Qual é o processo de formação dos combustíveis fósseis?

Ouça este artigo:

Combustíveis fósseis são aqueles materiais combustíveis resultado de um processo muito lento de decomposição de restos de plantas e de animais. O nome "fóssil" surge pelo tempo que demora à sua formação, vários milhões de anos. Estes recursos que agora se utilizam foram formados há aproximadamente cerca de 65 milhões de anos. Existem três grandes tipos de combustíveis fósseis, como o carvão, petróleo e o gás natural.

Carvão

Qual é o processo de formação dos combustíveis fósseis?
Consiste em um substância de aparência preta e rígida, semelhante a uma pedra. Entre os elementos de sua composição estão o carbono, hidrogênio e oxigênio e diversas quantidades de enxofre. Por meio da exploração mineira são extraídos as principais variedades de carvão mineral, como linhito, antracito e hulha. Nos últimos 25 anos, a produção de carvão mineral em todo o mundo cresceu cerca de 65%. O carvão é dentre os três o recurso mais abundante, e ao mesmo tempo o mais poluente, pois produz 1,37 vezes mais dióxido de carbono do que petróleo, para igual conteúdo energético, emitindo ainda quantidades significativas de outros poluentes do ar, em especial o óxido de nitrogênio, óxido de enxofre e cinzas. Supre ainda cerca de 24% das necessidades primárias de energia mundial.

Petróleo

Qual é o processo de formação dos combustíveis fósseis?

Formado por uma mistura complexa de hidrocarbonetos. Encontra-se impregnado em rochas porosas, em conjunto com o gás natural e à água, sendo estes locais designados jazidas de petróleo. Apesar de conhecido há muitos séculos, só recentemente seu uso como combustível consolidou-se, sendo que na década de 60 tornou-se o principal elemento combustível da indústria como um todo. As suas reservas mundiais limitam-se a alguns poucos locais em determinados países, na sua maioria localizados no hemisfério sul, sendo que o seu consumo está em sua maioria, em países da América do Norte. Seu emprego na vida moderna é bastante diverso, indo de material combustível de autmóveis, aviões, navios e no aquecimento de casas e prédios, é ainda matéria-prima para plásticos, produtos químicos, fertilizantes e tecidos.

Gás Natural

Mais leve que o ar, condição vantajosa em questões de aplicação de segurança, constituído em sua maioria por metano. Gás altamente inflamável disponível em reservatórios subterrâneos. Sua queima é menos poluente que a do petróleo ou a do carvão, sendo que seu aproveitamento depende de bombeamento e consquente transporte.

Importante fonte de geração de energia e produção industrial, sendo que a sua forma liquefeita e comprimida é também utilizada em veículos automotivos. Sua contribuição para a demanda primária total de energia deve subir em torno de 25% até 2030.

Bibliografia:
https://web.archive.org/web/20090419090335/http://www.ceeeta.pt:80/energia/files/09/01-Combustiveis_Fosseis.pdf
https://web.archive.org/web/20130628232355/http://www.bbc.co.uk:80/portuguese/especial/1931_energia/page2.shtml

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/quimica/combustiveis-fosseis/

Arquivado em: Combustíveis

Os combustíveis fósseis são aqueles que vieram da decomposição de seres vivos, animais e vegetais, através de milhares de anos. Entre eles, os principais são o petróleo, o gás natural e o carvão.

  • Petróleo:

A teoria mais aceita para a formação do petróleo é que restos de organismos vegetais e animais (seres marinhos, principalmente unicelulares) se acumularam em camadas sedimentares no fundo de lagos e mares, onde o oxigênio foi preservado, e foram então submetidos à ação de bactérias, do calor e da pressão das camadas superiores, sofrendo decomposição. Esse petróleo originado ficou então preso nos poros no interior da rocha.

Essa decomposição demorou realmente muito tempo; estima-se que seja algo em torno de 10 milhões de anos a 500 milhões de anos.

Qual é o processo de formação dos combustíveis fósseis?

O petróleo é uma mistura de hidrocarbonetos (compostos orgânicos formados somente por ligações entre átomos de carbono e hidrogênio), podendo conter, também, enxofre, nitrogênio, oxigênio e alguns metais em sua composição.

O petróleo não costuma ser usado puro, ele é refinado e seus derivados são amplamente usados na sociedade como combustíveis e também como matérias-primas para a produção de quase todos os plásticos.

