Qual o princípio de funcionamento do termômetro de dilatação de líquido?

Ouça este artigo:

Os termômetros são equipamentos utilizados para realizar a medição de temperatura e sua construção baseia-se no uso de grandezas físicas que dependem da variação de temperatura. A medição da temperatura de um meio qualquer só é possível após a ocorrência do equilíbrio térmico entre o termômetro e o meio que se deseja medir a temperatura.

O termômetro mais utilizado é o Termômetro Clínico, que é utilizado para medir a temperatura do corpo humano. Ele pode ser analógico, digital ou infravermelho, e normalmente medem faixas de temperatura de 34°C à 43°C.

Termômetro Analógico: É feito com corpo tubular em vidro que possui uma escala de temperatura, com um tubo capilar interno que possui mercúrio ou álcool colorido em seu interior. Quando há variação na temperatura do bulbo metálico localizado na parte inferior do equipamento ao entrar em contato com o corpo, a substância interna sofre dilatação e expande-se percorrendo o tubo capilar e, ao ocorrer o equilíbrio térmico, torna-se possível verificar na escala qual a temperatura do corpo. Para que a substância retorne à sua posição inicial, é necessário agitar o equipamento vigorosamente, podendo então, realizar uma nova medição.

Termômetro Digital: É feito com corpo de material plástico, permitindo a higienização do mesmo. Possui um visor eletrônico que mostra a temperatura que é medida através de um sensor localizado na extremidade inferior do corpo do equipamento, quando o bulbo metálico que está na ponta inferior entra em contato com o corpo. Funciona através de bateria que é inserida em um compartimento localizado na parte superior do equipamento. Quando o equilíbrio térmico ocorre, um alarme é acionado avisando que a medição foi realizada. São rápidos e eficientes, porém, se sofrerem quedas ou se a bateria estiver fraca, podem desestabilizar o sensor, tornando-se impreciso.

Termômetro Infravermelho: É feito com corpo de material plástico, e muito utilizado para medir temperatura de crianças e bebês, pois é muito rápido, contudo dentre todos, é o mais impreciso. Seu funcionamento é relativamente parecido com o termômetro digital, porém, possui um sensor infravermelho que realiza a medição de temperatura do corpo com maior rapidez e sem necessariamente o contato físico com o corpo. É mais higiênico que os demais, tendo em vista que não é necessário o contato com a pele para medir a temperatura corporal e pode ser utilizado também para medir outros meios externos, tais como, alimentos e temperatura da água do banho, por exemplo.

Há diversos tipos de termômetros disponíveis no mercado para diversas aplicações, por esse motivo, é necessário realizar a correta escolha do tipo de termômetro que será utilizado para medir determinado meio, para que seja possível realizar a correta medição da temperatura desejada.

Para aplicações específicas pode-se citar como exemplos os seguintes tipos de termômetros: Termômetro a gás, Termômetro de radiação, Termômetros meteorológicos, Termômetro de fio de platina, Pirômetro Óptico, Termômetro de Lâmina bimetálica, Termopares, Termômetro de Cristal líquido, entre outros.

Curiosidade: Em 1592, Galileu Galilei construiu o primeiro termômetro, chamado Termoscópio, que possui princípio de funcionamento semelhante ao termômetro analógico, porém possui uma esfera de vidro que é deslocada por uma substancia termométrica presente no interior do tubo capilar.

Referências:
https://www.saudemelhor.com/como-usar-bem-termometro-digital-mercurio/

https://ipemsp.wordpress.com/2010/04/12/termometro-clinico-como-funciona-e-o-que-verificar-ao-se-comprar-um/

BIANCHI, J. C. de A. Universo da Química: Ensino Médio: Volume único. 1. Ed. São Paulo: FTD, 2005.

BOSQUILHA, G. Minimanual de Química: Teoria e Pratica. 2. Ed. rev. São Paulo: Rideel, 2003.

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/materiais-de-laboratorio/termometro/

funciona com base na dilatação que determinadas substâncias sofrem de acordo com a variação de temperatura; esta medida é obtida através do contato entre termômetro e corpo que se equilibram termicamente, ou seja, passam a ter a mesma temperatura, fazendo com que a leitura feita no termômetro corresponda à temperatura

Qual é o funcionamento do termômetro digital?

Termômetros digitais infravermelhos são sensores capazes de aferir a temperatura de corpos ou superfícies através da radiação emitida por eles e a medição da temperatura é feita de modo que o sensor não precisa tocar a superfície, ou seja, não tem a necessidade de contato direto. O resultado da temperatura sai na hora.

O que é determinante para o funcionamento do termômetro?

A construção de um termômetro está baseada no uso de alguma grandeza física que depende da temperatura, como o volume de um gás mantido a pressão constante, o volume de um corpo e a resistência elétrica de condutores metálicos entre outras grandezas.

O que é o líquido vermelho do termômetro?

Termômetros contendo um líquido de cor azul ou vermelho normalmente utilizam fluidos orgânicos, os mais comuns são à base de álcool. Os indicadores visuais são marcados em graus Fahrenheit, Celsius ou ambos.

Quais os tipos de termômetros e como funciona?

São vários tipos de termômetros, eles podem ser de mercúrio, digitais ou por sensores e captam temperaturas em diferentes lugares, podendo ser utilizados nas axilas, orelhas, boca, reto e até mesmo sem qualquer contato com o paciente.

Como funciona o termômetro digital axilar?

