Qual era o tamanho do tigre dente de sabre?

Qual era o tamanho do tigre dente de sabre?
Márcio L. Castro

Além dos dentes caninos alongados, eles eram mais pesados e tinham cauda e patas mais curtas que os grandes felinos atuais. Apesar de serem chamados popularmente de “tigres”, esses bichos faziam parte de famílias e subfamílias que derivaram de uma ramificação evolutiva diferente da dos felinos atuais. Portanto, um tigre dentes-de-sabre não é, realmente, um tigre, nem um leão, nem um leopardo – é um parente distante de todos esses por possuir um ancestral comum. De todas as espécies apelidadas de tigres dentes-de-sabre, as três do gênero Smilodon são as mais populares. E, dessas, o sul-americano Smilodon populator, mostrado abaixo, era a maior de todas.

Qual era o tamanho do tigre dente de sabre?

VIDA SOCIAL
Não se sabe se o Smilodon andava em bandos ou sozinho. Cientistas observaram fósseis de animais que sofreram ferimentos graves quando em vida, sugerindo que foram, de alguma forma, sustentados por colegas. No entanto, também se leva em conta que gatos modernos conseguem passar até cinco semanas sem comer – tempo suficiente para se curar

DISMORFISMO SEXUAL
Diferentemente dos leões, por exemplo, os machos e fêmeas de Smilodon eram praticamente iguais em aparência. Cientistas especulam que, caso vivessem em grupos, essa paridade diminuiria a competição por parceiras e poderia até gerar casais monogâmicos

Qual era o tamanho do tigre dente de sabre?

Qual era o tamanho do tigre dente de sabre?

DENTES
Alguns fósseis foram encontrados com os caninos quebrados ou com um deles faltando. Os dentes eram frágeis porque, caso a presa se debatesse, o animal sairia apenas com o canino fraturado e não a mandíbula inteira

Continua após a publicidade

O ATAQUE

Qual era o tamanho do tigre dente de sabre?

1. Escondido na vegetação, o tigre chegava perto da presa

2. Quando perto o suficiente, ele saltava em direção a ela e a empurrava com as patas dianteiras

3. A presa caía no chão com a força bruta das patas do tigre, que a mantinham imóvel

4. Antes que a presa se recompusesse, o tigre cravava os dentes em uma área mole, como o pescoço, dando um golpe fatal e definitivo

Qual era o tamanho do tigre dente de sabre?
Márcio L. Castro

FONTES Livros Sabertooth, de Mauricio Antón, e The Other Saber-tooths: Scimitar-tooth Cats of the Western Hemisphere (vários autores), artigos Body size of Smilodon, de John M. Harris Christiansen, Paleoecology of the large carnivore guild from the late Pleistocene of Argentina, de Francisco J. Prevosti e Sergio F. Vizcaíno, e Sabretoothed Carnivores and the Killing of Large Prey (vários autores)

Continua após a publicidade

  • Mundo Animal

Qual era o tamanho do tigre dente de sabre?

Como era a anatomia de um tigre dentes-de-sabre?

Com rabo curto e uma mandíbula que conseguia abrir num ângulo de 120 graus, animal vivia na América do Sul

A ciência está mudando. O tempo todo.

Acompanhe por SUPER e também tenha acesso aos conteúdos digitais de todos os outros títulos Abril*
Ciência, história, tecnologia, saúde, cultura e o que mais for interessante, de um jeito que ninguém pensou.

*Acesso digital ilimitado aos sites e às edições das revistas digitais nos apps: Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH. * Pagamento anual de R$ 96, equivalente a R$ 2 por semana.

Cientistas descobrem maior felino ‘dente-de-sabre’ da história nos EUA

Pesquisadores descobriram que um felino gigante com mais de 400 kg viveu na América do Norte há milhões de anos. O animal era capaz de abater presas com mais que o dobro do seu peso, indicou um novo estudo publicado nesta segunda-feira (3) pela Sociedade para o Estudo da Evolução dos Mamíferos nos EUA.

De início, os estudiosos compararam fósseis e amostras de ossos (cotovelos e dentes) de todo o mundo para tentar identificar o grande felino, cujo antebraço é uma de suas principais armas para dominar suas presas. O coautor do estudo foi Jonathan Calede, professor assistente de evolução, ecologia e biologia orgânica da Universidade Estadual de Ohio. Ele revelou que esses animais eram capazes de caçar presas “do tamanho de bisões” e indica que este era “o maior felino vivo” naquela época.

