Quanto tempo demora para uma mulher engravidar depois que parar de tomar anticoncepcional?

07/10/2021

Atualmente, milhões de mulheres no mundo fazem o uso da pílula anticoncepcional, seja por motivos de controle de natalidade ou como tratamento para algumas doenças ligadas ao ciclo reprodutor feminino. Mas, quando se quer engravidar após muitos anos usando a pílula, quando e como se deve parar o medicamento?

Essa dúvida é bastante comum, até porque o tempo e as condições necessárias para voltar a fertilidade são relativos de uma mulher para outra. Há quem consiga engravidar logo na primeira tentativa após parar de tomar a pílula, mas há quem precise de mais tempo.

Para entender melhor, vamos começar falando sobre como a pílula anticoncepcional funciona. Resumidamente, ela é feita a partir de dois hormônios: o estrogênio e a progesterona. Sua principal função é impedir a ovulação inativando a hipófise (uma glândula endócrina no cérebro que regula outras, como a tireoide e a suprarrenal). Com a hipófise inativa, os folículos dominantes não crescem e isso causa a inibição da ovulação. Além disso, a pílula torna o muco do colo uterino mais espesso, o que dificulta a passagem de espermatozoides nele, e deixa o endométrio inóspito para implantação do embrião.

Quando você para de tomar o anticoncepcional, a hipófise passa a produzir adequadamente FSH (que estimula os ovários) e LH (que induz a ovulação e liberação do óvulo pelo ovário), o que retoma seu ciclo menstrual. Quando esses dois chegam a uma taxa ideal na corrente sanguínea, seu ovário passa a produzir novamente os hormônios estrogênio e progesterona. Mas, como seu corpo estava “desacostumado” a produzir esses hormônios que estavam sendo ingeridos oralmente, pode ser que demore um tempo até que eles sejam produzidos novamente por seu organismo. Mas, no momento que seu organismo começar a produzir estrogênio e progesterona, você começará a ovular novamente e seu útero também se preparará para uma fecundação.

Como você pode ver, seu organismo precisa se readaptar e isso pode variar em cada caso. No geral, a mulher passa a ter ciclos ovulatórios já no primeiro mês de pausa da pílula – e assim, já podem conseguir uma gestação. Mas é preciso ficar atenta com os ciclos irregulares: algumas mulheres possuem dificuldade em ovular (como na síndrome de ovários policísticos) e outras possuem uma baixa reserva ovariana. Se você fizer a pausa da medicação e seu ciclo se tornar irregular, é importante que você procure por um médico e investigue a causa.

Em média, as mulheres engravidam em até 6 meses após interromper o anticoncepcional. Mas em 85% dos casos, a gestação ocorre em até 12 meses de tentativas. Caso uma mulher tente engravidar por mais de 1 ano sem concepção, ela passa a ser considerada num quadro de subfertilidade e se recomenda que procure por um médico. Nesses casos, não existe nenhuma relação da infertilidade com o uso da pílula. Ainda que se use o anticoncepcional por muitos anos, isso não irá reduzir a fertilidade. Os casos de subfertilidade estão associados à outras causas, sejam do próprio organismo da mulher, do seu parceiro ou até mesmo fatores externos.

Então, a melhor forma de descontinuar o uso da pílula anticoncepcional e iniciar as tentativas para uma gravidez é procurando por um médico ginecologista e avaliando sua saúde como um todo. Assim, você poderá se programar para a tão sonhada gravidez de uma forma tranquila e positiva!

Quanto tempo demora para uma mulher engravidar depois que parar de tomar anticoncepcional?

Quer saber mais? Acompanhe os temas relacionados:

5 coisas para organizar antes de engravidar
Com que frequência devo fazer sexo para engravidar?
Confira as dicas para aumentar a sua fertilidade após os 30 anos

Parei de tomar anticoncepcional. Posso engravidar no 1º mês?

Entenda em quanto tempo sua fertilidade está de volta quando para de tomar pílula

Quanto tempo demora para uma mulher engravidar depois que parar de tomar anticoncepcional?

Por AndreyCherkasov/Shutterstock

Se você quer engravidar ou apenas parar de tomar pílula hormonal, a pergunta é a mesma: parei de tomar anticoncepcional, posso engravidar no primeiro mês? A resposta é sim, e tem relação com o modo como o método age no corpo.

O anticoncepcional hormonal oral, a famosa pílula, atua desde o primeiro ciclo inibindo a ovulação, para que não haja o encontro dos dois protagonistas na hora de fazer um bebê: o óvulo e o espermatozoide.

"Quando a mulher para o contraceptivo, volta a ovular. A partir do momento em que os ciclos ovulatórios são restaurados, ela já pode engravidar", explica a ginecologista e obstetra Karina Tafner, especialista em endocrinologia ginecológica e reprodução humana pela Santa Casa.

Os casos em que isso não acontece, quando o ciclo demora a se restaurar após parar a pílula, são exceções.

Quando uma mulher usa as injeções anticoncepcionais, a história é diferente. Elas, sim, vão inibir a ovulação por mais tempo depois do último uso.

Essas medicações injetáveis são aplicadas na farmácia, mesmo, via muscular. Após entrar no corpo da mulher, a injeção forma um "depósito" de hormônio local, que libera os hormônios de forma gradual.

"Esse "depósito" de hormônios no músculo pode ter duração de 1 ou 3 meses, o que varia conforme o tipo de injeção, e pode manter sua atividade caso todo o depósito não tenha sido consumido", explica a ginecologista Karina.

Tanto o DIU Mirena como o DIU de cobre são ótimas opções para quem deseja evitar gravidez.

O dispositivo de cobre é inserido no útero e age tornando o útero inabitável para os espermatozoides. Já o Mirena é hormonal, e inibe o desenvolvimento da camada de sangue que reveste o útero preparando o órgão para a gravidez, o endométrio.

Ele pode ser inserido no próprio consultório da ginecologista e retirado no momento em que a mulher decide engravidar.

Por isso, a partir de quando o DIU não está mais no seu corpo é possível engravidar. Veja como o DIU é colocado.

É comum que as mulheres planejem uma gravidez a longo prazo, mas usem métodos contraceptivos enquanto não querem ter um filho.

Mas a ginecologista Karina reforça que nenhum dos métodos causa dano à saúde reprodutiva da mulher. Por isso, são opções seguras para quem quer preservar a fertilidade.

Qual a chance de engravidar no primeiro mês depois de parar o anticoncepcional?

Posso engravidar no 1º mês? Se você quer engravidar ou apenas parar de tomar pílula hormonal, a pergunta é a mesma: parei de tomar anticoncepcional, posso engravidar no primeiro mês? A resposta é sim, e tem relação com o modo como o método age no corpo.

Quanto tempo depois de parar de tomar anticoncepcional se engravida?

Pílulas anticoncepcionais combinadas Pessoas que param de tomar pílulas de combinação levam uma média de oitos meses para engravidar (4). 77 a 94 por cento das pessoas engravidam em 12 meses (5,11,12).

Quanto tempo leva para sair o efeito do anticoncepcional?

3Com a parada do anticoncepcional, o organismo precisa se readaptar com as doses hormonais e isso pode levar um tempo. 4O prazo normal para o anticoncepcional sair do organismo é algo em torno de 3 a 6 meses.