O que são seres heterotróficos

Todos os organismos vivos necessitam de energia para realizar suas atividades e também de biomoléculas para a construção de seu corpo. Os seres humanos, por exemplo, conseguem os nutrientes necessários para a sua sobrevivência por meio da alimentação, mas nem todos os organismos agem da mesma forma. As plantas, por exemplo, não ingerem nenhum alimento.

Com base no tipo de alimentação dos seres vivos e na forma como obtêm carbono, podemos classificá-los em autotróficos e heterotróficos.

Seres autotróficos

Os seres autotróficos (do grego autós, “ de si mesmo”, e trophos, “alimentador”) são capazes de sintetizar seu próprio alimento a partir de material inorgânico. Os processos utilizados por esses seres vivos para realizar essa transformação são a fotossíntese e a quimiossíntese.

As plantas encaixam-se no grupo dos organismos autotróficos, uma vez que realizam fotossíntese. Nesse processo, a energia solar é capturada e convertida em energia química, e o carbono é fixado em compostos orgânicos. Além das plantas, são considerados organismos autotróficos fotossintetizantes algas e cianobactérias.

Além da fotossíntese, alguns organismos produzem seus alimentos pela oxidação de compostos inorgânicos, um processo chamado de quimiossíntese. Como exemplo de autotróficos quimiossintetizantes, podemos citar algumas espécies de bactérias.

Como produzem seu próprio alimento, os organismos autotróficos pertencem ao nível trófico dos produtores na cadeia alimentar. Esses organismos são a base de todas as cadeias.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que são seres heterotróficos

As plantas são organismos capazes de produzir seu próprio alimento

Seres heterotróficos

Os seres heterotróficos (do grego heteros, “outro”, e trophos, “alimentador”) são aqueles que não são capazes de produzir seu próprio alimento, necessitando de matéria orgânica já previamente produzida. Isso quer dizer que os seres heterotróficos alimentam-se de outros seres vivos para produzir energia e sintetizar suas biomoléculas. Esses organismos são incapazes de transformar material inorgânico em orgânico.

Na cadeia alimentar, os organismos heterotróficos podem ser consumidores ou decompositores. Os consumidores são aqueles que se alimentam de outros seres vivos. Animais herbívoros, carnívoros e onívoros fazem parte desse grupo.

Além de consumidores, podemos citar como organismos heterotróficos os decompositores. Fungos e bactérias são representantes desse grupo, que se destaca por degradar a matéria orgânica morta em partes menores e formas solúveis de nutrientes. Esse processo é importante porque garante que nutrientes retornem para o meio e possam ser reutilizados por outros organismos.

Resumindo:

Seres autotróficos:produzem seu próprio alimento.

Seres heterotróficos: não produzem seu próprio alimento.

O que são seres heterótrofos:

Heterótrofos são os seres vivos que não são capazes de produzir o seu próprio alimento e por isso necessitam ingerir ou absorver moléculas orgânicas pré-formadas de outros seres vivos, para obtenção de energia e síntese das biomoléculas de que necessitam.

São seres heterótrofos os animais, os protozoários, os fungos e a maioria das bactérias.

Os seres heterótrofos são incapazes de produzir material orgânico a partir de material inorgânico, diferentemente dos seres autótrofos, que o fazem através de fotossíntese ou quimiossíntese.

Em ecologia, os heterótrofos constituem o grupo dos consumidores (quase sempre animais) e dos decompositores, que são na sua maioria bactérias e fungos que decompõem as complexas substâncias dos organismos, libertando substâncias simples que, lançadas no ambiente, podem ser assimiladas pelos produtores (autótrofos).

Os seres heterótrofos alimentam-se de plantas e outros animais, utilizando esse alimento como fonte de matéria prima para o seu crescimento e para a manutenção da estrutura do seu corpo, além de fornecer energia para o seu metabolismo.

A palavra "heterótrofo" vem dos termos gregos hetero = outro, diferente e trophos = nutrição, alimento. Significa literalmente "que se alimenta de outro".

Veja também sobre autótrofos e célula eucarionte.

O que são os seres heterotróficos?

O que são seres heterótrofos? Diferentemente dos seres autótrofos, os organismos heterótrofos não são capazes de produzir seu próprio alimento, sendo necessário consumir outros seres vivos para se manterem. Eles aproveitam as fontes de carbono que constituem outros seres, como plantas e animais.

Quais seres vivos são heterotróficos?

Os organismos heterotróficos, ou heterótrofos, por sua vez, não são capazes de produzir seu próprio alimento, dependendo do consumo de material orgânico previamente formado. Entre os exemplos de organismos heterotróficos, podemos citar os animais, fungos e algumas espécies de bactérias e protistas.

O que é Heterotrofos e autótrofos?

Os autótrofos produzem sua própria comida através da luz ou de energia química. Os heterótrofos, por sua vez, comem outros organismos (animais ou plantas) para obter energia e proteínas.

O que é um ser autótrofos?

Autótrofos são os seres vivos que produzem o seu próprio alimento, ou seja, são capazes de sintetizar compostos orgânicos a partir de compostos inorgânicos através de fotossíntese ou quimiossíntese.