorvidos pelo organismo de forma mais lenta devido à alta quantidade de proteínas.

  • Chás e infusões: por conter altos níveis de compostos anti-inflamatórios, eles trazem benefícios à saúde e ao processo de emagrecimento. Eles podem ser feitos de folhas, cocção de cascas de frutas e raízes como abacaxi, maçã e gengibre.

  • Castanhas: ricas em gorduras poli-insaturadas que demoram para ser digeridas, as oleaginosas promovem a saciedade de forma prolongada, mas não devem ser consumidas de maneira exagerada justamente por serem gordurosas.

  • Aveia: repleta de fibras, contribui para o funcionamento adequado do intestino.

  • Biomassa de banana verde: por ser rica em amido resistente, um carboidrato não digerido pelo organismo, possui baixo índice calórico e atua no controle da glicemia.

Evite alimentos industrializados

O consumo de alimentos como bolinhos açucarados e cereais matinais deve ser evitado no café da manhã. a nutricionista explica que estes produtos contêm uma série de xenobióticos, ou seja, compostos estranhos ao organismo como conservantes, formol e alumínio, que podem gerar inflamações, que atrapalham o processo de emagrecimento.


As inflamações dificultam o processo de oxigenação de tecidos no corpo, fazendo com que ele encontre resistência para oxidar as gorduras, ou seja, queimá-las.

“Invista em alimentos ricos em fibras, proteínas magras (como queijo branco e iogurte natural) e frutas que possuam maior quantidade de água em sua composição como melancia, melão, abacaxi e morango, elas possuem menos calorias”, indica.

Pular o café da manhã não ajuda a emagrecer

A recomendação da especialista é que quem deseja emagrecer não pule a refeição. Ela ressalta que a perda de peso acontece por meio do déficit calórico, quando o organismo queima mais calorias do que consome, e não pela restrição alimentar.


"Este reajuste do consumo calórico pode ser dividido entre as refeições, e assim, os benefícios do café da manhã são mantidos e a perda de peso pode ocorrer sem o tempo prolongado sem se alimentar", explica. Daniela pontua que o café da manhã, além de repor energias, auxilia em um maior rendimento das atividades cotidianas e evita indisposição.

Melhor hora para tomar café da manhã existe?

Segundo a nutricionista, não há um horário correto para tomar café da manhã, mas frisa a importância do espaçamento entre as refeições para que o organismo não fique sobrecarregado. "O importante é que seja respeitado um espaço de tempo entre as demais refeições para que o corpo possua tempo para absorver e estar pronto para receber a próxima refeição.” Portanto, nada de tomar café da manhã e, pouco tempo depois, já almoçar. O ideal é respeitar as próprias sensações de fome e saciedade.

Receitas para café da manhã

Veja a seguir algumas opções saudáveis e deliciosas para começar o dia.

Pudim de chia com castanhas

  • 2 colheres de sopa de chia
  • 2/3 xícara de chá de leite feito à base de coco ou outro extrato vegetal como amêndoa, quinoa ou aveia
  • 1/3 xícara (chá) de água
  • 2 unidades de castanhas picadas

Modo de preparo
Em uma tigela ou pote de vidro, misture a chia, o leite de coco, a água e as castanhas. Deixe na geladeira por 2 horas ou prepare na noite anterior. Sirva.

Cookie de biomassa de banana verde e aveia

  • 100g de farinha de trigo integral
  • 100g de farelo de aveia
  • 3 colheres de sopa de açúcar mascavo
  • 60g de biomassa de banana verde
  • 60 g de manteiga sem sal
  • 30g de nozes
  • 1 ovo
  • 1 colher de sopa de fermento em pó químico
  • 35g de chocolate meio amargo em gotas ou cortado em pedaços

Modo de preparo
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Misture todos os ingredientes em uma tigela. Faça bolinhas com uma colher de sopa e amasse cada uma delas com auxílio de um garfo. Asse em uma forma forrada com papel manteiga até dourar.

  • 3 colheres de sopa de goma de tapioca
  • 1 colher de sopa de azeite extravirgem
  • 1 ovo
  • Sal de ervas (ervas desidratadas e batidas com a mesma proporção de sal)

Modo de preparo
Em uma frigideira antiaderente e em fogo baixo peneire a goma por toda a superfície, formando um disco. Deixe começar a desprender dos lados, e então vire o disco. Após alguns segundos, vire novamente e desligue o fogo. Reserve.

Em outra frigideira, adicione o azeite em fogo baixo. Acrescente o sal no ovo e coloque na frigideira com a manteiga. Misture o ovo, deixando a gema e clara mexidas. Recheie a tapioca com o ovo mexido.

Decocção de casca de abacaxi com canela e gengibre

  • 1 litro de água filtrada
  • Casca de 1 abacaxi
  • 1 colher de sopa de canela
  • 15g de gengibre em rodelas

Modo de preparo
Assim que a água ferver, adicione os ingredientes na panela. Cozinhe por cerca de 10 minutos. Coe em uma peneira fina. Sirva.

Dicas de café da manhã

O que substitui o pão no café da manhã?

Indicamos a seguir 7 opções saudáveis para substituir o pão:.
Frutas. ... .
Pão de aveia de frigideira. ... .
Tapioca. ... .
Crepioca. ... .
Cuscuz. ... .
Iogurte natural com aveia. ... .
Omelete..

O que devo comer para perder a barriga?

Vamos às dicas!.
Farelo de aveia. É rico em fibras, nutriente que ajuda no funcionamento do intestino e reduz a absorção de gordura e carboidratos. ... .
Banana. ... .
Frutas cítricas. ... .
Azeite extra virgem. ... .
Iogurte. ... .
Abacate..

O que comer no café da manhã nutricionista?

17 opções e sugestões para um café da manhã nutritivo e uma dieta saudável.
Pão 100% integral com ovo mexido + café + morango..
Café com leite +pão 100% integral com ricota + kiwi..
Pão francês com ovo pochê + chá + melão com chia..
Omelete + café + banana picada com aveia e canela..

O que comer no dia a dia para perder peso?

Dieta saudável: como preparar um cardápio para emagrecer.
A base do almoço e do jantar são os vegetais. ... .
Consumir pequenas porções de carboidratos. ... .
Os lanches também devem ter proteínas. ... .
Incluir azeite, frutos secos e sementes. ... .
Fruta tem limite, não exagere. ... .
Beber água diariamente. ... .
Consumir proteínas com baixo teor de gordura..