Abaixo temos alguns derivados do petróleo e suas aplicações. Observe que a forma e as propriedades deles estão relacionadas à quantidade de átomos que formam suas cadeias, ou seja, quanto mais átomos de carbono a cadeia tiver, mais pesado e viscoso será o derivado.  

Qual é o processo de formação dos combustíveis fósseis?

Entre essas frações, a que possui maior aplicação é a gasolina.

  • Gás natural:

O gás natural é encontrado principalmente em jazidas, geralmente em associação ao petróleo, pois ele também é um combustível fóssil, sendo resultado da degradação ao longo de milhares de anos de matéria orgânica, como restos de animais, flores, plantas e outros.

Esse gás é basicamente composto de metano (CH4) e outros hidrocarbonetos leves. Ele vem sendo usado para gerar energia elétrica, em indústrias, para geração de calor, e como combustível de automóveis.

Estima-se que o Brasil tenha reservas de gás natural da ordem de 650 milhões de m3, que ficam principalmente na bacia de Campos. Esse gás é transportado por meio de gasodutos e é um ótimo combustível porque tem poder calorífico alto e também é menos poluente que os derivados do petróleo, pois possui menos impurezas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Qual é o processo de formação dos combustíveis fósseis?

  • Carvão:

O carvão é resultado da decomposição apenas de matéria orgânica de origem vegetal, e não animal, como se dá no caso do petróleo e do gás natural. O carvão passou a ser bastante utilizado com o advento da Revolução Industrial em meados do século XVII. Sua queima produzia vapor que movia as máquinas das fábricas, as locomotivas e os navios.

Infelizmente, o carvão libera grandes quantidades de óxidos para a atmosfera, porque ele contém altos teores de enxofre. Isso agrava o problema do aquecimento global e das chuvas ácidas.

Qual é o processo de formação dos combustíveis fósseis?

  • Problemas dos combustíveis fósseis:

Como vimos, os combustíveis fósseis se mostraram muito úteis na geração de energia para o desenvolvimento de nossa sociedade. Porém, as suas utilizações em larga escala possuem alguns pontos negativos. Veja alguns:

- Poluição: Visto que todos os combustíveis fósseis são originados da decomposição de matéria orgânica, todos eles possuem em sua constituição quantidades variáveis de substâncias que contêm enxofre.

Conforme já mencionado, isso gera grande poluição para o meio ambiente, como a chuva ácida. A queima desses combustíveis e de seus derivados, principalmente do diesel e da gasolina, libera ainda outros gases poluentes que aumentam o efeito estufa e, consequentemente, pioram o problema do aquecimento global.

- Impactos ao meio ambiente: O gás natural é o que emite menos poluentes, porém, o seu transporte e estocagem exigem gasodutos imensos, que podem causar impactos ao meio ambiente.

Qual é o processo de formação dos combustíveis fósseis?

- Fontes não renováveis: Outro ponto ruim desses combustíveis é que eles não são renováveis, portanto, suas reservas se esgotarão em algum momento, mudando drasticamente a sociedade que conhecemos. É por isso que é tão urgente a busca de novas fontes de energia, que sejam renováveis e que não agridam o meio ambiente.

Como é o processo de formação de combustíveis fósseis?

Os combustíveis fósseis originaram-se exatamente por meio da decomposição lenta dos seres vivos animais e vegetais ao longo de milhares ou milhões de anos.

Como ocorre o processo de formação de combustíveis fósseis e quais os principais tipos existentes?

Os combustíveis fósseis têm esse nome, porque são formados a partir de restos de plantas, animais e outros seres mortos que se acumularam no subsolo terrestre e que, ao longo de milhares de anos, sofrem certas transformações físicas e químicas e se transformam em um componente que pode ser transformado em energia, a ...

Onde se formam os combustíveis fósseis?

Onde são encontrados combustíveis fósseis O petróleo costuma ser achado entre rochas sedimentares em áreas de antigos mares, onde viviam as criaturas cuja decomposição dá origem a ele, em reservatórios debaixo da terra ou sob a plataforma continental.

Como se deu a formação dos combustíveis fósseis e sua importância e utilização?

Os combustíveis fósseis recebem esse nome porque sua origem está ligada à decomposição de restos de animais e plantas durante milhares ou, às vezes, milhões de anos. São amplamente utilizados desde a Revolução Industrial, pois possuem uma grande capacidade de produção de energia e um alto poder de calor.