Quando um país tem suas importações aumentadas e superam as exportações ocorre um fenômeno que reflete na balança comercial esse fenômeno é denominado de?

Criada no século 15, a Balança Comercial é uma medida bem importante para a economia de qualquer país e, inclusive, para os investidores também.

De forma simples, a Balança Comercial é a relação entre as importações e exportações de um país. Por isso, então, é um indicador tão relevante quanto o PIB.

O resultado deste indicador pode servir, por exemplo, como base para analisar a situação financeira de um país em comparação aos outros.

Entendendo a Balança Comercial

Em primeiro lugar, a Balança Comercial é um indicador econômico cujo resultado é a diferença entre tudo que um país exporta e importa. Portanto, seu objetivo é mostrar, através de medidas econômicas, a situação financeira daquele local.

Para calcular e obter respostas sobre como está o crescimento do comércio exterior, se faz uma análise de tudo que se importou e exportou. A soma desses dados, como consequência, resulta na avaliação dos índices de crescimento.

A balança comercial reflete a situação econômica de um país. Sendo assim, quando a balança é positiva, o volume de exportações é maior que importação. Esse é um exemplo de superávit comercial.

Por outro lado, quando a situação é a oposta – se importa mais do que se exporta – se tem um resultado negativo: o famoso déficit comercial.

Além disso, é válido explicar que ela não considera o volume de produtos que entra ou sai de um país, mas o dinheiro que resulta da transação.

Para saber se o saldo da Balança comercial foi positivo ou negativo, há a avaliação feita através dos dados da importação e exportação. No entanto, em primeiro lugar, é bom saber o significado desses termos:

  • Importação: se denomina a entrada de bens, serviços e produtos originários de outro país. Isso significa dizer que ela é a compra de mercadorias internacionais. Insumos de produção, máquinas e equipamentos produzidos em outros países e bens comprados em sites e aplicativos são, por exemplo, produtos de importação.
  • Exportação: já os produtos exportados são bens e serviços produzidos em território nacional e vendidos para outros países, de acordo com a demanda de empresas em mercados externos.

Como se calcula a Balança Comercial?

Quando um país tem suas importações aumentadas e superam as exportações ocorre um fenômeno que reflete na balança comercial esse fenômeno é denominado de?

Visto alguns termos, é hora de mostrar o cálculo desse indicador. É possível saber o saldo da balança através da seguinte conta:

  • Exportações (em moeda) – Importações (em moeda) = Balança comercial.

Além disso, há uma segunda fórmula, através da porcentagem da taxa de cobertura:

  • (Exportações / Importações) x 100% = Taxa de cobertura.

A taxa de cobertura é resultado da razão entre as exportações e importações. Sendo assim, ela pode indicar em que porcentagem as exportações pagam as importações.

O que pode influenciar a Balança Comercial?

São muitos os fatores que podem influenciar o saldo da balança comercial. Entre eles podemos citar, por exemplo:

Relação de oferta e demanda

Em primeiro lugar, há a relação entre procura e oferta. Por exemplo,  se parceiros comerciais de um país estão vivenciando uma recessão econômica, eles vão importar menos produtos e as exportações irão reduzir.

Logo, o preço dos produtos vai cair porque a oferta é muito maior que a demanda. Do mesmo modo, isso vale para o sentido oposto.

Taxa de câmbio

O câmbio, em linhas gerais, é a troca de uma moeda de um país. Sendo assim, ela corresponde a uma quantidade da moeda do segundo país. Portanto, é também a quantidade de reais necessários para comprar 1 dólar.

Sendo assim, quando a moeda nacional vale mais ou igual à moeda estrangeira, os produtos de fora tendem a chegar mais baratos no mercado internacional. Da mesma forma, quando ela vale menos, os produtos custam mais caro.

Protecionismo

Por fim, a quantidade de taxas que um país pode por em certos produtos permite deixá-lo mais caro e, por consequência, menos atrativo para o mercado nacional.

Isso se faz com o objetivo de proteger a economia local no sentido de favorecer a economia interna. Por isso, essa prática é comum em quase todos os países de acordo com o contexto.

