Qual e o conceito de histórias em quadrinhos?

História em quadrinhos refere-se à sucessão ou série de vinhetas que permitem contar uma história. O conceito também se refere à revista ou ao livro formado por quadrinhos.

Quadrinhos, gibi, HQ e banda desenhada (em Portugal) são alguns dos sinônimos da palavra. As histórias em quadrinhos podem ser desde uma tira até um livro com muitas páginas.

Pode-se dizer que uma história em quadrinhos apresenta uma sucessão de desenhos organizados de forma a permitir a transmissão dos dados necessários para que o receptor registre o desenvolvimento da história. O leitor, à medida que avança nos quadrinhos, está adquirindo novos conhecimentos sobre a narrativa.

Um quadrinho pode ser apresentado em uma tira de imprensa, em uma página de jornal ou revista, ou em uma publicação exclusivamente dedicada a ele (como um livro). Também pode ser apresentado em um site da Internet.

Existem vários gêneros de quadrinhos. Um dos mais populares é a história em quadrinhos de ação ou aventura que apresenta como protagonistas super-heróis. Batman, Superman, Homem-Aranha e Capitão América são alguns dos personagens mais famosos dos quadrinhos. As editoras mais conhecidas ao nível mundial desse tipo de quadrinhos são os americanos: Marvel Comics e DC Comics.

Os amantes de histórias em quadrinhos geralmente se reúnem em vários encontros e eventos. Entre eles, destaca-se a San Diego Comic-Con (Estados Unidos), simplesmente conhecida como a Comic-Con.

Citação

Equipe editorial de Conceito.de. (26 de Novembro de 2019). Conceito de história em quadrinhos. Conceito.de. https://conceito.de/historia-em-quadrinhos

Qual o conceito da história em quadrinho?

As histórias em quadrinhos são narrativas gráficas compostas por textos e imagens. Apresentam diversidades de publicações e tom humorístico, contribuindo para uma visão crítica da sociedade e interpretação de contextos atemporais.

Qual e o conceito de quadrinhos e tirinhas?

A tirinha é uma sequência de quadrinhos que geralmente faz uma crítica aos valores sociais. Este tipo de texto humorístico é publicado com regularidade. Pode-se dizer que são como as histórias em quadrinhos (HQ's), porém bem mais curtas. As tirinhas podem estar contidas em jornais, revistas e em sites da Internet.

Quais são as 5 principais características das histórias em quadrinhos?

Principais características das histórias em quadrinhos.
Balões com linhas contínuas representam uma fala comum;.
Balões com bordas pontiagudas expressam gritos;.
Balões com linhas pontilhadas indicam sussurro;.
Balões com linhas simples e ponta em forma de raio: representam uma fala eletrônica;.

Quais são os principais elementos das histórias em quadrinhos?

- Os que contém imagens e palavras. A forma mais clássica de quadrinhos com imagens e palavras costuma ser a que apresenta quatro imagens separadas, ou seja, vinhetas, nas quais os personagens dialogam ou é apresentado um texto que dá sentido ao que é mostrado. - A graphic novel (também conhecida como romance gráfico).