Qual o papel do educador físico na obesidade?

Qual o papel do Educador Físico na Cirurgia Bariátrica?

Visualizações 774

A Cirurgia Bariátrica é o tratamento mais eficaz no tratamento da obesidade mórbida, podendo ocasionar até mesmo a resolução completa das comorbidades. Contudo, um dos principias fatores para o sucesso da Cirurgia Bariátrica é em relação à Equipe Multidisciplinar, e, dentre seus profissionais há o Educador Físico. Descubra, agora, qual o papel do Educador Físico na Cirurgia Bariátrica:

O papel do educador físico antes da cirurgia

Em geral, a prática atividade física no pré-operatório melhora a aptidão cardiorrespiratória, de modo que a chance de complicações seja drasticamente reduzida. Além disso, os exercícios melhoram a cicatrização e a recuperação pós-operatória.

É, também, importante ressaltar que a equipe multidisciplinar avaliará seu quadro clínico. Contudo, doenças cardiovasculares, osteoartrite, dentre outras doenças, não contraindicam a atividade física, mas limitam algumas modalidades. Assim sendo, dar início a um processo de mudança no estilo de vida, mesmo que no pré-operatório, é fundamental para o sucesso da Cirurgia Bariátrica!

Quais os benefícios da prática de atividade física em obesos?

  • Auxilia na redução de peso;
  • Reduz a dor;
  • Preserva a massa magra (muscular);
  • Reduz o risco de infarto e AVC;
  • Melhora de condicionamento físico e mobilidade;
  • Reduz as taxas de colesterol, triglicerídeos, glicose;
  • Melhora de sono e qualidade de vida.

Além disso, alguns benefícios do treinamento cardiovascular incluem:

  • Fortalecimento do sistema respiratório;
  • Aumento da imunidade;
  • Prevenção de diversos tipos de câncer.

Alguns tipos de atividade físicas relacionadas à bariátrica incluem:

Atividade Aeróbica: proporciona a perda de gordura corporal e o fortalecimento do sistema cardiovascular;
Hidroginástica: permite a prática segura de atividade física, já que promove a sensação de dimin do peso corporal;
Musculação: proporciona o fortalecimento e o ganho de massa muscular:

O papel do educador físico após a bariátrica

Após a cirurgia bariátrica, o papel do Educador Físico está associado à perda de peso sustentada, além uma melhor qualidade de vida. Sendo assim, é de fundamental importância que o paciente receba orientações, de modo a realizar um programa de exercícios físicos adequado aos seus gostos pessoais, vivências anteriores, realidade diária e condições físicas.

Ademais, a supervisão de um Educador Físico reduz a possibilidade de ocorrerem lesões durante a prática de atividade física, além de outras complicações relacionadas ao sistema cardiovascular e à falta de mobilidade.

Alguma dúvida? Entre em contato com o Centro de Controle da Obesidade São José dos Pinhais e saiba mais sobre o papel do educador físico na cirurgia bariátrica

Assuntos Relacionados

Cirurgia Bariátrica em São José dos Pinhais

Com apoio da direção do Hospital Novaclínica e com a ajuda de muitos profissionais competentes, abrimos o Centro para controle da obesidade.

Esse espaço dentro do hospital visa a garantir o melhor tratamento dos pacientes que sofrem com o sobrepeso e a obesidade, assim como com as co-morbidades envolvidas, tais quais diabetes e hipertensão, além de outras como doenças articulares, refluxo gastro-esofágico, etc.

A equipe multidisciplinar conta com nutricionista, psicóloga, endocrinologista, clínico geral, ortopedista, nutrólogo, cardiologista, educador físico, enfermeira, etc.Tudo isso para garantir todas as condições de um tratamento clinico e também cirúrgico para aqueles que tenham indicação para tal.

Hospital Novaclínica em São José dos Pinhais

Com tradição de mais de 40 anos, o Hospital Novaclínica oferece um atendimento diferenciado e integral, que é realizado por uma equipe multidisciplinar altamente qualificada.

A nossa proposta é de um atendimento diferenciado com foco no respeito, cordialidade e principalmente ética nos relacionamentos interpessoais, identidade que solidifica e referencia a Unidade Hospitalar no dia a dia.

Estrutura Moderna

Localizado em São José dos Pinhais, o Hospital Novaclínica possui uma área construída de três mil metros quadrados. A estrutura apresenta leitos de internação, moderno centro cirúrgico preparado para receber os mais diversos casos cirúrgicos de média e alta complexidade e UTI Geral com equipamentos de última geração aliando recursos tecnológicos a uma qualificada equipe de médicos e colaboradores.

Possui um Bloco de consultórios oferecendo à população atendimento ambulatorial multi especialidades, vários serviços de apoio diagnóstico e terapêutico e pronto atendimento 24 horas.

Agende sua Consulta

Endereço: Hospital Nova Clínica – Centro de Controle da Obesidade de São José dos Pinhais
Ligue: (41) 3381-8100 / (41) 3381-8112
Hospital Nova Clínica, R. Quinze de Novembro, 2316, Centro, São José dos Pinhais PR

Selecionado para você!

Qual o papel do profissional de Educação física no combate e controle da obesidade?

O Educador Físico tem um papel fundamental no combate à obesidade, uma vez que as Atividades de Vida Diárias (AVD's) contribuem cada vez menos para o gasto calórico geral do indivíduo, pelo estilo de vida adquirido e as facilidades ofertadas pelas tecnologias do nosso dia-a-dia.

Qual é o papel da atividade física no combate da obesidade?

A importância da atividade física na perda de peso vai muito além da queima de calorias, pois repercute na saúde de forma global. Promove melhora na condição física e no funcionamento biológico, reduz o estresse, melhora o humor e diminui o risco de doenças cardiovasculares.

Como a educação física previne a obesidade?

A atividade física regular provoca vários benefícios no que se refere à saúde do obeso, dentre eles podemos destacar: melhora da resistência cárdio-respiratória; melhora do perfil lipídico sangüíneo, em particular a diminuição dos triglicérides e o aumento do HDL (proteína de alta densidade-colesterol); com a perda de ...

Quais ações você como professor de educação física pode realizar para combater o sobrepeso e obesidade dos seus alunos?

Sendo já um consenso que as formas mais eficientes de prevenção e tratamento são educação alimentar e atividade física. Cabe principalmente aos pais e educadores físicos oferecerem as informações e incentivar o consumo de alimentos saudáveis e a prática regular de atividades físicas.