Quando um carboidrato pode ser chamado de açúcar?

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, os açúcares (ou carboidratos) são extremamente importantes e vitais para a nossa vida e, em hipótese alguma, nós devemos deixar de consumi-los! Eles podem ser encontrados especialmente em três formas diferentes: glicose, frutose e sacarose. Você com certeza já ouviu esses nomes por aí! Quer entender qual a diferença entre cada um deles? Então dá uma olhada na matéria que preparamos para você!

Glicose é a principal fonte de energia do nosso organismo, mas deve ser consumida com parcimônia

Se você tem energia para trabalhar o dia inteiro, agradeça à glicose! Pertencente ao grupo de carboidratos simples (os monossacarídeos), esse açúcar é essencial para o bom funcionamento das nossas células e, consequentemente, para a vida dos seres humanos. É ele quem possibilita a respiração celular, a formação de outros açúcares superimportantes - como a maltose e a sacarose - e quem faz com que o nosso corpo consiga produzir uma boa reserva de energia (para aqueles dias de exercícios físicos intensos ou para os que viramos a madrugada finalizando os últimos detalhes da reunião do dia seguinte).

Mas, cuidado! A glicose também é conhecida por fazer parte do grupo de carboidratos simples (que elevam o nível de açúcar no sangue rapidamente) e o excesso ou a carência da substância podem desencadear algumas doenças sérias como a diabetes, a obesidade e a hipoglicemia. Os alimentos mais ricos nesse carboidrato são mel, açúcar, xarope de milho, arroz branco, farinhas, massas, pães, chocolate, e alguns vegetais (como a batata, a abóbora e a beterraba).

Frutose é o açúcar natural das frutas

Naturalmente doce e encontrada sobretudo nas frutas, a frutose é um outro monossacarídeo muito importante para o nosso organismo! Quando ingerida, ela é metabolizada e transformada em glicose, servindo, consequentemente, como fonte de energia para o nosso corpo. Por isso, também deve ser consumida moderadamente!

Sua principal diferença para os outros tipos de açúcares está na fórmula química e nas fontes alimentícias em que a substância pode ser encontrada (como frutas, cereais, leguminosas e vegetais). Contudo, ela vem sendo cada vez mais utilizada para adoçar alguns alimentos processados, como ketchup, mostarda e afins. Então, fique atento!

Sacarose é o açúcar utilizado para adoçar os alimentos

Sabe aquele açúcar branquinho que você normalmente usa para adoçar o seu café? Então, estamos falando justamente dele! Popularmente conhecida como açúcar de mesa, a sacarose é composta pela união de uma molécula de glicose e uma de frutose - sendo, portanto, um dissacarídeo.

Apesar de ser um referencial de doçura, esse carboidrato não é tão doce quanto a frutose, mas pode ser encontrado em grandes quantidades na cana-de-açúcar e em praticamente todos os tipos de açúcares presentes no mercado - como o refinado, o cristal e o mascavo, por exemplo.

Propriedades, estrutura e função das macromoléculas biológicas

Visão geral de carboidratos, incluindo estrutura e propriedades de monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos.

Propriedades, estrutura e função das macromoléculas biológicas

O conteúdo de Biologia foi criado com o apoio da Fundação Amgen

AP® é uma marca comercial registrada da College Board, que não revisou este recurso.

Índice

Introdução

Os carboidratos são os compostos orgânicos mais abundantes no planeta. São constituídos por carbono, hidrogênio e oxigênio, embora existam alguns carboidratos com enxofre, fósforo ou nitrogênio em sua estrutura.

Além do esqueleto de carbono, eles possuem grupos alcoóis (-OH) em sua extremidade, podem apresentar um grupamento aldeído (COH) ou grupamento cetona (-CO-).

Os carboidratos também podem ser chamados de Glicídios, Sacarídeos ou Hidratos de Carbono.

Qual é a função dos carboidratos?

A função dos glicídios resume-se a:

  • Energética: gerando ou armazenando energia para os processos metabólicos;
  • Estrutural: compondo a estrutura de componentes celulares.