Quem iniciou o projeto foi John Orcutt, professor assistente de biologia na Gonzaga University. Ele determinou que a nova espécie é um parente antigo do Smilodon (tigre dente-de-sabre), extinto há 10 mil anos. Ossos do felino gigante foram encontrados em escavações nas terras da tribo indígena Cayuse, no estado de Oregon.

Calede e Orcutt nomearam a nova espécie como: ‘Machairodus lahayishupup’. ‘Machairodus’ é um gênero de grandes felinos dente-de-sabre que viveram na África, Eurásia e na América do Norte. Já ‘Laháyis Húpup’ significa “gato selvagem antigo” no idioma Cayuse.

Qual era o tamanho do tigre dente de sabre?

Réplica realista em tamanho real do tigre dente-de-sabre (Smilodon). Imagem: AKKHARAT JARUSILAWONG/Shutterstock

“Estamos bastante confiantes de que é um felino dente-de-sabre, uma nova espécie do gênero Machairodus (tigre dente-de-sabre)”, informou Orcutt. Os pesquisadores calcularam o tamanho da nova espécie de “gato gigante” associando as medidas das amostras de seus ossos com a massa corporal dos grandes felinos modernos. Suas presas foram determinadas com base nos animais que viviam na região naquela época, ou seja, rinocerontes, camelos gigantes e preguiças-gigantes.

Orcutt e Calede encontraram fósseis semelhantes no Museu de História Natural de Idaho, no Museu de Paleontologia da Universidade da Califórnia e no Museu Memorial do Texas. Algumas suposições baseadas em sua idade, indicam que o animal viveu entre 5 e 9 milhões de anos atrás. O maior dos ossos disponível para a análise tinha mais de 45 cm de comprimento e 4,3 cm de diâmetro. Em comparação, o mesmo osso (o úmero médio) de um leão adulto mede 33 cm.

Leia mais:

  • Conheça 6 curiosidades sobre Vênus – o planeta que gira ao contrário

  • Matéria escura pode se esconder dentro de planetas

  • Continentes são muito mais velhos do que pensávamos, indica pesquisa

Cotovelo pode distinguir espécies de felinos

Os pesquisadores ainda levantaram outra hipótese: se um osso foi suficiente para distinguir o felino de grande porte, isso também poderia funcionar para outras espécies. Sendo assim, Calede e Orcutt visitaram vários museus ao redor do mundo catalogando leões, pumas, panteras, onças e tigres, bem como fósseis de outros felinos extintos. Para isso, eles usaram um software que colocava pontos de referência em cada amostra. Quando comparadas, o programa criava um modelo digitalizado do cotovelo dos animais. “Descobrimos que podíamos quantificar as diferenças em uma escala bastante precisa”, disse Calede.

Estabelecer que apenas uma porção do cotovelo é suficiente para identificar um felino tem implicações importantes, já que os ossos do antebraço dos felinos dentes-de-sabre, por exemplo, são os mais comuns encontrados nas escavações. Ainda assim, o estudo conclui que apenas uma reconstrução da história evolutiva dos felinos pode determinar onde essa nova espécie se encaixa. Orcutt e Calede acreditam que o ‘Machairodus lahayishupup’ existiu logo no início da evolução dos grandes felinos.

Fonte: Phys.org

Qual era a altura de um dente de sabre?

O tamanho deste tipo de felino era bastante variável, sendo que a espécie de maior porte, o citado Smilodon populator, vivia na América do Sul e chegava a medir mais de 3 m no que se refere ao comprimento, pesando aproximados 900 kg.

Qual o maior tigre

Pesquisadores descobriram que um felino gigante com mais de 400 kg viveu na América do Norte há milhões de anos.

Como era o dente de sabre?

Uns dos animais mais icônicos da fauna pleistocênica foram os dentes-de-sabre, felídeos de porte grande com caninos enormes e curvos. Esses animais eram predadores que estavam no topo da cadeia alimentar em seus habitats, e hoje habitam o imaginário popular.

Em que ano foi extinto o tigre dente de sabre?

Os tigres dente-de-sabre foram extintos há cerca de 9 mil anos.