Qual era o percentual da população economicamente ativa no setor?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A população economicamente ativa (PEA) é definida pela soma da população ocupada (PO) e da população desocupada (PD) no âmbito de uma determinada pesquisa (censo, pesquisa domiciliar, etc.):

Qual era o percentual da população economicamente ativa no setor?

A população economicamente inativa (PEI) ou população não economicamente ativa (PNEA) é o restante da população em idade ativa (PIA):

Já a taxa de atividade (TA) é a razão entre a PEA e a PIA, normalmente expressa em porcento.

A PEA, PEI e TA são muito usadas em estudos sobre mercado de trabalho, emprego e rendimento; são importantes componentes da taxa de desemprego.

Ativos[editar | editar código-fonte]

A população ocupada (PO) são as pessoas que exerceram trabalho, remunerado ou sem remuneração, ou que tinham trabalho remunerado do qual estavam temporariamente afastadas, incluindo:

  • Empregados - pessoas que trabalham para um empregador ou mais, cumprindo uma jornada de trabalho, recebendo em contrapartida uma remuneração em dinheiro ou outra forma de pagamento (moradia, alimentação, vestuário, etc.). Incluem-se entre as pessoas empregadas aquelas que prestam serviço militar obrigatório e os clérigos. Os empregados são classificados segundo a existência ou não de carteira de trabalho assinada.
  • Conta Própria - aqueles que exploram uma atividade econômica ou exercem uma profissão ou ofício e não têm empregados.
  • Empregadores - aqueles que exploram uma atividade econômica ou exercem uma profissão ou ofício, com um ou mais empregados.
  • Não Remunerados - pessoas que exercem uma ocupação econômica, sem remuneração, pelo menos 15 horas na semana, ajudando a um membro da unidade domiciliar em sua atividade econômica ou ajudando cooperativas, ou, ainda, como aprendiz ou estagiário. Não é considerado trabalho a atividade não remunerada em instituições religiosas ou beneficentes, bem como o trabalho para próprio consumo do lar ou do próprio indivíduo. [1]

Já a população deocupada (PD) são aquelas sem trabalho, mas que estavam disponíveis para assumir um trabalho e que tomaram alguma providência efetiva para conseguir trabalho.[2] Ou seja, PD são pessoas que não têm trabalho, mas estão dispostas a trabalhar, e que, para isso, tomam alguma providência efetiva (consultando pessoas, jornais, etc.).

Inativos[editar | editar código-fonte]

A população economicamente inativa (PEI) ou população não economicamente ativa (PNEA) é formada pelas pessoas incapacitadas para o trabalho (incapacitados), que desistiram de buscar trabalho (desalentados), ou que não querem trabalhar; inclui os estudantes e as pessoas que cuidam de afazeres domésticos.[3] O IBGE considera "desalentado" aquele que está desempregado e há mais de um mês não busca emprego; são pessoas em idade ativa que já não buscam trabalho, uma vez que já o fizeram e não obtiveram sucesso.

Taxa de atividade[editar | editar código-fonte]

A taxa de atividade (TA), medida em percentual (%), é calculada dividindo-se a população economicamente ativa (PEA) pela população em idade ativa (PIA), multiplicado por 100:[4]

Ver também[editar | editar código-fonte]

  • População em idade ativa
  • Desemprego
  • Taxa de desemprego
  • Taxa de desemprego no Brasil
  • Trabalho
  • Desemprego
  • Mercado de trabalho
  • Força de trabalho
  • Emprego

Referências

  1. FEIJO, C. A. "Estatísticas da força de trabalho" In: Para entender a conjuntura econômica. 1 ed. Barueri: Editora Manole Ltda, 2008, v.1, p. 87-128
  2. IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua: Notas Metodológicas. Vol. 1. Rio de Janeiro: IBGE, 2014. Acesso em 9 de julho de 2015.
  3. Bruschini, M. "Trabalho e gênero no Brasil nos últimos dez anos". Cadernos de Pesquisa vol.37 no.132 São Paulo Sept./Dec. 2007 ISSN 0100-1574
  4. IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Taxa de atividade - População de 10 anos ou mais de idade. Séries Históricas e Estatísticas. Acesso em 9 de julho de 2015.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Qual era o percentual da população economicamente ativa no setor primeiro nos Estados Unidos e no Brasil?

RESPOSTA: a) Nos Estados Unidos 1,6%, no Brasil 9,9%.

Qual é a porcentagem da população economicamente ativa?

No caso específico do Brasil, a população ativa soma aproximadamente 79 milhões de pessoas ou 46,7%, índice muito baixo, uma vez que o restante da população, cerca de 53,3%, fica à mercê do sustento dos economicamente ativos. Em diversos países, o índice é superior, aproximadamente 75% atuam no setor produtivo.

Quais os setores da população economicamente ativa?

Em relação à população economicamente ativa, existe uma divisão segundo os setores de atividades, ou seja, cada trabalhador atua em um determinado setor da economia. Desse modo, essa população está distribuída em três setores da atividade econômica, são eles: setor primário, setor secundário e setor terciário.

Como é a participação da PEA população economicamente ativa no setor primário?

Resposta: A participação da população economicamente ativa da Europa no setor primário é pequena quando comparada aos demais setores da economia, pois a agricultura da parte Ocidental europeia é altamente mecanizada, não oferecendo grande número de postos de trabalho aos seus habitantes.