Qual é a classificação dos carboidratos?

De acordo com o tamanho, os carboidratos podem ser classificados em três classes: Monossacarídeos, Oligossacarídeos e Polissacarídeos.

📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚 

Monossacarídeos

São os compostos mais simples e menores dentro dos carboidratos, servindo como monômeros para a síntese das moléculas mais complexas.

A quantidade de átomos presentes em sua estrutura obedece a equação CnH2nOn, com raríssimas exceções (a desoxirribose possui um átomo de oxigênio a menos do que deveria, de acordo com a fórmula).

Os monossacarídeos são classificados quanto à quantidade de carbonos presentes na estrutura, mais o sufixo ose. Trioses são carboidratos com três átomos de carbono; tetroses, com quatro carbonos; e os mais comuns são pentoses, como a ribose e a desoxirribose, com cinco carbonos. Existem, ainda, as hexoses, com seis carbonos em sua estrutura, como a glicose, frutose e galactose.

As funções dos monossacarídeos podem ser energéticas ou estruturais.

Monossacarídeo Função Nome Atuação Localidade
Pentoses (5 C) Estrutural Ribose Compõe a estrutura do RNA Ácidos nucleicos
Desoxirribose Compõe a estrutura do DNA
Hexoses (6 C) Energética Glicose Fornecem energia para as atividades metabólicas Mel e uva
Frutose Frutas
Galactose Açúcar do leite

(Exemplos dos dois monossacarídeos mais abundantes nos organismos.)

A glicose, frutose e galactose possuem a mesma fórmula química, sendo, portanto, isômeros. Apresentam-se em estrutura cíclica (sua estrutura linear é utilizada mais para fins didáticos em bioquímica).

Fórmula Estrutural da glicose, forma cíclica (esquerda) e forma linear (direita) 🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓

Oligossacarídeos

Dois ou mais monossacarídeos podem se unir, formando uma cadeia mais complexa de carboidratos. Quando, em uma estrutura, tem-se até dez monossacarídeos ligados, forma-se um oligossacarídeo.

A ligação entre os monossacarídeos é chamada de ligação glicosídica. Nela, dois monossacarídeos se ligam por meio da combinação de duas hidroxilas presentes em suas estruturas distintas. Dessa combinação, uma molécula de água é formada e um átomo de oxigênio é compartilhado entre os dois monossacarídeos, formando, então, um dissacarídeo.

Fórmula estrutural da sacarose (açúcar de cozinha) 

Os dissacarídeos são as moléculas de carboidratos mais estáveis encontrados na natureza. Eles possuem função energética e sua diferença está tanto na composição de monossacarídeos que os constituem quanto no local onde são encontrados na natureza.

Assim como os monossacarídeos, os dissacarídeos são solúveis em água e podem ser digeridos por hidrólise (reação envolvendo quebra da molécula de água), com ação enzimática para formarem dois monossacarídeos isolados.

Dissacarídeo Composição Localidade
Sacarose Glicose + frutose Cana-de-açúcar e beterraba. É o açúcar de cozinha.
Maltose Glicose + glicose Gerada após a digestão do amido presente nos vegetais.
Lactose Glicose + galactose Açúcar encontrado no leite.

(Exemplos dos dissacarídeos mais importantes para a dieta humana. Todos possuem função energética.)

Polissacarídeos

São moléculas complexas, tendo em sua composição grande número de monossacarídeos (mais de dez). Diferente dos monossacarídeos e dissacarídeos, os polissacarídeos são insolúveis em água e possuem a função de armazenamento e função estrutural, sendo alguns digeridos pelo organismo humano, enquanto outros não.

Polissacarídeos com função de armazenamento

Amido

Polissacarídeo constituído de glicose com função de armazenar esses monossacarídeos, servindo como reserva de carboidratos em células vegetais. Quando necessário, as moléculas de glicose são desprendidas desse complexo, são quebradas e digeridas para gerar energia para os processos de respiração celular e fermentação.

