Qual é o principal objetivo da prática de slackline como funciona e quais capacidades físicas principais Ele desenvolve?

Nunca andar na corda bamba fez tão bem à saúde. Assim é o slackline, prática esportiva que ganha cada vez mais adeptos no Brasil. Com o conceito de deixar mente e corpo em constante equilíbrio, através de uma atividade física prazerosa, desafiadora e ao ar livre , a modalidade é uma ótima opçãopara quem busca novas alternativas de bem-estar e qualidade de vida.

O slackline surgiu na Califórnia, Estados Unidos, no início da década de 80. De lá, o esporte virou mania pelas praias e parques da a Europa e ganhou o resto do mundo. Na atividade, o atleta tem como objetivo principal se equilibrar em cima de uma fita de poliéster ou nylon, cuja largura varia de 2,5 a 5 centímetros. No total, são quatro modalidades principais que diferem entre si pela distância, acrobacias e locais onde são realizadas. Conheça mais!

Principais modalidades do slackline

Trickline: É a modalidade mais praticada. Ela é feita a partir de 60 cm de altura e permite manobras de saltos e equilíbrio extremo.

Longline: É a prática realizada em fitas com comprimento a partir de 20 metros. Esta modalidade exige do praticante bastante condicionamento físico, pois quanto maior o comprimento da fita mais força muscular e equilíbrio são necessários.

Highline: É a modalidade que requer mais conhecimento e prática, por isso, em sua maioria, apenas atletas do esporte a pratica. Ela é feita em alturas superiores a 5 metros, sendo necessário um bom conhecimento de alpinismo, pois a utilização de equipamentos de segurança e conhecimento técnico de sistema de redução são obrigatórios.

Waterline: É a pratica do slackline sobre a água. Seja em piscinas, rios ou praias esta é a modalidade mais refrescante e descontraída, já que podem ser realizadas diversas manobras do trickline e as quedas não oferecem maiores perigos.

Slackline para todas as idades

Muito popular entre os jovens, o slackline começa a ser praticado por pessoas de todas as idades. Além das questões do equilíbrio corporal, o esporte também colabora para aumentar a resistência, a força, a agilidade e a elasticidade. Rafael Bridi, detentor do recorde sul-americano de distância em "highline", destaca a eficiência do esporte para a melhor qualidade de vida:

"O slackline é uma atividade completa que permite trabalhar músculos que dificilmente seriam desenvolvidos em outras atividades. Além disso, o papel social do esporte permite que o praticante esteja em contato com o ar livre, valorizando as áreas verdes das cidades e incentivando e ampliando o acesso da população à modalidade", enfatizou a atleta, acreditando que, com um pouco de prática e paciência, todo mundo consegue aprender a ficar em cima da fita: "A princípio, parece uma atividade muito difícil, porém ao tentar inúmeras vezes o corpo começa a se adaptar aos movimentos e ao balanço constante", afirma Bridi.

Regras básica para começar no slackline: Segundo Bridi, usar equipamentos adequados é fundamental para o conforto e a segurança do praticante. "Antes de começar é preciso buscar informação sobre o esporte, sobre locais para se exercitar e também sobre grupos que se reúnem para praticá-lo", enfatiza o profissional.

O slackline é um esporte no qual a pessoa precisa se equilibrar sob uma fita estreita e flexível que fica amarrada a alguns centímetros do chão. Desta forma, o principal benefício deste esporte consiste na melhora do equilíbrio, uma vez que não é possível ficar em cima da fita sem uma boa capacidade de equilíbrio.

No entanto, existem muitos outros benefícios relacionados com a prática deste esporte, como desenvolvimento muscular, correção da postura ou melhora da concentração e do foco, por exemplo.

De fato, os benefícios do slackline já são reconhecidos desde os tempos antigos, sendo praticado nas culturas mais antigas da Grécia e, atualmente, este esporte tem sido praticado por um número crescente de pessoas por todo o mundo.

1. Melhora o equilíbrio

Este é o benefício mais evidente do uso do slackline, pois, como a fita utilizada é estreita e flexível, fica muito difícil manter o equilíbrio sem cair. Assim, este é um esporte perfeito para evitar a perda de equilíbrio que surge naturalmente com a idade e que aumenta o risco de quedas que podem provocar lesões graves.

