Qual é a Importançia da Língua Portuguesa?

Luísa Galvão Lessa

É considerável o número de países, no planeta terra, que formam a Comunidade de Países de Língua Portuguesa. Além das comunidades de Macau (China) e Goa (Índia), são os seguintes oito países falantes do português no mundo: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçam-bique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Com isso, a Língua Portuguesa é um dos mais importantes idiomas do mundo. Possui mais de 230 milhões de falantes, o que faz dessa língua a terceira mais falada no universo lingüístico ocidental, ficando atrás apenas do Inglês e do Espanhol. É importante veículo de comunicação para os povos que integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, dentre os quais o Brasil aparece como a nação mais importante, na sua ascensão, considerando o elevado número de falantes e sua projeção mundial.

Então, ao contrário dos que muitos imaginavam, esse novo milênio não é bilíngüe – língua nacional mais o Inglês – mas multilíngüe. Pois a famosa globalização não ocorreu, apenas, em torno dos Estados Unidos – que se intitula a superpotência do planeta – mas, também, em torno de grupos econômicos diferentes, sejam regionais ou continentais, como é o caso do Bloco Econômico da América do Sul e a União dos Países Europeus e até mesmo os blocos culturais e lingüísticos como o da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e o da Comunidade dos Países de Língua Francesa.

Nesse cenário é importante valorizar e defender a nossa língua pátria. Afinal preservá-la denota muito mais do que somente zelar pelo falar de um povo, significa defender o que há de mais precioso nessa bela nação: a identidade do povo, os costumes, a história e, até mesmo, o futuro promissor que se tem.

A língua camoniana é, hoje, o traço principal da união entre Brasil, Portugal e outros países falantes da Língua Portuguesa. A língua de Camões se tornou, de forma intensa, um elemento característico da nação brasileira e veículo de comunicação de uma das mais ferventes e genuínas culturas do mundo atual.

Diante de tal cenário não se deve cair na ilusão de que o Mundo Virtual seja um suposto império da Língua Inglesa. O seu uso, no mundo de hoje, não substitui, de forma nenhuma, a função essencial e primordial de fortes línguas nacionais, como é o caso da rica Língua Portuguesa.

Conclui-se o artigo, sobre a Língua Portuguesa, dizendo que toda a construção da espécie humana, se justifica na linguagem. Assim, para cada pessoa, a linguagem é o seu ninho, seu aconchego, seu porto seguro. Defender a língua pátria, este espaço social sagrado e abençoado, é dever, é honra e mérito. Políticas de ensino da Língua Portuguesa, nos países lusófonos e no mundo, devem ser implementadas e estimuladas. E, na pátria brasileira, grande incentivo deve ser dado ao bom domínio do idioma nacional.

DICAS DE GRAMÁTICA

O QUE É TAUTOLOGIA?
– Tautologia é o termo usado para definir um dos vícios de linguagem. Consiste na repetição de um mesmo conceito ou ideia, de maneira viciada, com palavras diferentes, mas com o mesmo sentido. O exemplo clássico é o famoso ‘subir para cima’ ou o ‘descer para baixo’.

– As repetições tautológicas são dispensáveis. Por exemplo, ‘surpresa inesperada’. Existe alguma surpresa esperada? É óbvio que não. Deve-se evitar o uso das repetições desnecessárias. O falante deve ficar atento às expressões que utiliza no dia-a-dia. Alguns exemplos, na lista abaixo, podem ser evitados:

– elo de ligação
– acabamento final
– certeza absoluta
– quantia exata
– nos dias 8, 9 e 10, inclusive
– expressamente proibido
– em duas metades iguais
– sintomas indicativos
– há anos atrás
– vereador da cidade
– outra alternativa
– detalhes minuciosos
– a razão é porque
– superávit positivo
– todos foram unânimes
– conviver junto
– fato real.
– encarar de frente
– multidão de pessoas
– amanhecer o dia
– criação nova
– retornar de novo
– empréstimo temporário
– surpresa inesperada
– escolha opcional
– planejar antecipadamente
– abertura inaugural
– continua a permanecer
– a última versão definitiva
– possivelmente poderá ocorrer
– comparecer em pessoa
– gritar bem alto
– propriedade característica

Luísa Galvão Lessa – É Pós-Doutora em Lexicologia e Lexicografia pela Université de Montreal, Canadá; Doutora em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Mestra em Letras pela Universidade Federal Fluminense; Membro da Academia Brasileira de Filologia; Membro da Academia Acreana de Letras.

A Importância da Língua Portuguesa para a Carreira
Por Ana Cláudia Madaleno

Dominar a norma culta da língua portuguesa está se tornando cada vez mais importante para o sucesso de profissionais de todas as áreas. No passado, quando diretores, superintendentes e gerentes podiam contar com uma secretária, a falta de domínio da língua portuguesa não era tão notada, afinal, quem precisava escrever corretamente era ela. Hoje isso mudou. Com as empresas cada vez mais “enxutas”, muitas vezes os executivos ou não possuem ou precisam dividir a mesma assistente. Assim, obrigatoriamente tiveram que começar a escrever relatórios, preparar documentos e enviar e-mails.

