Quais as chances de engravidar no período fértil tomando anticoncepcional?

​Quem toma anticoncepcional, todos os dias, sempre no mesmo horário, não tem período fértil e, portanto, não ovula, diminuindo a chance de engravidar, porque, como não há óvulo maduro, este não pode ser fecundado. Isso ocorre tanto nos anticoncepcionais de 21, 24 ou 28 dias, e também no implante anticoncepcional.

Os anticoncepcionais orais inibem a ovulação, mas também alteram o endométrio uterino e o muco cervical, potencializando a prevenção da gravidez. No entanto, se a mulher esquecer de tomar algum comprimido, especialmente na primeira semana da cartela, há chance de engravidar porque ela poderá ovular e liberar um óvulo que ao encontrar-se com o espermatozoide, que pode sobreviver no interior da mulher por 5 até 7 dias, poderá ser fecundado.

Veja como usar a pílula e não engravidar em: Como tomar o anticoncepcional corretamente.

É possível engravidar tomando anticoncepcional?

Apesar de ser um método contraceptivo bastante eficaz, a mulher pode engravidar tomando o anticoncepcional se:

1. Esquecer de tomar a pílula diariamente sempre no mesmo horário. Há maiores chances se o esquecimento acontecer na primeira semana da cartela.

2. Tomar algum medicamento que diminua a eficácia da pílula, como antibióticos, imunossupressores e anticonvulsivantes, por exemplo, porque eles cortam o efeito da pílula. Veja alguns exemplos em: Remédios que diminuem a eficácia da pílula.

3. Vomitar ou tiver uma diarreia até 2 horas após o uso da pílula.

Nesses casos, a gravidez seria possível, pois a mulher pode vir a ovular e, ao ter relação, o óvulo ser fecundado.

Além disso, a pílula tem 1% de falha e por isso, é possível engravidar mesmo tomando a pílula anticoncepcional corretamente durante todos os meses, mas isto não acontece com frequência.

Veja como calcular o seu período fértil:

Como é a menstruação de quem toma anticoncepcional

A menstruação que vem todos os meses, para quem toma o anticoncepcional, não é referente ao "ninho" preparado pelo organismo para receber o bebê, mas sim, o resultado da privação hormonal durante o intervalo entre uma cartela e outra.

Essa falsa menstruação tende a causar menos cólica e dura menos dias, e graças à eficácia da pílula anticoncepcional, pode-se ter relações sexuais todos os dias do mês, até mesmo durante os dias de pausa entre uma cartela e outra, sem correr o risco de engravidar, desde que a pílula seja usada corretamente.

Quem toma o anticoncepcional corretamente pode notar alguma alteração nos dias que antecedem a menstruação, como mamas doloridas, maior irritabilidade e inchaço corporal, que são conhecidos como tensão pré-menstrual - TPM, mas estes sintomas são mais suaves do que se a mulher não tomar a pílula anticoncepcional.

Tomar o anticoncepcional corretamente não exclui a necessidade de usar a camisinha durante as relações sexuais porque somente o preservativo protege contra a doenças sexualmente transmissíveis. Veja: O que fazer se teve relação sexual sem camisinha.

É perigoso engravidar no período fértil mesmo tomando anticoncepcional?

Nesses casos, a gravidez seria possível, pois a mulher pode vir a ovular e, ao ter relação, o óvulo ser fecundado. Além disso, a pílula tem 1% de falha e por isso, é possível engravidar mesmo tomando a pílula anticoncepcional corretamente durante todos os meses, mas isto não acontece com frequência.

Como saber se estou ovulando mesmo tomando anticoncepcional?

Dá pra sentir sintomas da ovulação tomando anticoncepcional? Não. Essa é uma dúvida frequente, mas a verdade é que as mulheres que tomam pílula anticoncepcional não ovulam.

Estou tomando anticoncepcional e tive relação desprotegida?

Enytretanto, se voce ja utiliza este anticoncepcional ha meses, fique tranquila que nao esta desprotegida. Se for o primeiro mês tomando contraceptivo seria interessante uso de outro método associado para melhor eficácia. Nos meses seguintes o uso do preservativo evita infecções genitais.

Quando a mulher toma anticoncepcional o que acontece com os espermatozoides?

Anticoncepcional oral mantém a fertilidade A pílula oral é feita de hormônios parecidos com os produzidos pelo corpo: estrogênio e progesterona. Ela impede a ovulação, além de dificultar a passagem dos espermatozoides para dentro do útero.