Qual era o grande sonho de Simón Bolívar para a América após a independência?

Qual era o sonho de Bolívar?

Símon Bolivar tinha o sonho de unificar toda a América do Sul em um só país. Nesse caso ele seria o ditador. O nome do país em questão seria Grande Colômbia em homenagem a Colombo. Porém esse sonho não se concretizou e a América Latina foi dividida em vários países.

O que defendiam os Criollos?

Apesar de Bolívar pertencer à elite criolla (criollos é como eram chamados os descendentes de espanhóis nascidos na América), da qual faziam parte fazendeiros, donos de minas e comerciantes, ele divergia da opinião da maioria dos membros dessa elite em pontos importantes: era favorável ao fim da escravidão (muitos ...

Quais foram as consequências após a independência?

Resposta. Resposta: As principais consequências que podem ser destacadas são: Consolidação dos Estados Unidos enquanto nação independente.

Que tarefas devem ser realizadas após a independência da América espanhola?

As colonias se basearam nos ideias da revolução francesa, onde pregavam à liberdade, igualdade e fraternidade. os combatentes organizaram- se por meio das juntas governativas e começaram a lutar para libertar-se do domínio espanhol.

Quais as características das revoltas na América espanhola?

Os conflitos podem ser caracterizados tanto como uma guerra civil e uma guerra de libertação nacional como guerras internacionais (entre países), uma vez que a maioria dos combatentes de ambos os lados eram espanhóis e americanos, o objetivo do conflito por um lado foi a independência das colônias espanholas nas ...

Quais fatores incentivaram contribuíram para as emancipações na América Ibérica?

Contribuíram para a Independência da América Espanhola a Expansão Napoleônica, a limitação política dos Criollos e o avanço do modelo agrário-exportador nas colônias.

Qual a importante causa da independência dos Estados Unidos?

Resumindo, podemos dizer que as principais causas da Independência foram: O desejo por maior liberdade econômica e política das treze colônias; A recusa da metrópole em negociar, seguindo uma política de controle rígido.

Simón Bolivar foi político, líder militar e revolucionário venezuelano.

Sua atuação foi primordial para o processo de independência de diversos países da América do Sul: Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela.

Bolívar tinha como principal objetivo criar um grande país e acreditava na emancipação latino-americana.

Baseado nos ideais republicanos, na democracia popular e participativa, Bolívar foi um grande defensor da abolição da escravatura.

Por isso, ele é considerado um dos maiores heróis da Latino-América e o maior libertador da América do Sul.

Biografia

Qual era o grande sonho de Simón Bolívar para a América após a independência?

Simón José Antonio de la Santísima Trinidad Bolívar y Palacios Ponte-Andrade y Blanco nasceu dia 24 de julho de 1783 em Caracas, Venezuela. Na época, o território era chamado de Vice-Reinado de Nova Granada.

Filho de aristocratas de origem espanhola, Bolívar teve uma boa educação desde criança. Ficou órfão quando tinha 9 anos e a partir daí esteve sob a custódia de seu tio Carlos Palacios.

Ingressou na escola militar e mais tarde, foi estudar na Espanha. Em Madri conheceu Maria Teresa del Toro y Alaysa, com quem se casou em 1801. Porém, quando retornou à Venezuela em 1807, sua esposa contraiu febre amarela e morreu pouco depois.

A partir daí começou a atuar na política de seu país, auxiliando em sua independência. Bolívar também visitou o México, os Estados Unidos e Cuba. Além da Espanha, na Europa, também visitou a França e a Itália.

Mais tarde, esteve na Inglaterra para participar de uma missão diplomática e pedir apoio financeiro, mas não obteve sucesso.

Quando retornou, seu foco foi auxiliar na independência dos países da América do Sul que estavam sob o domínio espanhol.

Processo de Independência da América Espanhola

Na Venezuela, Bolívar foi oficial do exército revolucionário e participou de diversas batalhas de libertação contra os espanhóis.

Na Batalha de Boyacá, que ocorreu em 1819, libertou a Colômbia do domínio espanhol. E, na Batalha de Carabobo (1821) Bolívar libertou a Venezuela.

No ano seguinte, e com o auxílio de Antonio José de Sucre (1795-1830), um de seus oficiais do exército, libertou o Equador na Batalha de Pichincha.