O amido consegue ser digerido pelos seres humanos através das enzimas amilases presentes na saliva e no suco pancreático. Da digestão do amido, são geradas moléculas de maltose, que podem ser digeridas também para gerar moléculas livres de glicose.

Glicogênio

Assim como o amido, o glicogênio é a reserva de carboidratos na forma de uma cadeia de glicose. O glicogênio está presente nos fungos e nos animais. É encontrado em células humanas musculares e hepáticas (do fígado), onde liberam as moléculas de glicose para gerar energia para os processos metabólicos e de contração muscular.

Quando um carboidrato pode ser chamado de açúcar?
Estrutura do amido e do glicogênio: a diferença entre eles é que o glicogênio possui mais ramificações que o amido, que é mais linear 

Polissacarídeos com função estrutural

Celulose

Polissacarídeo que compõe a parede celular de células vegetais e da maioria das algas, contribuindo para a sustentação mecânica e robustez das células.

A celulose também é composta por glicose, porém, é ordenada de tal forma, que não é digerida pelo ser humano e alguns outros mamíferos. A enzima que permite a digestão da celulose é a celulase e está presente em algumas bactérias e protozoários.

Esses microrganismos se alojam no estômago e no intestino (delgado e grosso) de mamíferos ruminantes, como vacas e cavalos, ou em artrópodes, como cupins, e digerem a celulose, fazendo com que ela seja parte da dieta desses organismos.

Apesar de os seres humanos não digerirem a celulose, ela é um importante componente na dieta, por ser a base de fibras necessárias para a retenção de água, diminuição da absorção de gordura no intestino e redução dos níveis de lipídios no sangue.

Quitina

Constitui a parede celular de fungos e o exoesqueleto de artrópodes. É formado por uma cadeia de um monossacarídeo chamado N-acetilglucosamina, que tem nitrogênio em sua cadeia.

Carboidratos na dieta alimentar

Os carboidratos estão presentes na dieta humana de diversas formas. Alimentos ricos em açúcares são conhecidos por possuírem alto teor energético. O arroz, mandioca, batata e cereais integrais são digeridos mais lentamente, e outros, como o mel e a farinha, são digeridos rapidamente.

A digestão dos carboidratos gera moléculas de glicose e demais monossacarídeos, que são convertidos em glicose para serem armazenados na forma de glicogênio.

Alguns monossacarídeos são convertidos em glicerídeos, para também serem armazenados nas células adipócitas que compõem o tecido adiposo.

Exercício de fixação

Unifor/CE

As fibras musculares estriadas armazenam um carboidrato a partir do qual se obtém energia para a contração. Essa substância de reserva se encontra na forma de:

A Amido;

B Glicose;

C Maltose;

D Sacarose;

E Glicogênio.

Quando um carboidrato pode ser considerado um açúcar?

Os carboidratos podem ser divididos em três tipos: açúcares, amidos e fibras. Estes são os nomes mais adequados ao invés das denominações: carboidratos simples e complexo. Açúcares: Os principais são a Sacarose, Frutose e Lactose. O mais conhecido é a sacarose (açúcar branco ou o mascavo) proveniente da cana-de-açúcar.

Por que os carboidratos são chamados de açúcares?

Carboidratos são normalmente formados por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio. Entretanto, vale destacar que alguns carboidratos podem apresentar outros elementos em sua composição. Os carboidratos são também chamados de açúcares, glicídios ou hidratos de carbonos.

O que são carboidratos são açúcar?

O açúcar é um tipo de carboidrato Existem três tipos principais de carboidratos: o amido, as fibras e o açúcar. Ou seja, o açúcar é um tipo de carboidrato, mas nem todo carboidrato é açúcar.

Como o carboidrato vira açúcar?

De todos os nutrientes consumidos, os carboidratos são os que exercem maior influência na glicemia. Para se ter ideia, de 90% a 100% dos carboidratos ingeridos se transformam rapidamente em glicose e vão para a corrente sanguínea.