Qual estrutura está presente em células eucariontes e procariontes?

Entender a diferença entre procarionte e eucarionte é fundamental para a compreensão de uma série de conteúdos da Biologia. Basicamente, as células dos seres vivos são classificadas como procariontes ou eucariontes.

As células procarióticas possuem estrutura simples e não apresentam núcleo. Por sua vez, as células eucarióticas apresentam uma estrutura complexa e núcleo bem definido.

Diferença entre procarionte e eucarionte

A seguir iremos explicar com mais detalhes quais são as diferenças entre células procariontes e eucariontes. 

Procariontes

A palavra “procarionte” tem origem grega e vem da combinação das partículas “pro” (antes, primeiro) e “karyon” (núcleo). Dessa forma, significa “antes do núcleo”. Entender a origem do nome nos ajuda a compreender o que são as células procariontes. Essas células são constituídas de citoplasma, ribossomos e material genético. Possuem somente a membrana plasmática sem a carioteca que faz a divisão do núcleo celular.

As células procarióticas têm seu material genético no nucleoide (núcleo que não foi separado). Essa região celular fica situada no citoplasma e abriga moléculas de DNA circulares denominadas de plasmídeos. Seres procariontes (ou procariotos) se caracterizam por ter somente uma célula.

Logo, os seres procariontes são unicelulares como as bactérias e cianobactérias. Bactérias e arqueas são exemplos de organismos procariotos, podem assumir formas distintas como cocos, coccus, cocci (formas relativamente esféricas), espirilos (forma alongada e helicoidal) e vibriões (dobrados no formato de arco ou vírgula). 

Estruturas celulares das células procarióticas 

Confira abaixo as estruturas celulares das células procarióticas.

Cromossomos

Nessas células, o material genético é formado somente por uma molécula simples de DNA com proteínas. Não há separação do citoplasma por uma membrana. 

Citoplasma

Apresenta ribossomos ligados às moléculas de RNA mensageiros que recebem o nome de polirribossomos. O material genético fica situado no nucleoide. 

Parece extracelular

Sintetizada no citoplasma é bastante rígida e apresenta aderência à superfície externa da membrana celular. Apresenta polissacarídeos com peptídeos e faz a proteção da célula das variações causadas pelo meio ambiente, como é o caso da desidratação, por exemplo. 

Divisão celular

Não existe mitose nas células procariontes. A reprodução nesse caso se dá por gemiparidade ou fissão binária assexuada. O material genético é recombinado por transdução ou transformação. Cria a possibilidade de que um organismo desenvolva resistência antibiótica. 

Energia metabólica

Não apresenta mitocôndrias, porém, tem enzimas oxidativas com ligação à face interna da membrana celular 

Eucariontes

A palavra “eucarionte” também vem do grego, sendo formada pelas partículas “eu” (verdadeiro) e “karyon” (núcleo). Logo, eucarionte significa “núcleo verdadeiro”. Tem como principal característica a membrana individualizada e delimitada, envolvendo o núcleo da célula que armazena o material genético. 

Nessas células há muitas organelas celulares com funções diferentes com duas partes distintas: citoplasma e núcleo bem definido. Há seres eucariontes unicelulares (como as amebas) e seres eucariontes pluricelulares (animais de maneira geral) em decorrência dos processos de meiose e mitose. 

Estruturas celulares das células eucarióticas 

Saiba mais sobre a estrutura das células eucariontes abaixo. 

Sistema de membrana

Tem como função separar os processos metabólicos conforme as moléculas absorvidas e as diferenças enzimáticas entre as membranas atuantes em diferentes compartimentos. Tal divisão de tarefas contribui para que as células eucariontes sejam maiores e tenham maior eficiência. 

Cromossomos e DNA

Possuem maior quantidade de DNA. Os cromossomos possuem histonas, proteínas que constituem o nucleossomo. Ficam separados do citoplasma através do envoltório nuclear. 

Citoplasma

Parte envolta pela membrana plasmática é constituída pela matriz, organelas e demais compartimentos. Possui depósitos de diferentes substâncias, como glicogênio. O espaço entre eles é formado pela matriz citoplasmática ou citosol. 

Citosel

Constituído por moléculas de água, aminoácidos, íons e enzimas. 

Membrana plasmática

Com permeabilidade seletiva, é essencial para a manutenção do equilíbrio químico da célula. Tem como função separar o citoplasma do meio extracelular. 

Organelas celulares

Núcleo

Local em que as atividades da célula são controladas e em que fica o DNA celular. 

Nucléolos

Localizados no interior do núcleo. Local em que é realizada a síntese de ribossomos. 

Mitocôndrias

Libera energia das moléculas de glicose e de ácidos graxos. Tal processo leva à liberação de calor e moléculas de ATP. 

Vacúolos

Estruturas que armazenam substâncias diversas.

Leucoplastos

Armazenam amido.

Complexo de Golgi

Constituído por vesículas achatadas e circulares. Possuem relação com a síntese de carboidratos. 

Peroxissomos

Apresentam enzimas oxidativas que realizam a transferência de átomos de hidrogênio e substratos para o oxigênio. 

Retículo endoplasmático rugoso

Sintetiza proteína. 

Retículo endoplasmático liso

Sintetiza lipídios.

Lisossomos

Participam da digestão celular. 

Cloroplastos

Presentes em células vegetais possuem o pigmento clorofila que se relaciona à fotossíntese. 

Cromoplastos

Apresentam pigmentos não verdes. 

Leucoplastos

Armazenam amido.

Quais as diferenças entre células eucariontes e procariontes? 

Confira abaixo as principais diferenças entre células procariontes e eucariontes.

Estrutura

As células procariontes são menores, tendo diâmetro máximo de 5 μm. Células eucariontes apresentam diâmetro máximo de 100 μm.

Funcionamento

As células procariontes têm funcionamento simples, enquanto as eucariontes têm funcionamento complexo. 

Organelas

Nas células procariontes não há organelas membranosas. Células eucariontes apresentam organelas membranosas.

Material genético

Em células procariontes o material genético está no citoplasma, enquanto nas eucariontes está dentro do núcleo. 

DNA 

A molécula DNA nas células procariontes é circular e nas células eucariontes é longa e filamentar. 

Reprodução 

Nas células procarióticas a reprodução acontece através de fissão binária assexuada. Já nas células eucariontes acontece através de mitose e meiose. 

Seres

As células procariontes constituem seres unicelulares como arqueas e bactérias. Por sua vez, as células eucariontes formam seres unicelulares ou pluricelulares como plantas, fungos e animais.

Reinos

As células procariontes são encontradas no reino Monera. As células eucariontes são encontradas nos reinos: Protista, Fungi, Plantae e Animalia.

Agora você conhece as diferenças entre eucarionte e procarionte. Navegue pelo blog do Hexag Medicina para conferir mais conteúdos de biologia e outras disciplinas!

Qual estrutura celular presente nas células eucariontes e procariontes?

As células presentes nos seres vivos são classificadas em eucariontes e procariontes. A diferença entre elas é a estrutura celular. As procarióticas caracterizam-se por terem uma estrutura simples e a ausência de núcleo, enquanto as eucarióticas têm um núcleo definido e uma estrutura complexa.

Qual estrutura está presente em todas as células procarióticas e eucarióticas e tem a função de hereditariedade?

O núcleo celular é um componente exclusivo das células eucariontes que são mais complexas, por tanto, encontradas em animais, vegetais, fungos, protozoários e algas. Nele podemos encontrar o material genético (DNA), que por sua vez é responsável por carregar toda informação genética.