Qual o motivo de tanta dificuldade para elaborar um bom texto? Resumidamente, o português é um idioma muito complexo e uma das principais dificuldades é que a norma culta é bastante diferente da língua normalmente falada. E a falta de domínio do idioma pode comprometer profundamente a imagem do profissional, colocando em dúvida a qualidade de seu trabalho. A imagem negativa projetada pela má comunicação dos funcionários é muito mal recebida tanto pelo público interno como o externo (clientes e concorrentes). Nesse contexto, falar corretamente é fundamental para o sucesso de uma organização, e os empregadores valorizam cada vez mais os funcionários que sabem se expressar com fluência e corretamente.

Aqueles que cometem erros de português ao falar e não são capazes de escrever dez linhas gramaticalmente corretas e com clareza, passam aos outros uma péssima imagem de pessoa mal informada, de nível cultural baixo, que não lê. Ou seja, podem ser grandes especialistas em suas áreas de atuação, mas que provavelmente não poderão transmitir seus valores.

O avanço da comunicação digital tem aumentado a necessidade de o profissional escrever. O número de mensagens que circulam nas empresas aumenta exponencialmente ano a ano. Nunca se escreveu tanto, embora não esteja aí qualquer indício de qualidade dos textos produzidos. Há inclusive o componente da velocidade que transporta pela rede uma implícita indulgência pelos maus-tratos à língua, antes mesmo de a mensagem ser enviada.

A mensagem eletrônica, apesar de incorporar alguns elementos da fala, não deixa de ser um texto escrito, o que, por si só, aumenta a exigência de precisão. Ouve-se com freqüência que escrever é mais difícil do que falar. Há uma razão para isso. Na linguagem oral, existem mais mecanismos para se checar se a mensagem foi entendida corretamente. Há uma série de intervenções ‘não entendi’, ‘é isso mesmo?’, retomadas de trechos da conversa que ajudam a compreensão, além de contar com outros elementos como entonação, variação de voz, ironias. Na linguagem escrita não existem esses elementos, por isso precisa ser dotada de muita clareza. Uma simples vírgula pode comprometer totalmente um texto, podendo provocar realmente desastres na empresa, na família, na escola.

O problema do português ruim, evidentemente, começa muito antes de alguém se tornar um executivo. E não dá para discordar da enorme parcela de culpa das escolas e do sistema de ensino brasileiro. Para começar, a maior parte das escolas se limita a cumprir o número mínimo de aulas de português estabelecido por lei. Poucas dedicam mais horas à disciplina.

Para completar, o português foi abolido da grade curricular de maior parte das universidades. Os alunos se habituaram a considerá-lo uma disciplina de menor importância, algo sem relação direta com a vida prática. Resultado: o jovem termina o segundo grau com deficiências graves e as carrega para a vida profissional.

A linguagem escrita faz parte da vida prática e dentre as várias habilidades exigidas do profissional, a de se expressar nas linguagens oral e escrita tornou-se uma das mais prementes no mundo do trabalho. Sabemos também que ao dominar a gramática, será mais fácil demonstrar conhecimentos técnicos adquiridos, mostrando antes habilidade com a língua portuguesa. Dessa forma, é essencial a conscientização de que o sucesso profissional depende tanto de saber escrever português com clareza, quanto dos outros conhecimentos técnicos.

Qual é a Importânçia da língua portuguesa?

O domínio da língua portuguesa contribui para ter um bom desempenho em todas as disciplinas. Saber ler, escrever e interpretar leva a bons resultados, inclusive em matérias que envolvem números.

Qual a importância da língua portuguesa para o aluno?

A disciplina de Língua Portuguesa é fundamental para a comunicação entre a sociedade Brasileira, uma vez que é considerada a língua materna. Desenvolver as habilidades, que o ensino desta disciplina no âmbito escolar fornece aos indivíduos, é imprescindível para a formação do sujeito como cidadão.

Por que a língua portuguesa é importante para o mundo do trabalho?

Uma boa comunicação, tanto escrita quanto falada, é um fator decisivo e fundamental para o sucesso de qualquer profissional no mercado de trabalho. Inclusive, o domínio do português demonstra cuidado, preparação e te deixa mais atraente aos olhos dos recrutadores quando falamos sobre processo seletivo.

O que é a língua e qual é a importância dela?

A língua é um código desenvolvido com o intuito de transmitir pensamentos e ideias através da comunicação e interação com todos os indivíduos. Apresentar um bom uso da língua e todas as suas normas e regras pode fazer com que as pessoas se destaquem em tudo e com todos com quem ela se relacione no dia a dia.