Quando se preocupar com dor no lado esquerdo?

Quando se preocupar com dor no lado esquerdo?

É bem possível que em algum momento da vida você já tenha sentido alguma dor no pescoço, não é mesmo? O desconforto já experimentado por praticamente todos, é um sintoma que pode ter diversas causas, das mais simples ou até mesmo as mais graves. Como, por exemplo, problemas posturais, contratura muscular, hérnia de disco cervical.

Em alguns casos, a dor no pescoço pode estar associada a outros sintomas como limitação de movimento no ombro, formigamento, dormência e perda de força nos braços e mãos. Como a possibilidade de causas é vasta, o recomendado é procurar um atendimento médico para o diagnóstico correto e tratamento adequado.

Nessa edição, o Dr. João Alberto Yazigi Junior, ortopedista do Hospital Santa Paula, explica alguns dos principais motivos que podem provocar dor no pescoço e o que fazer para tratar.

Dor no pescoço: o que é?

A dor no pescoço é a dor localizada na região cervical e que pode irradiar para a coluna torácica e ombros. Em grande parte dos casos, a dor no pescoço pode estar associada à tensão muscular que pode ser provocada por má postura, estresse, trabalhar por muitas horas em uma só posição ou dormir de maneira desconfortável.

Em outras situações, no entanto, a dor no pescoço pode indicar infecções, hérnia de disco cervical, ou até mesmo meningite e câncer de pescoço. Por isso, é preciso atenção, pois se a dor persistir por longo prazo, é necessário buscar a avaliação de um médico para analisar qual é o real motivo e iniciar um tratamento.

Conheça a seguir as principais causas da dor.

Quais as causas?

Como mencionamos antes, existe uma vasta lista de causas que podem provocar as tão incômodas dores no pescoço. Veja a seguir as mais comuns.

  • Torcicolo / Tensão muscular: tão conhecida por grande parte das pessoas, é fácil de identificar. Essa dor no pescoço surge em decorrência de má postura, podendo ser aguda, como por exemplo, ao virar o pescoço com muita rapidez, ou relacionada a atividades físicas, trabalho e posição de dormir. Postura incorreta, longas jornadas de trabalho em posição inadequada, dormir em posição inadequada, estresse, são alguns dos motivos que podem provocar a tensão muscular e, consequentemente, a dor no pescoço.
  • Hérnia de disco cervical: caracterizada pelo deslocamento de parte do disco intervertebral comprimindo a raiz nervosa cervical. Ela provoca, entre um dos principais sintomas, a dor no pescoço, que também pode irradiar para o braço e mãos, causando dormência, perda de força e formigamento.
  • Artrose: causada pelo desgaste na cartilagem das articulações da coluna cervical, e pode provocar dores na região do pescoço.
  • Meningite: infecção nas meninges, membranas de revestimento do cérebro e medula espinhal. A doença é grave e pode ser provocada principalmente por vírus, bactérias, fungos e após trauma na região.
  • Câncer: o surgimento de um nódulo no pescoço, em decorrência de um tumor, pode provocar sintomas como dor no pescoço, perda de peso, dificuldade de engolir, por exemplo. Por isso, para pacientes com esta associação de sintomas crônicos que não cessam com analgésicos, é importante a busca por atendimento médico especializado.

Existe relação entre a dor no pescoço e o câncer de cabeça e pescoço?

Os casos mais graves de câncer no pescoço podem sim provocar sintomas como dor no pescoço, dor na garganta, engasgos constantes, perda de peso e mal estar em geral. Ao surgirem esses e outros sintomas, busque orientação médica para um diagnóstico e tratamento preciso.

Dor no pescoço abaixo da orelha, o que pode ser?

Conforme explica o Dr. João Alberto Yazigi Junior, “há diversas causas para dores nesta região, como a contratura muscular e doenças degenerativas da coluna cervical (hérnia de disco ou protrusão discal); no entanto, para pacientes com sintomas de dor no pescoço abaixo da orelha é importante avaliar causas decorrentes de um processo inflamatório ou infeccioso do aparelho auditivo (otites)”.

Como descobrir a causa e diagnosticar a origem?

O médico explica ainda que a avaliação cuidadosa do paciente com foco principalmente na história clínica detalhada e exame físico, ajuda a formulação da hipótese diagnóstica. Para alguns casos, pode ser necessária a realização de exames laboratoriais, radiografias ou até ressonância magnética.

Como fazer o tratamento?

Grande parte das causas musculoesqueléticas é tratada com analgésicos, anti inflamatórios, fisioterapia motora, adequação das atividades diárias e laborativas; no entanto, para as causas infecciosas ou tumorais é necessário um tratamento mais específico.

CME Hospital Santa Paula

O Centro de Medicina Especializada (CME) do Hospital Santa Paula oferece conforto, comodidade e excelência em atendimento. A ortopedia é uma das especialidades disponíveis para consulta.

Para informações sobre convênios e agendamentos, ligue para (11) 3040-8000. A nova unidade do CME fica na Rua Alvorada, 48 – Vila Olímpia – São Paulo – SP.

 Leia mais sobre outros temas relacionados ao assunto em:

Hiperlink

1 – Dor na nuca

2 – Dor no peito

3 – Doenças reumáticas

  • 19 de maio de 2022
  • Geral

Estou com uma dor do lado esquerdo o que pode ser?

A dor no lado esquerdo da barriga é na maioria das vezes um sinal de excesso de gases ou prisão de ventre, especialmente quando não é muito forte, surge em fisgadas ou causa outros sintomas como barriga inchada, sensação de peso na barriga ou arrotos frequentes.

Qual o órgão que fica abaixo da costela do lado esquerdo?

O principal órgão que se encontra sob esta região é o baço. "O hipocôndrio esquerdo é uma região que não possui muitos órgãos que causam dor. Tem o baço, a pontinha do pâncreas e um pouquinho do intestino.

Qual a diferença de dor muscular e dor de infarto?

A dor pode ser do tipo aperto/pressão, queimação ou “em facada” e pode vir acompanhada de outros sintomas, como falta de ar, sudorese, palidez e tontura. Já a dor no peito provocada por lesões musculares se dá em decorrência da prática de alguma atividade física, na maioria das vezes.

Quais são os sintomas de gases no coração?

Como saber se são gases presos?.
Arrotos frequentes;.
Fisgada no peito;.
Estômago alto;.
Dor na barriga;.
Sessão de peso no estômago..