Qual é o principal fator que explica a diferença de médias térmicas entre as duas localidades?

A Maritimidade e a Continentalidade são dois conceitos da geografia que designam fatores climáticos que ocorrem pelo movimento das massas de água dos mares e oceanos, os quais interferem diretamente no clima (temperatura, umidade, etc) das regiões do globo.

Contudo, há uma diferença entre eles, uma vez que a maritimidade ocorre nas regiões litorâneas, as quais apresentam menor amplitude térmica (variação de temperatura), enquanto a continentalidade, sucede no interior dos continentes, ou seja, nas áreas localizadas mais distantes dos litorais, as quais apresentam maior amplitude térmica.

Para saber mais, veja o artigo: Correntes Marítimas

Diferença entre a Maritimidade e a Continentalidade

Os conceitos de maritimidade e continentalidade geram muitas dúvidas que devem ser esclarecidas. Primeiramente vale destacar que muitos fatores influenciam no clima das regiões, e um deles é a distância das regiões litorâneas.

Dessa forma, as áreas que estão situadas mais próximas do litoral, são caracterizadas por apresentarem maiores precipitações em relação as áreas que estão mais próximas do continente.

Isso explica a diferença entre o calor específico da água e da terra, na medida em que o processo de aquecimento das enormes massas de águas dos mares e oceanos, possuem maior capacidade de conservação e retenção do calor (recebido pela incidência dos raios solares), em detrimento das águas encontradas nas áreas continentais (em menor quantidade), posto que a terra perde calor mais rapidamente do que a água.

Assim, o aquecimento das imensas massas marítimas provoca a evaporação da água, que, por sua vez, se condensam e precipitam em forma de chuvas.

Nesse caso, podemos observar que as regiões mais afastadas do litoral, influenciadas pela continentalidade, apresentam maior variação de temperatura em comparação às regiões litorâneas.

Portanto, podemos constatar que quanto maior for a maritimidade do local, menor será sua amplitude térmica, ou seja, a diferença entre a menor e maior temperatura. E ainda, há de observar que onde o fator da continentalidade age, possui maior contraste entre as temperaturas de inverno e verão e entre dias e noites

Em resumo, podemos definir os dois conceitos da seguinte maneira:

  • Maritimidade: é um fator climático o qual se define pela proximidade em que se encontra dos mares e oceanos, de modo que apresentam maior umidade e índice pluviométrico, e por sua vez, menor variação de temperatura.
  • Continentalidade: é um fator climático determinado pela distância que se encontra dos mares e oceanos, de modo que apresentam baixo índice pluviométrico e umidade, e além disso, maior variação de temperatura.

Leia também sobre massas de ar e umidade do ar.

Questão 1

 “Embora pareça imperceptível, o ar presente na atmosfera exerce pressão sobre nós, por causa da força da gravidade. Essa pressão, denominada pressão atmosférica, é a força provocada pelo peso do ar sobre uma superfície, cujo valor é expresso em milibares (mb)”.

(MARTINS, D. et al. Geografia sociedade e cotidiano: fundamentos. Volume 01, 3ª ed. São Paulo: escala educacional, 2013. p.125).

Considerando os efeitos da pressão atmosférica no nosso cotidiano, podemos afirmar que uma das consequências de sua elevação em uma área é:

a) a oscilação não previsível das temperaturas.

b) a diminuição constante das altitudes.

c) a transformação das paisagens.

d) o desgaste das formas de relevo.

e) a repulsão dos ventos atmosféricos.

Questão 2

A umidade é um importante elemento atmosférico, pois refere-se à quantidade de água presente no ar na forma de vapor, interferindo em várias configurações climáticas, entre as quais, podemos citar:

a) o controle das temperaturas.

b) a alteração do regime das estações do ano.

c) a presença de vegetação.

d) o deslocamento das massas de ar.

e) a manifestação de anomalias atmosféricas.

Questão 3

O principal fator responsável pelas diferenças climáticas existentes na Terra é a radiação solar, pois todo o calor absorvido pelo nosso planeta é proveniente do Sol. Entre os fenômenos cuja ocorrência vincula-se à manifestação dos raios solares, destacam-se:

a) o aumento da umidade e da amplitude térmica.

b) a existência do efeito estufa e das zonas térmicas.

c) a redução da pressão e da inversão térmica.

d) a regulação das precipitações e da circulação atmosférica.

e) o ciclo das estações do ano e do regime de chuvas.

Questão 4

(PUC-RJ)

Qual é o principal fator que explica a diferença de médias térmicas entre as duas localidades?

Paisagem de um deserto

Levando-se em consideração a paisagem selecionada, a única característica climática correta para a região destacada é:

a) alta amplitude térmica.

b) elevada evapotranspiração.

c) reduzida taxa de insolação.

d) inexistência de pluviosidade.

e) intensa umidade relativa do ar.

Respostas

Resposta Questão 1

Com o aumento da pressão atmosférica, os ventos tendem a deslocar-se em direção às áreas mais frias e de menor pressão. Assim, quanto maior for a diferença de pressão entre duas áreas, maior será a velocidade do deslocamento dos ventos entre elas.

Alternativa correta: letra E

Resposta Questão 2

A umidade interfere no clima a partir de uma relação inversa à amplitude térmica: quanto maior a umidade, menor a variação das temperaturas.

Alternativa correta: letra A

Resposta Questão 3

A radiação solar é, em partes, absorvida pela superfície terrestre e oceânica e, em partes, refletida pela mesma superfície e também pela atmosfera, que a reflete de volta novamente em um ciclo chamado de efeito estufa. Além disso, a diferença com que a radiação solar incide sobre as várias latitudes provoca a formação das zonas térmicas da Terra.

Alternativa correta: letra B

Resposta Questão 4

Nas áreas de deserto, não existe umidade do ar, que possui a função de regular as temperaturas, conservando-as durante todo o dia. Com isso e também pela oscilação térmica da areia, a amplitude das temperaturas é muito elevada. A depender da localidade, há uma diferença de 50ºC entre a hora mais quente do dia e o momento mais frio.

Alternativa correta: letra A

Quais são as medidas térmicas?

No Sistema Internacional de Unidades (SI) a temperatura pode ser medida em três escalas: Escala Celsius (°C) Escala Kelvin (K) Escala Fahrenheit (°F)

Quais são as médias térmicas mensais dessa cidade no verão e no inverno?

Resposta. As médias térmicas dessas cidades no verão e no inverno, são a seguintes: Chicago oscila entre 20° no verão e -10° com sensação térmica de -20 no inverno. Miame cerca de 20º no verão e no inverno fica em torno de 5 graus.

Quais são as latitudes de Chicago e Miami?

A) As latitudes aproximadas de Chicago e Miami, são as seguintes: Chicago fica a 41°50'15''N e 87°40'55''O. Miame fica 25°47'16''N e 80°13'27"O.