Que fatores nos processos de independência da América espanhola foram determinantes para que conceito de liberdade não fosse entendido de uma forma única?

4 - Leia o texto abaixo, de autoria da historiadora Maria Lígia Prado, e responda a questão que segue: “ Liberdade, no entanto, não é um conceito entendido de forma única; tem significados diversos, apropriados também de formas particulares pelos diversos segmentos da sociedade. Para um representante da classe dominante venezuelana, Simón Bolívar, liberdade era sinônimo de rompimento com a Espanha para a formação de fulgurantes nações livres que seriam exemplo para o resto do universo. Mas, principalmente, nações livres para comerciar com todos os países, livres para produzir, única possibilidade, segundo essa visão, do desabrochar do Novo Mundo. Já para Dessalines, o líder da revolução escrava do Haiti, (...) a liberdade, antes de tudo, queria dizer o fim da escravidão, mas carregava um conteúdo radical de ódio aos opressores franceses.(...) Para outros dominados e oprimidos, como os índios mexicanos, a liberdade passava distante da Espanha e muito próxima da questão da terra. Na década de 1810, os líderes da rebelião camponesa mexicana, (...) Hidalgo e Morelos, clamavam por terra para os deserdados. ” PRADO, Maria Lígia. A formação das nações latino-americanas. São Paulo: Atual; Campinas: Editora da UNICAMP, 1986. p. 12-15. 

Que fatores, nos processos de independência da América Espanhola, foram determinantes para que o conceito de liberdade não fosse entendido de uma forma única ?

Resposta: De acordo com o texto, o conceito de liberdade varia de acordo com os variados setores da sociedade. Ao falar das elites, personificado por Simón Bolívar, a liberdade em relação a Espanha representava o livre-comércio, a quebra do pacto colonial. Para Dessalines, líder escravo da independência do Haiti, a independência representou o fim da escravidão, e no caso, das classes camponesas, representava pelos padres mexicanos Hidalgos e Morellos, a liberdade é representada por terra para quem não possuía.

Que fatores no processo de independência da América espanhola foram determinantes para que o conceito de liberdade não fosse entendido de uma forma única?

12-15. Que fatores, nos processos de independência da América Espanhola, foram determinantes para que o conceito de liberdade não fosse entendido de uma forma única ? Resposta: De acordo com o texto, o conceito de liberdade varia de acordo com os variados setores da sociedade.

Que fatores nos processos de independência da América espanhola foram determinantes para que?

A Independência da América Espanhola foi motivada pela insatisfação colonial com a metrópole, a desestabilização política pós-Período Napoleônico, pelas ideias iluministas, entre outras razões. Os criollos foram os principais agitadores das lutas por emancipação.

Quais as principais consequências do processo de independência da América espanhola?

A fragmentação de territórios deu origem a nações completamente novas. No entanto, a consequência mais emblemática foi o enfraquecimento da Espanha como potência mundial. As perdas com as colônias foram inestimáveis para essa nação, que deixou de ter destaque entre os países europeus naquele momento histórico.

São características do processo de independência das colônias espanholas na América?

São características dos processos de independência nas ex-colônias espanholas na América: a) o descontentamento com o domínio colonial e a agregação de grupos que expressavam a heterogeneidade étnica, regional, econômica e cultural do continente.