Após as vitórias de independência dos países da América espanhola, Bolívar tornou-se presidente da Grã-Colômbia que reunia os países: Venezuela, Colômbia e Equador.

Para ele, a ideia de unir a América do Sul num grande país estava sendo moldada.

Simón Bolívar e San Martín

Qual era o grande sonho de Simón Bolívar para a América após a independência?

Monumento de Simón Bolívar e San Martín em Guayaquil, Equador

Enquanto Bolívar libertava alguns países do domínio espanhol, o argentino José de San Martín (1778-1850), lutava contra as tropas para libertar Argentina, Chile e Peru.

Depois de se encontrar com Martin, o argentino não quis unir suas forças às de Bolívar. Assim, Martin resolveu sair da América deixando nas mãos de Bolívar a responsabilidade de terminar a independência dos países.

Fim da Independência

Com a ajuda de Sucre, por fim, Bolívar libertou os outros países do domínio espanhol em 1824. Tendo como modelo os Estados Unidos, que conseguiu formar uma grande nação, Bolívar ainda tinha o intuito de criar uma grande América espanhola.

Assim, o revolucionário esperava que os outros países se unissem à Grã-Colômbia. Entretanto, ao invés disso, eles se afastaram da ideia de Bolívar.

Por conseguinte, diversos conflitos aconteceram entre esses países, e com o tempo a Grã-Colômbia deixou de existir. A tensão aumentava ainda mais, quando em 1830 Bolívar renunciou ao cargo.

Leia também: Independência da América Espanhola.

Morte de Bolívar

Após sua renúncia, Bolívar foi exilado de seu país e passou a ser odiado por seus inimigos. Nesse mesmo ano, foi viver na Colômbia e morreu em Santa Marta dia 17 de dezembro de 1830, vítima de tuberculose.

Com o passar do tempo, seu esforço e determinação foi sendo reconhecido. Hoje Bolívar é idolatrado em diversos países e considerado uma das maiores figuras históricas da América do Sul.

Bolivarismo

O bolivarismo designa o conjunto de doutrinas políticas e ideológicas que estão fundamentadas nas ideias de Simón Bolívar.

Os bolivarianos são aqueles que seguem os ideais traçados por Simón Bolívar. Hugo Chávez, ex-presidente da Venezuela, declarou ser adepto das ideias do revolucionário.

O Bolivarismo, dentre outras coisas, propõe a união dos países latino-americanos. Essa vertente está pautada nos principais documentos assinados por Bolívar: Carta de Jamaica, Discurso de Angostura e Manifesto de Cartagena.

Filme

Com direção de Alberto Arvelo foi lançado em 2014 o filme “O Libertador” (The Liberator) baseado na vida e nas ações de Bolívar.

Frases de Bolívar

  • “Compatriotas. As armas vos darão a independência, as leis vos darão a liberdade.”
  • “Juro por Deus, juro por meus pais e juro por minha honra que não descansarei enquanto viver até que tenha libertado a minha pátria.”
  • “Todos os povos do mundo que lutaram pela liberdade exterminaram no final a seus tiranos.”
  • “Louvado seja aquele que correndo por entre os escombros da guerra, da política e das desgraças públicas, preserva sua honra intacta.”
  • “As nações marcham para sua grandeza ao mesmo passo que avança sua educação.”

Questões de Vestibular

1. (FGV-2009) Na Carta da Jamaica, de 1815, [Simón Bolívar] escreveu: "Eu desejo, mais do que qualquer outro, ver formar-se na América a maior nação do mundo, menos por sua extensão e riquezas do que pela liberdade e glória".

(Flavio de Campos e Renan Garcia Miranda, "Oficina de História - história integrada")

A intenção de uma América hispânica independente e formando um único país, entre outros motivos, não prevaleceu em razão:

a) de um acordo entre franceses e ingleses, assinado no Congresso de Viena.
b) do interesse espanhol em enfraquecer o poderoso Vice-Reinado da Nova Granada.
c) dos fortes e decisivos interesses ingleses, norte-americanos e das próprias elites locais da América.
d) da deliberada ação do Brasil, preocupado com a formação de um poderoso Estado na América.
e) das tensões entre as elites do México e Peru, que disputavam a hegemonia sobre a América.

