Qual é o dia da semana de tranca rua?


Qual é o dia da semana de tranca rua?

  • Share on Whatsapp
  • Share on Telegram
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on Pinterest
  • Share on Linkedin

Qual é o dia da semana de tranca rua?

O Tranca Ruas é uma das linhagens mais populares e misteriosas de Exu. Mas você sabe tudo sobre ele? Veja abaixo 5 curiosidades que a maioria das pessoas desconhece do Exu Tranca Ruas.

  • Qual é o dia da semana de tranca rua?

    Dentre todas as linhas, o Exu Tranca Ruas é o mais conhecido nas manifestações religiosas brasileiras. Esse “sobrenome” revela a falange Tranca Ruas, onde encontramos diversos trabalhadores dessa linhagem: Tranca Ruas das Sete Encruzilhadas, Tranca Ruas das Almas, Tranca Ruas de Embaré, e muitos outros.  Cada um desses nomes designa o campo de atuação daquele Exu. Não existe um Exu que seja apenas Tranca Ruas, essa é apenas a falange dele que sustenta os trabalhadores desse tipo de atuação.

    Por que ele se tornou tão popular?

    Essa falange se tornou popular porque eles se revelam frequentemente aos médiuns, mas raramente revelam o seu “sobrenome”, por isso muitos deles acabam sendo identificados apenas como Tranca Ruas, quando na verdade são muitas entidades diferentes. Os nomes são apenas simbólicos e delimitam o campo de atuação, já que todos os Tranca Ruas em essência são regidos por Ogum.

  • Qual é o dia da semana de tranca rua?

    Exu aos modos do Brasil

    Nos cultos de origem africana praticados no Brasil, comumente chamados de religiões afro-brasileiras, é comum encontrar termos que referem os Exus com o “sobrenome” do seu Orixá associado, como por exemplo: Exu Bará, Exu L’Ônan, etc.

    A partir da criação da Umbanda, a religião essencialmente brasileira, no século XIX, os Exus Tranca Ruas mostraram-se de maneira diferenciada, em um processo de transição que o colocou em um contexto urbano e bem brasileiro.

    Exu Tranca Ruas antes era identificado como um senhor, um cavaleiro ou um rei. Mas na Umbanda, a sua representação é “abrasileirada”, um homem comum, das massas, das ruas e por isso ganhou essa particularidade na representação dos terreiros de Umbanda. Hoje o nosso Tranca Ruas é literalmente brasileiro, ele se consolidou e se popularizou como o Exu Tranca Rua e desenvolve fortemente o seu trabalho dentro do rito Umbandista.

  • Qual é o dia da semana de tranca rua?

    Exu Tranca Ruas é guardião da Lei

    Dentro da Linhagem Tranca Ruas, existe o Senhor Tranca Ruas, quem os pesquisadores consideram como a mente por trás de toda essa linhagem na Umbanda Sagrada de trono. A força mental que sustenta todas as entidades dessa linhagem está ligada ao Orixá Ogum. Os trabalhadores dessa linhagem são sustentados por Ogum para realizar os trabalhos de abrir, trancar, cortar, encaminhar, interceder por caminhos.  São elas todas ações referentes ao mistério pelo qual Ogum é responsável. Essa atuação é considerada a quinta linha da Umbanda, encarregada da Lei Divina e da Ordenação. Portanto, todos os Exus que respondem pela falange de Tranca Ruas, são Guardiões da Lei por excelência.

    Como assim?

    Por exemplo, o Exu Tranca Rua das Almas. A sua essência é da “Ordem e Direcionamento” por ser regido por Ogum, e seu campo de atuação está no mistério da evolução pelo seu “sobrenome” das Almas. Portanto, esse é um Exu da Lei que atua direcionando e organizando os aspectos da evolução dos seres.

  • Qual é o dia da semana de tranca rua?

    Como assim? Muitos conhecem o Exu Tranca Ruas mas muito pouca se sabe sobre ele pois é uma linhagem disseminada da religião de forma misteriosa. Pouco se sabe sobre cada uma das entidades, pois elas são muitas e muitas vezes escondem sua identidade. Percebe-se pela sua atuação que é o Tranca Ruas dos Caminhos, do Cruzeiro, das 7 encruzilhadas, mas é difícil obter mais informações sobre eles. Muitos estudos têm sido feitos sobre as entidades da Umbanda, mas essa falange persiste como uma das mais misteriosas.

  • Qual é o dia da semana de tranca rua?

    Tranca Ruas de branco

    Quem conhece a Umbanda sabe que raramente a manifestação dos espíritos vêm a trabalho vestidas de branco. Mas o Exu Tranca Ruas pode sim manifestar-se com essa cor nas velas, cartolas e roupas. Apesar de pouco comum, é legítimo e isso se relaciona com a regência que cada Tranca Ruas pertence. Por isso não se engane pelas cores, ele pode se manifestar também em cor branca.

    E você? Quantas dessas curiosidades sobre o Exu Tranca Ruas você conhecia? Quais delas eram novidade para você? Se houver alguma particularidade que você conhece sobre ele, compartilhe conosco através dos comentários.

Esse artigo foi inspirado nessa publicação e livremente adaptado ao Conteúdo WeMystic.


Saiba mais :

  • Exu Tranca Ruas: o mistério de um Exu
  • Exus e pomba giras como nossos guias
  • Os pilares da umbanda e seu misticismo


Qual é o dia dos Exus?

O dia da semana atribuído a Exu é segunda-feira e 13 de junho é seu dia comemorativo. A data faz com que, no sincretismo com a religião católica, Exu seja representado por Santo Antônio.

Qual a cor da guia de tranca rua?

Cor: Preto e Branca.

O que o Tranca Rua gosta de beber?

Em geral bebidas destiladas são oferecidas: cachaça, conhaque, uísque. Fuma charuto. Por ser um Exu ligado às Almas, Tranca Rua das Almas atua protegendo ambientes e pessoas de Eguns. Por esse mesmo motivo, o Dia de Finados é um dia votivo específico para esta entidade.

Qual o símbolo do seu Tranca Rua?

Suas cores são branco, preto e vermelho, e geralmente é representado com um tridente, o que ao longo do tempo fez com que fosse associado, por membros de religiões de matriz cristãs a uma figura maligna, pelo fato de serem espíritos que trabalham em religiões de matriz africana.