Qual é a importância da logística para a organização?

Muitas vezes, ouvimos falar ou vemos a palavra logística em vários lugares. Algumas pessoas acreditam que a logística está relacionada somente com transporte, porém a grande maioria não tem a mínima ideia do que seja. Outros acham que é alguma coisa ligada à lógica ou à entrega de um produto a determinado local. Porém, é preciso compreender a importância da logística em nosso dia a dia.

Entenda a importância da logística em nossas vidas

A influência e a prática da logística em nossas vidas vêm mudando nosso comportamento como consumidor e das empresas quanto à forma de atender seus clientes. Todos os bens de consumo utilizam-se de processos logísticos, até que eles estejam disponíveis para consumo no seu cliente final.

Algumas pessoas acreditam que logística é algo novo, que surgiu recentemente, porém, desde antes de Cristo, a logística já era adotada em grandes guerras que fizeram parte de nossa história. Logística sempre foi um termo muito usado pelos militares, pois nas operações de guerra é necessário que cada equipe esteja preparada para executar cada uma de suas atividades no momento certo. Ao avançar suas tropas, o oficial precisa ter uma equipe que providencie o deslocamento, na hora exata, de munição, víveres, equipamentos e socorro médico para o campo de batalha.

A logística tem obtido lugar de destaque nos últimos anos no Brasil, pois hoje as condições são mais favoráveis. No entanto, ainda precisamos de investimentos em infraestrutura e capacitação dos profissionais da área. Na década de 1980 seria difícil trabalhar com processos logísticos porque tínhamos uma economia em que a inflação acelerada obrigava a remarcar os preços dos produtos diariamente. Nesse período, o negócio era estocar tudo o que fosse possível. Essa ideia é bem diferente do que nos ensina a logística, cujo foco é disponibilizar o produto certo no momento certo.

Com a estabilização da economia a partir de 1994, com o plano Real e o foco na administração dos custos, a evolução da microinformática e da TI (Tecnologia de Informação), desenvolvendo softwares cada vez mais eficazes para o gerenciamento de armazéns, transporte, código de barras, os processos logísticos começaram a ter lugar de destaque.

Conforme o CSCMP (Council of Supply Chain Management Professionals – Conselho dos Profissionais de Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos, em português), podemos conceituar a logística como:

Logística é o processo de planejar, executar e controlar o fluxo e armazenagem, de forma eficaz e eficiente em termos de tempo, qualidade e custos, de matérias-primas, materiais em elaboração, produtos acabados e serviços, cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com objetivo de atender aos requisitos do consumidor.

Para compreendermos melhor como isso funciona, vamos falar de algo que faz parte do nosso dia a dia: para realizar compras no supermercado, você geralmente faz uma lista com todos os produtos que precisará comprar. Ao chegar ao local, você coloca no carrinho os produtos conforme a sua lista. Você poderá percorrer o supermercado de duas formas, pegando os produtos de acordo com a sequência de sua lista ou percorrendo todos os corredores de uma ponta à outra até finalizar a sua compra. Se, por acaso, algum produto estiver em falta, você levará outro ou comprará em outro lugar. A simples atividade de efetuar uma compra no supermercado retrata a importância do processo logístico, que nesse caso é ter o produto certo no momento certo.

Qual é a importância da logística para a organização?

Podemos então dizer que logística é um processo que faz parte da vida de todo mundo e que, quando bem praticada, pode melhorar a vida das pessoas.

As grandes empresas, ao ter conhecimento da importância da logística, trabalham cada vez mais com ferramentas logísticas para melhor desempenho de suas atividades. Por ser um diferencial competitivo, as empresas têm investido em tecnologia e treinamento de seus colaboradores, obtendo, assim, bons resultados para a satisfação de seus clientes. Podemos destacar as empresas automobilísticas como precursoras das implementações de processos logísticos.

A logística tem como objetivo a redução de custos no processo, recebimento de materiais no momento certo de sua utilização e a otimização do processo produtivo, sem perder a qualidade do produto final. Essa realidade é muito positiva, pois novas ferramentas logísticas surgem aperfeiçoando ainda mais o processo.

O Brasil possui cursos de formação de profissionais de logística, como Tecnologia em Logística, pós-graduação em Logística e MBA em Logística Empresarial, reconhecidos pelo MEC, que capacitam profissionais para as mais variadas áreas da logística. Os profissionais qualificados garantem lugar de destaque no mercado de trabalho com oportunidades significativas nas empresas.

Sempre menciono esta frase, desde 2005, em palestras, treinamentos e nas salas de aula para todos os que me perguntam se a logística é uma área promissora: “Logística não é um modismo, veio para ficar”.

O livro Logística empresarial, em sua 2ª edição, aborda todos os aspectos para uma eficaz gestão da cadeia logística, passando por todos os sistemas da cadeia de suprimentos. A novidade fica por conta da contextualização da logística no comércio internacional, detalhando os processos de importação e exportação, e também pela perspectiva sobre a carreira, em que são destacadas as etapas para a construção de um projeto profissional, que leve a pessoa ao sucesso e à realização de seus objetivos na área da logística.

Fonte: Portal Logístico

Qual é a importância da logística para a organização?

Qual é a importância da logística para a organização?

LEIA TAMBÉM

  • Logística como estratégia fundamental para o futuro, Amarildo Nogueira
  • Logística empresarial: um guia prático de operações logísticas
  • O poder do conhecimento

Tags: Controle de Sistemas Logísticos, Engenharia da Produção, Ferramentas Logísticas, Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos, Gestão da Demanda e Estoques, Gestão de Armazenagem, Importância da Logística, Logística, Logística Empresarial, Planejamento e Controle de Sistemas Logísticos, TI Aplicada a Logística e Administração de Materiais e Logística.

[ssba]

Qual a importância da logística na organização?

A função da logística nas empresas é garantir que os insumos e produtos certos estejam em seus devidos lugares, quando necessários e pelo menor custo possível. Diante disso, seu principal objetivo é aumentar a eficiência desses processos e, ao mesmo tempo, reduzir custos.

O que é logística e qual a sua importância?

Para contextualizar de forma simples, a Logística é um conjunto de técnicas, métodos e conhecimentos destinados a substanciar o fluxo de abastecimento de insumos, movimentação de mercadorias e estocagem. As suas atividades envolvem diversos departamentos, como suprimentos, comercial e finanças.

Qual a importância da logística nos dias atuais?

A importância da logística atual vai muito além da simples movimentação de mercadorias. Suas funções são fundamentais para o gerenciamento de estoques, o desenvolvimento de serviços para suprir os requisitos de mercado e a satisfação dos clientes.

O que é logística organizacional?

Em resumo, logística organizacional é uma metodologia que atua para examinar o fluxo de serviços, produtos e informações. E faz isso desde o seu ponto de origem até o momento que chega ao destino final: o cliente.