Resultados da Balança Comercial

Por fim, como resultados, a Balança Comercial pode apresentar alguns resultados como, por exemplo, um superávit, um déficit ou um equilíbrio comercial. Conheça cada um deles:

  • Superávit: é o saldo positivo da balança comercial, isto é, quando um país vende mais do que compra no exterior. Então, esse saldo passa a ser o superávit da Balança Comercial;
  • Déficit: é o saldo negativo, ou seja, quando o valor de importações supera a exportação do país;
  • Equilíbrio comercial: ocorre quando o resultado entre a quantidade de exportação e importação está mais proporcional.

A Balança Comercial precisa sempre ser positiva?

Do ponto de vista histórico, a ideia de que a riqueza de uma nação se media de acordo com a balança comercial favorável surgiu no século 15, na época em que as trocas comerciais entre os Estados cresceram.

Esse período ficou famoso e o fenômeno se conhece por Estado Moderno. Portanto, os feudos passaram por um processo de transição onde o poder estava cada mais focado na mão do rei.

Dessa forma, as práticas econômicas da época era marcadas pelo mercantilismo e se baseavam em uma balança comercial positiva.

No entanto, hoje, a ideia de ter uma balança positiva ou negativa se mostra relativa. Sendo assim, ela depende do ciclo econômico do país.

Por exemplo, o déficit comercial pode ser bom quando um país está em um ciclo de expansão econômica, pois isso vai ajudar a deixar os preços internos baixos.

No entanto, nos momentos de recessão, um superávit pode ser positivo, pois vai ajudar a criar empregos, atrair a moeda estrangeira e aumentar a produção.

Como a Balança Comercial pode influenciar nos investimentos?

Além desses fatores, um investidor precisa saber sobre a Balança Comercial também quando procura as melhores rentabilidades. No entanto, ela é só um dos indicadores que faz parte do cotidiano do mundo dos investimentos.

Portanto, quanto mais o investidor se alinhar com o mercado financeiro, maior a chance de suas decisões serem boas. Como consequência, ele pode ter maior lucro sobre as aplicações.

Sendo assim, com o anúncio do déficit e superávit da Balança Comercial, o investidor vai poder avaliar o rendimento das empresas brasileiras ao tratar sobre exportação, por exemplo.

Quando um país tem suas importações aumentadas e superam as exportações ocorre um fenômeno que reflete na balança comercial esse fenômeno é denominado de?

[sc_fs_multi_faq headline-0=”h2″ question-0=”Qual é a importância da Balança Comercial?” answer-0=”Ela calcula a diferença entre o que um país exporta e importa. Portanto, sua importância está em refletir a situação econômica do país. Sendo assim, o resultado deste indicador pode servir como base de comparação. ” image-0=”” headline-1=”h2″ question-1=”Como a Balança Comercial ajuda nos investimentos?” answer-1=”Por exemplo, com o anúncio do déficit ou superávit, o investidor pode avaliar o rendimento das empresas brasileiras quanto à exportação.” image-1=”” headline-2=”h2″ question-2=”Como calcular a Balança Comercial? ” answer-2=”Exportações – Importações = Balança comercial.” image-2=”” count=”3″ html=”true” css_class=””]

O que acontece quando as importações superam as exportações?

O saldo da Balança Comercial é considerado positivo quando há valores das exportações maiores que o das importações, havendo assim um superávit. Quando esse valor é negativo, ou seja, quando os valores das importações são maiores que os das exportações, falamos que ocorre um déficit.

O que é balança comercial superavitária?

Registra os valores das importações e das exportações de mercadorias. Se o valor das exportações superar o das importações, diz-se que a balança comercial apresenta um superávit. Se ocorrer o contrário, há um déficit (veja Balanço de pagamentos e Transações correntes).

Quando as exportações de um país são maiores que as importações?

Quando o volume de exportações é maior que importação, dizemos que a balança é positiva. Igualmente podemo usar a expressão superávit comercial.

Quando o valor das exportações ultrapassa o das importações realizadas por um país no período de um ano ou mês Diz

Quando o valor das exportações é superior ao de importações, diz-se que o país tem um superávit e torna-se credor do estrangeiro, tendo uma balança comercial “favorável”.