Quando a mulher toma anticoncepcional o que acontece com os espermatozoides?

Quando a mulher toma anticoncepcional o que acontece com os espermatozoides?
 Megan Madden / Refinery29 for Getty Images/Getty Images

Publicidade

Publicidade

Eles nem saem do ovário. Independentemente do tipo de pílula – há algumas que combinam dois hormônios, progesterona e estrogênio, e outras que têm apenas progesterona – o efeito é o mesmo: os ovários ficam “adormecidos” e deixam de liberar óvulos durante o período fértil, a chamada ovulação.

Em uma mulher que não usa métodos contraceptivos, a ovulação acontece todos os meses, na metade do ciclo – de 12 a 16 dias antes da próxima menstruação. Isso graças a diversos hormônios (entre eles, estrogênio e progesterona) que sinalizam o momento exato em que o corpo deve se preparar para uma possível fecundação. Nesse período, um óvulo maduro é enviado para as trompas, onde fica até que seja fecundado por um espermatozoide… ou não. Quando esse encontro não rola, a mulher menstrua.

No caso de quem toma pílula, os hormônios sintéticos do comprimido enganam os ovários – eles entendem que não precisam produzir os hormônios necessários para a gravidez e nem eclodir um óvulo maduro. Desse modo, a ovulação é inibida. Caso um espermatozoide chegue até as trompas, azar: vai ficar só na vontade.

O sangramento que algumas mulheres têm durante a pausa não é menstruação. O que acontece é que o endométrio – a membrana mucosa que forra o útero e fica mais espessa para receber o bebê – passa as três semanas de pílula “domado”, sem engrossar. Na quarta semana, porém, a ausência do anticoncepcional faz os hormônios flutuarem só o suficiente para inchá-lo um pouquinho. E aí esse pouquinho se desfaz, gerando um sangramento discreto. Menstruação fake; nenhum óvulo é descartado.

Agora, isso não significa que quem toma pílula tem uma reserva ovariana maior e vá entrar mais tarde na menopausa. Desde que as mulheres nascem, elas “gastam” folículos (estruturas que, no ciclo menstrual, amadurecem e se tornam óvulos) todo mês. Os folículos vão se degenerando e somem no organismo. É um processo natural de envelhecimento – e não há método contraceptivo que o interrompa.

Continua após a publicidade

  • Métodos Anticoncepcionais
  • Saúde da mulher

Quando a mulher toma anticoncepcional o que acontece com os espermatozoides?

O que acontece com os óvulos de uma mulher que toma pílula?

Spoiler: não acontece nada.

Transforme sua curiosidade em conhecimento. Assine a Super e continue lendo

O que acontece com os espermatozoides quando a mulher toma anticoncepcional?

O método tem como principal objetivo inibir a ovulação, impedindo que a mulher entre no período fértil. Além disso, a pílula anticoncepcional impede a dilatação do colo do útero, dificultando a entrada de espermatozóides e evitando assim que o útero reúna as condições adequadas para o desenvolvimento do feto.

Quanto tempo o espermatozoide sobrevive tomando anticoncepcional?

O maior risco em relação ao esquecimento ocorre na primeira semana da cartela de anticoncepcional. Nesse caso, a ovulação pode acontecer mais cedo e, inclusive, encontrar espermatozoides em “estoque” no organismo feminino. Isso uma vez que os gametas masculinos sobrevivem por até 72 horas após o contato íntimo.

O que acontece com os óvulos de quem toma anticoncepcional?

Na verdade o uso de anticoncepcional não protege, nem prejudica o estoque de óvulos. O uso não vai postergar a menopausa, o anticoncepcional simplesmente impede que o folículo cresça e que o óvulo que está dentro dele amadureça.

É possível ficar fértil tomando anticoncepcional?

Nesses casos, a gravidez seria possível, pois a mulher pode vir a ovular e, ao ter relação, o óvulo ser fecundado. Além disso, a pílula tem 1% de falha e por isso, é possível engravidar mesmo tomando a pílula anticoncepcional corretamente durante todos os meses, mas isto não acontece com frequência.