Qual o motivo da construção do Muro de Berlim em 1961?

O Muro de Berlim foi uma das construções mais marcantes do século XX, funcionando como um símbolo da polarização do mundo durante este período.

A sua edificação e a sua queda entraram para a história da humanidade, representando as mudanças sociopolíticas que estavam em curso.

Quer entender melhor a história e o significado do Muro de Berlim? Confira a nossa análise.

A construção do Muro de Berlim em 1961

O Muro de Berlim começou a ser construído na madrugada do dia 13 de agosto de 1961. Inicialmente, era uma barreira provisória, formada por arame farpado e pilares de concreto.

Os trabalhadores chegaram acompanhados por cordões de soldados da República Democrática Alemã e começaram a construção perto do Portão de Brandemburgo, um importante marco nacional.

Em plena Guerra Fria, a Alemanha Oriental já estava planejando em segredo a construção do muro, embora negasse publicamente. Walter Ulbricht, que estava à frente da RDA, já tinha solicitado que fechassem as fronteiras que separavam os dois lados do país.

Qual o motivo da construção do Muro de Berlim em 1961?
Construção do Muro de Berlim, em 1961.

O objetivo era demarcar uma separação ideológica entre o lado socialista, aliado à União Soviética, e o lado capitalista, encabeçado pelos Estados Unidos da América.

Ainda que procurassem proteger o seu território das correntes de pensamento fascistas, também é verdade que queriam impedir o êxodo que vinha decorrendo.

Antes da divisão ser materializada pelo muro, existiam cada vez mais cidadãos partindo para o outro lado. Por exemplo, professores, médicos e engenheiros, estavam se mudando para o lado Ocidental, em busca de melhores condições econômicas.

A Alemanha Ocidental acordou com a barreira já erguida e reagiu com uma manifestação que reuniu mais de 300 mil participantes.

A queda do Muro do Berlim em 1989

O que aconteceu antes?

Durante 28 anos, a enorme barreira dividiu a Alemanha em duas partes, separando familiares e amigos que estavam de lados opostos. Muitos dos que tentavam atravessar o Muro acabavam presos e mais de uma centena perdeu a vida no processo.

Na década de 80, começaram a surgir cada vez mais protestos e manifestações pelo direito de viajar e circular livremente.

Essa onda gradual de revolta acabou levando a Alemanha Oriental a ceder, permitindo que os cidadãos pudessem passar para o outro lado.

O que aconteceu naquele dia?

Dia 9 de novembro de 1989, a ordem de abertura de fronteiras foi anunciada na rádio, antes mesmo que os militares que guardavam o Muro fossem avisados. Assim, uma multidão começou a chegar à enorme barreira, exigindo passar.

Qual o motivo da construção do Muro de Berlim em 1961?
Queda do muro de Berlim, 1989.

Com os números do seu lado, os cidadãos conseguiram que alguns pontos da fronteira começassem a ser abertos, aproximadamente às 23 horas. Muitos foram os que subiram o muro e simplesmente atravessaram.

Quando a notícia foi anunciada na televisão, o fluxo de pessoas aumentou, já que muita gente saiu de casa correndo para participar do momento histórico.

A partir daí, o muro começou a ser destruído pela própria população, processo que durou algumas semanas.

Qual o motivo da construção do Muro de Berlim em 1961?
A população destruindo o Muro de Berlim, 1989.

O que aconteceu depois?

O que sobrou foi posteriormente derrubado com máquinas, mas algumas partes sobreviveram até os dias de hoje, se tornando pontos turísticos da cidade.

Mais do que a unificação da Alemanha, a queda do Muro de Berlim simbolizou o final da Guerra Fria que estava dividindo o mundo desde a década de 40.

Resumo: O que foi o Muro de Berlim?

O Muro de Berlim foi uma barreira construída em concreto, com aproximadamente 3 metros de altura, criada para isolar a Alemanha Oriental da Alemanha Ocidental.

Além de dividir a cidade de Berlim, demarcava a República Democrática Alemã (RDA) e a República Federal Alemã (RFA), separando o país em duas partes durante 28 anos.

O lado oriental, socialista, denominado de RDA, construiu o muro subitamente, na madrugada de 13 de agosto de 1961. Do outro lado estava a RFA, ligada aos países aliados da Segunda Guerra Mundial, liderados pelos Estados Unidos da América.

Qual o motivo da construção do Muro de Berlim em 1961?
Muro de Berlim: vista do lado Americano (RFA).

O Muro de Berlim simbolizou a polarização do mundo durante a Guerra Fria, materializando através de uma muralha a série de disputas estratégicas e conflitos indiretos que estavam em curso.

A barreira continha também grades metálicas e redes elétricas, para evitar que fosse trespassada. Possuía ainda várias torres de vigia e era patrulhada por soldados da RDA com cães de guarda.

