Quando sentimos frio e porque o frio entrou ou porque o calor saiu de nosso corpo ou ambas as op ções são a mesma coisa?

As reações corporais durante o frio são variadas e ocorrem em diferentes partes do corpo, mas, de uma maneira geral, tentam manter a temperatura do corpo em torno de 36,5ºC.

Quando sentimos frio e porque o frio entrou ou porque o calor saiu de nosso corpo ou ambas as op ções são a mesma coisa?

Quando trememos de frio, estamos na realidade produzindo calor para o corpo

Nosso corpo apresentatemperaturanormalna faixa de 36,5ºC. A elevação ou redução dessa temperatura pode ter efeitos danosos ao organismo, que apresenta mecanismos que tentam evitar esse problema. No frio, por exemplo, nosso corpo reage de modo a evitar a hipotermia, que é uma queda da temperatura para abaixo de 35ºC.

Tópicos deste artigo

→ As reações corporais durante o frio

O organismo apresenta diferentes formas de manter o corpo aquecido. Entre as reações que ele pode apresentar durante uma situação de frio, podemos citar:

  1. Tremores – Consistem na contração da musculatura de maneira involuntária, sendo realizados, portanto, independentemente da nossa vontade. Essa contração involuntária garante a produção de calor.

  2. Piloereção (ereção dos pelos) Os animais apresentam a capacidade de eriçar seus pelos em dias frios, de modo a evitar a perda de calor. Ao eriçar os pelos, cria-se uma camada de ar morno próximo à pele, garantindo a manutenção da temperatura corporal. Nos humanos, também se observa esse mecanismo (arrepio), porém a eficiência é limitada, pois nosso corpo apresenta poucos pelos.

    Quando sentimos frio e porque o frio entrou ou porque o calor saiu de nosso corpo ou ambas as op ções são a mesma coisa?

    Ficar arrepiado relaciona-se com a manutenção de calor do corpo

  3. Alterações na circulação sanguínea – No frio, as terminações nervosas presentes na pele são capazes de captar a queda de temperatura e garantir mudanças nos vasos capilares. Observa-se na pele a vasoconstrição, isto é, a diminuição do calibre do vaso sanguíneo. Ao diminuir o calibre, ocorre menos perda de calor pelo corpo. Em temperaturas elevadas, observamos o inverso: os vasos ficam dilatados para garantir uma maior perda de calor.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  4. Termogênese sem tremores – No frio, as mitocôndrias aumentam sua atividade metabólica de modo a produzir calor em vez de ATP, um processo chamado de termogênese sem tremores.

  5. Lipólise da gordura marrom – A gordura marrom é uma grande e importante fonte de calor. Em humanos, ela é encontrada em maior quantidade em crianças. Nos adultos, é encontrada em menor quantidade, sendo responsável por uma produção de calor inferior quando comparada à das crianças.

Veja também: 15 curiosidades sobre o frio

→ Por que urinamos mais no frio?

No calor ou quando praticamos atividades físicas intensas, eliminamos o suor, garantindo a nossa perda de calor. Nos dias frios, isso não acontece com tanta intensidade. Como a água não está sendo eliminada por meio do suor, eliminamos mais essa substância pela urina.

Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Reações corporais durante o frio"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/as-reacoes-corporais-durante-frio.htm. Acesso em 10 de agosto de 2022.

De estudante para estudante


Mande sua pergunta

Atualidades


Estude agora


Quando sentimos frio e porque o frio entrou ou porque o calor saiu de nosso corpo ou ambas as op ções são a mesma coisa?

Função Modular

Nesta videoaula veremos como construir o gráfico de uma função modular.

Quando sentimos frio e porque o frio entrou ou porque o calor saiu de nosso corpo ou ambas as op ções são a mesma coisa?

Murilo Mendes

Nesta videoaula, você conhecerá um pouco mais sobre a vida e a obra de Murilo Mendes, um importante poeta do...

Quando sentimos frio é porque o frio entrou porque o calor saiu do nosso corpo ou ambas as opções são a mesma coisa?

“Quando a temperatura do ambiente está mais baixa que a do nosso corpo, perdemos calor e é isso que provoca a sensação de frio. Mas porque então nosso corpo não esfria até congelar? Bom, nosso corpo possui diversas formas de se defender dessa perda de calor, por isso, no frio, ficamos tremendo.

Qual o sentido que nos faz sentir frio ou calor?

Ao contrário dos outros sentidos, o sentido do tato não se encontra em uma região específica do nosso corpo. Em toda a pele há mecanoceptores especializados em receber os estímulos de mudança de pressão e de temperatura, toque e dor.

O que acontece com o corpo quando sentimos frio?

Os pelos se arrepiam, o corpo treme, as extremidades (geralmente mãos e pés) ficam frias. Mas quando o frio é extremo, as reações podem ter consequências mais graves. Os primeiros sintomas são os espasmos musculares, as dificuldades motoras e a mudança de cor nas extremidades, que ficam cinzentas ou arroxeadas.

Por que sentimos calor mesmo com a temperatura ambiente abaixo da nossa temperatura corporal?

Quanto menor a temperatura, mais rápida é a transferência e quantidade de energia calorífica passada do corpo para o ambiente à sua volta, com o cérebro interpretando isso como muito ´frio´. Quanto mais alta, mais devagar e menor é a perda, fazendo o cérebro interpretar isso como muito ´quente´.