Ver Resposta

Alternativa c: dos fortes e decisivos interesses ingleses, norte-americanos e das próprias elites locais da América.

2. (Cesgranrio-2000) O sonho de união da América Latina é muito antigo. Bolívar foi o primeiro que formulou o ideal de integração americana. Várias propostas surgiram posteriormente até chegarmos ao Mercosul. Assinale a opção que contém um dos objetivos de Bolívar.

a) Emancipar a América Latina como uma associação comercial unitária, que, posteriormente daria a origem à ALALC.
b) Desenvolver a industrialização no continente sob a hegemonia norte-americana para fazer frente à forte economia inglesa.
c) Desenvolver a solidariedade continental em torno da hegemonia do Canadá, estabelecendo um intercâmbio direto deste com todos os países latino-americanos.
d) Estabelecer uma política separatista respeitando as diferenças culturais e até linguísticas entre os países latino-americanos.
e) Criar uma Confederação dos Estados Americanos face à possível contraofensiva da Europa apoiada pela Santa Aliança.

Ver Resposta

Alternatva e: Criar uma Confederação dos Estados Americanos face à possível contraofensiva da Europa apoiada pela Santa Aliança.

3. (Unesp-2013) Leia:

É uma ideia grandiosa pretender formar de todo o Novo Mundo uma única nação com um único vínculo que ligue as partes entre si e com o todo. Já que tem uma só origem, uma só língua, mesmos costumes e uma só religião, deveria, por conseguinte, ter um só governo que confederasse os diferentes Estados que haverão de se formar; mas tal não é possível, porque climas remotos, situações diversas, interesses opostos e caracteres dessemelhantes dividem a América.

(Simón Bolívar. Carta da Jamaica [06.09.1815]. Simón Bolívar: política, 1983.)

O texto foi escrito durante as lutas de independência na América Hispânica. Podemos dizer que,

a) ao contrário do que afirma na carta, Bolívar não aceitou a diversidade americana e, em sua ação política e militar, reagiu à iniciativa autonomista do Brasil.
b) ao contrário do que afirma na carta, Bolívar combateu as propostas de independência e unidade da América e se empenhou na manutenção de sua condição de colônia espanhola.
c) conforme afirma na carta, Bolívar defendeu a unidade americana e se esforçou para que a América Hispânica se associasse ao Brasil na luta contra a hegemonia norte-americana no continente.
d) conforme afirma na carta, Bolívar aceitou a diversidade geográfica e política do continente, mas tentou submeter o Brasil à força militar hispano-americana.
e) conforme afirma na carta, Bolívar declarou diversas vezes seu sonho de unidade americana, mas, em sua ação política e militar, reconheceu que as diferenças internas eram insuperáveis.

Ver Resposta

Alternativa e: conforme afirma na carta, Bolívar declarou diversas vezes seu sonho de unidade americana, mas, em sua ação política e militar, reconheceu que as diferenças internas eram insuperáveis.

Qual era o grande sonho de Simón Bolívar para a América após a independência?

Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.

Qual era a meta de Simón Bolívar para a toda a América?

Sua atuação foi primordial para o processo de independência de diversos países da América do Sul: Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. Bolívar tinha como principal objetivo criar um grande país e acreditava na emancipação latino-americana.

Qual era o sonho de Simón Bolívar e por que Achava

Um filósofo que costumava pensar em voz alta. E um romântico que ansiava alcançar tanto em tão pouco tempo: a democracia, a justiça e a unidade latino-americana. São várias as facetas de Simón Bolívar, que um dia sonhou em lançar a pedra fundamental da liberdade sul-americana.

Qual era o sonho de Bolívar ele se tornou realidade?

Assim, o sonho de Bolívar de uma nova república federalista, nos moldes dos Estados Unidos, foi gradualmente sucumbindo aos interesses particulares de grupos que tinham pouco ou nenhum respeito pelos princípios liberais defendidos pelo principal líder da independência dos países hispano-americanos.

Qual era o grande projeto de Simón Bolívar e por que não deu certo?

O projeto de Simon Bolívar era Republicano, enquanto o de San Martin, outro libertador, era monarquista. Para este segundo, era importante que as colônias independentes se transformassem em pequenas monarquias governadas por príncipes europeus convidados. Para Bolívar a visão de Martín estava errada.