Como medir febre?
Ligue o termômetro e espere até que na tela apareça o número zero.Coloque a ponta prata debaixo da axila.Espere alguns segundos até ouvir um sinal sonoro — aviso para retirar o aparelho.Retire o termômetro digital e verifique o valor da temperatura no visor.

Como saber se o termômetro digital está funcionando?

1 – Prepare um copo com gelo picado e preencha com água gelada; 2 – Mexa e insira a haste do termômetro até o meio do copo, sem tocar as paredes ou fundo, deixando por pelo menos 15 segundos. A temperatura deve estabilizar em 0°C, atestando assim que o termômetro está medindo corretamente.

Como funciona o termômetro de mercúrio é o termômetro digital infravermelho?

Termômetro digital: É aquele que é usado com as mesmas diretrizes de um termômetro de mercúrio. Termômetro infravermelho: faz uma leitura de temperatura através dos raios emitidos pela pele. Eles são inofensivos para a saúde.

Em qual princípio é baseado o funcionamento dos termômetros?

O termoscópio de Galileu tem funcionamento baseado na dilatação das substâncias. Esse princípio continua a ser usado nos dias de hoje.

Qual é o princípio termodinâmico que está por trás do funcionamento do termômetro?

O princípio da dilatação térmica é o fundamento das construções de termômetros a gás e líquido: quando um corpo sofre variação em sua temperatura, ele aumenta ou diminui de volume. Os tipos de termômetros mais antigos funcionavam utilizando um gás ou um líquido, álcool ou mercúrio principalmente.

O que é preciso para construir um termômetro?

Materiais Necessários
Um copo de medição.Uma garrafa plástica de 600 ml.Água.Álcool isopropílico.Um canudo.Argila para modelar.Uma canetinha permanente.Um termômetro.

Qual o nome do líquido dentro do termômetro?

O termômetro e o esfigmomanômetro têm uma coluna transparente na parte interna que contém mercúrio líquido para aferir valores de temperatura corporal e pressão arterial, respectivamente. O mercúrio é um metal pesado que contamina o solo.

Quais são as partes de um termômetro?

(i) Bulbo – Parte que contém a substância termométrica; (ii) Capilar – Maior parte do termômetro, ela contém a escala termométrica; (iii) Substância Termométrica – Substância colocada no interior do termômetro, deve possuir dilatação regular, geralmente a substância utilizada é o mercúrio.

Como funciona o termômetro de coluna líquida?

O termômetro de coluna líquida

Conectado ao bulbo, há um tubo de vidro bem fino, o capilar. A temperatura de um objeto é medida colocando-o em contato com o bulbo. Após algum tempo, a temperatura do termômetro se iguala á temperatura do objeto, estabelecendo o equilíbrio térmico entre eles.

Quais são os tipos de termômetros?

Tipos de termômetros e suas utilidades
1 – Termômetro Bimetálico. O princípio desse termômetro parte da junção de duas lâminas metálicas de materiais diferentes (ferro e latão, por exemplo). 2 – Termômetro de Radiação. 3 – Termômetro Meteorológico. 4 – Termômetro de Fio de Platina. 5 – Termômetro Infravermelho.

Quais são os tipos de termômetros que existem?

Quais são os principais tipos de termômetro?
Termômetro de gás. Este tipo de termômetro é apto para medir a temperatura variando a pressão ou o volume de um gás. Termômetro digital. Os termômetros digitais são mais modernos e práticos, além de serem equipados com sensores de temperatura. Termômetro de mercúrio.

Quais são os tipos de termômetros clínicos existentes?

Basicamente, existem quatro tipos diferentes de termômetros clínicos, que podem ser distinguidos pela técnica utilizada para medir a temperatura corporal:
Termômetros de mercúrio.Termômetros digitais.Termômetros de infravermelhos.Termômetros de adesivos descartáveis.

Postos Recomendados

why is my hairline so bad at 18 check this out receding hairline at 18
what does the letter n represent in science check this out science words that start with n
will there be a grown ups 3 check this out why wasn t rob in grown ups 2
why do i fart so much after eating oats check this out oatmeal farting
what grande means check this out grande italian meaning 2
how do you find the circumference of a 48 inch circle check this out circumference of a 48 inch circle
what is form content and use check this out form content use
what is a static array in c check this out c static array
 

Como funciona um termômetro por dilatação de líquido?

Como todo líquido, o mercúrio expande na medida em que ele é aquecido, sendo assim, ele se move ao longo do tubo do termômetro determinando a temperatura. A sua taxa de expansão é calibrada na escala de vidro, a expansão é linear e pode ser calibrada com precisão.

Qual é o princípio de funcionamento do termômetro de dilatação de líquido de recipiente metálico?

O principio funcional dos termômetros de dilatação volumétrica de líquidos é a expansão ou contração volumétrica do líquido (ou gases), em função da variação de suas temperaturas.

Qual é o princípio básico de funcionamento de um termômetro?

O princípio básico desses termômetros é usar a variação volumétrica de um líquido específico com a temperatura para medí-la. Tipicamente usa-se líquidos que dilatam quando a temperatura aumenta.

Qual princípio de funcionamento do termômetro de expansão de sólido?

Baseia-se no coeficiente de dilatação térmica. Com o aumento da temperatura, o líquido que está dentro de um bulbo começa a se expandir e é obrigado a passar por um capilar no interior de um tubo de vidro graduado.