2. Aumenta a força corporal

Para manter o correto equilíbrio do corpo em cima do slackline os músculos de todo o corpo, especialmente os do core e pernas, precisam ficar constantemente contraídos. Desta forma as fibras musculares são bem estimuladas e os diferentes músculos do corpo tornam-se mais fortes.

3. Corrige a postura

Como é necessário manter as pernas mais estáveis que a parte superior do corpo, é possível aprender sobre a distribuição de forças e peso do próprio corpo, o que melhora a postura no dia-a-dia.

Além disso, com a melhora do equilíbrio e aumento de força nos músculos do core e costas, torna-se mais fácil manter um alinhamento da coluna, diminuindo as dores nas costas e pescoço, por exemplo.

4. Melhora a concentração, o foco e a memória

Ao pisar na fita de slackline, ela começa a balouçar muito e, por isso, é necessário manter muita concentração para conseguir ficar em cima e não cair. Neste exercício de concentração, o cérebro treina várias das suas capacidades, sendo mais eficiente ao longo do tempo.

De acordo com um estudo feito com pessoas que praticam regularmente slackline, a relação entre o esporte e o desenvolvimento cerebral é tão forte, que além da concentração, também é possível ganhar mais memória e melhorar a capacidade para aprender.

Se tem este objetivo, veja ainda alguns exercícios que pode fazer em cada para melhorar a memória e a concentração.

5. Promove a interação social

O slackline é uma atividade muito divertida que pode ser feita com os amigos, pois garante várias horas de diversão. Além disso, a presença de amigos permite ultrapassar os próprios limites, o que ajuda a criar laços de amizade ainda mais fortes.

Preço do slackline

O preço do slackline é de aproximadamente 100 reais, no entanto o valor pode variar de acordo com o comprimento e a largura da fita, assim como a quantidade de acessórios incluída.

O equipamento necessário para fazer slackline pode ser comprado em qualquer loja que venda materiais para esporte.

Dicas para principiantes

Para quem nunca experimentou o slackline, subir para cima da fita pode parecer muito assustador e quase impossível, no entanto, algumas dicas podem ajudar mais rapidamente a pegar o jeito. Algumas dessas dicas são:

  • Não olhe para os pés, em vez disso mantenha a visão focada em um ponto em frente e na linha dos olhos e deixe que o seu equilíbrio controle os pés;
  • Mantenha as pernas relaxadas, pois quanto mais contraídos estiverem os músculos, mais a fita irá se mexer;
  • Deixe os joelhos ligeiramente dobrados, pois é mais fácil manter o equilíbrio dessa forma;
  • Pratique por, pelo menos, 20 minutos, pois esse é o tempo necessário para o cérebro aprender a coordenar todas as funções necessárias para caminhar no slackline.

Para quem está iniciando a prática deste esporte é ainda recomendado manter a fita do slackline a poucos centímetros do chão, pois é mais fácil controlar o medo e há menor risco de lesões, uma vez que as quedas são garantidas.

Quais capacidades físicas são desenvolvidas no slackline?

Mais força muscular, flexibilidade, consciência corporal e coordenação motora. Esses são alguns dos benefícios do slackline, modalidade que começa a ganhar as academias. Nada como um esporte ser encarado também como prática de lazer. Em Brasília, não é raro se deparar com pessoas se equilibrando sobre uma fita.

Qual é o principal objetivo do slackline?

O Slackline é um esporte cujo objetivo central é permanecer o maior tempo possível se equilibrando sobre uma fita de nylon, apoiada entre dois pontos fixos.

Qual é a principal habilidade física trabalhada no slackline?

O equilíbrio é a principal habilidade motora desenvolvida durante a prática do Slackline, pois o balanço da fita nos obriga a manter o corpo o mais ereto.

O que é a prática de slackline?

Principais modalidades do slackline Longline: É a prática realizada em fitas com comprimento a partir de 20 metros. Esta modalidade exige do praticante bastante condicionamento físico, pois quanto maior o comprimento da fita mais força muscular e equilíbrio são necessários.