Os soldados receberam instruções para matar quem tentasse atravessar a fronteira, a chamada Ordem 101. Mais de uma centena de pessoas morreram tentando passar a "cortina de ferro" e muitas mais foram presas ou ficaram feridas. Mesmo assim, algumas arriscaram a própria vida e conseguiram fazer a travessia.

Qual o motivo da construção do Muro de Berlim em 1961?
Imagem do Muro de Berlim.

O lado ocidental começou, aos poucos, a ser pintado com grafites de artistas do mundo inteiro. Durante os anos 80, já estava completamente coberto de desenhos e se tornou um ponto de interesse turístico, passando a ser visitado por viajantes de diversos pontos do globo.

Contexto histórico: antes da construção do Muro

Para compreendermos as motivações que levaram à construção do Muro de Berlim, é preciso termos atenção aos vários fatores históricos que estavam em jogo.

Em 1945, com o final da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha se rendeu aos países que combateram o nazismo de Hitler. Assim, o país passou a ser fragmentado em quatro partes: sob o domínio norte-americano, francês, inglês e soviético.

Estas "zonas de influência" estavam na própria capital, dividindo a cidade em quatro. Com o tempo, o lado soviético foi se distanciando cada vez mais dos outros, enquanto eles, pelo contrário, se uniam.

Quando os lados norte-americano, francês e inglês se unificaram, implementando o mesmo governo e a mesma moeda, criaram a República Federal Alemã (RFA).

Foi assim que se formaram as duas "facções" que viriam a viver separadas, em plena Guerra Fria, por mais de duas décadas. Entre 1945 e 1991, a Guerra Fria concerne as várias disputas e conflitos indiretos que os Estados Unidos da América e a União Soviética estavam travando desde o final da Segunda Guerra Mundial.

Curiosidades sobre o Muro de Berlim

  • Mesmo sendo quase impossível atravessar o Muro de Berlim, existiam alguns lugares onde a passagem poderia ser ser permitida. O mais célebre se chamava Checkpoint Charlie, ponto onde alguns cidadãos conseguiram autorização para a travessia, apesar de toda a burocracia envolvida no processo.

  • Vários artistas internacionais como David Bowie e Bruce Springsteen se apresentaram em Berlim Ocidental, no final dos anos 80. Nos seus shows, protestaram contra o Muro de Berlim.

  • Embora falemos na queda do muro, ele na verdade foi retalhado, em pedaços inteiros que continham os murais com pinturas. Deste modo, grande parte dos grafites acabaram sendo leiloados e vendidos.

  • A parte do muro que foi conservada (aproximadamente 1300 metros), exibe desenhos e grafites de artistas do mundo todo. Conhecida como East Side Gallery, a região é uma das maiores atrações turísticas de Berlim.

    Qual o motivo da construção do Muro de Berlim em 1961?
    East Side Gallery, em Berlim.
  • Uma das imagens mais famosas que se encontram no local é um grafite conhecido como O Beijo ou O Beijo da Morte. Nele, podemos ver uma cena que aconteceu na vida real: Leonid Brezhnev e Erich Honecker se beijando.
    O líder soviético e o presidente da República Democrática da Alemanha comemorava, entusiasticamente, o trigésimo aniversário da RDA quando foram fotografados.

    Qual o motivo da construção do Muro de Berlim em 1961?
    Grafite O Beijo no Muro de Berlim.

    Conheça também

  • Música Heroes de David Bowie
  • Filme Guerra Fria, de Pawel Pawlikowski

Qual foi a principal razão para a construção do Muro de Berlim em 1961?

Entre 1949 e 1961, mais de 2,5 milhões de pessoas fugiram do leste para o oeste, em busca de uma nova vida. Para impedir isso, as autoridades comunistas determinaram a construção do muro que dividia a cidade. Então, na noite de 13 de agosto de 1961, em poucas horas, o muro de Berlim foi erguido.

Qual o motivo da criação do Muro de Berlim?

O Muro de Berlim foi construído, em 1961, como parte de uma decisão da Alemanha Oriental e da União Soviética para isolar Berlim Ocidental e impedir que a população da Alemanha Oriental mudasse-se para o outro lado. O muro simbolizou mundialmente a polarização que marcou o século XX durante a Guerra Fria.

Qual é o significado do Muro de Berlim?

O Muro de Berlim era uma barreira de cimento que dividia Berlim ao meio. O muro foi construído pela República Democrática Alemã, ou seja, a parte da Alemanha que era socialista e aliada a União Soviética durante a Guerra Fria.

Que construiu o Muro de Berlim?

A história secreta de como o Muro de Berlim foi erguido pela Alemanha Oriental e a União Soviética. Após o fim da Segunda Guerra Mundial, Estados Unidos, Reino Unido, França e União Soviética dividiram a Alemanha em quatro zonas de ocupação.