A política monetária executada pelo Bacen é considerada contracionista quando

A política monetária executada pelo Bacen é considerada contracionista quando

A Política Monetária é um conjunto de medidas adotadas para promover o controle da quantidade de moeda em circulação na economia. As medidas impactam diretamente na inflação e na taxa de juros do país, estimulando ou retraindo a economia dependendo do cenário que se apresenta. 

Entenda como funciona a política monetária brasileira e a importância de acompanhar esse indicador na hora de investir. 

Como é elaborada a política monetária

O Banco Central (BC) é responsável por controlar a quantidade de moeda que circula na economia por meio do Comitê de Política Monetária (COPOM). Sendo assim, as medidas de Política Monetária adotadas visam o equilíbrio da economia, alterando a oferta de moeda e definindo as taxas de juros. Definições importantes para conter e superar crises, bem como manter a inflação sob controle. 

Para elaboração da Política Monetária vigente, o Banco Central leva em consideração critérios macroeconômicos para avaliar o desempenho da economia com objetivo de promover a estabilidade de preços, utilizando a taxa de juros como instrumento de controle da inflação. 

Qual a importância da política monetária

A Política Monetária é o que vai determinar se será mantida ou alterada a taxa básica de juros (a taxa Selic). Medida que interfere diretamente no mercado de investimentos e no poder de consumo da população, já que essa decisão impacta no valor da moeda e nos preços de produtos e serviços. 

Pelo fato da Política Monetária impactar diretamente na economia, investidores devem ficar de atentos às modificações da taxa Selic, principalmente em investimentos de renda fixa. Afinal, qualquer medida adotada podem comprometer a rentabilidade das aplicações, promovendo ganhos ou perdas.

Por esse motivo, acompanhar a evolução e oscilação da taxa Selic é essencial para escolher as melhores oportunidades de investimentos, levando em consideração a variação da taxa Selic. 

Conheça os principais instrumentos da política monetária no Brasil:

  • Recolhimento compulsório;
  • Redesconto bancário;
  • Operações com títulos públicos;
  • Controle e seleção de crédito.

Quais os tipos de política monetária

Atualmente, no Brasil, existem diferentes tipos de políticas monetárias. A Política Monetária Contracionista e a Política Monetária Expansionista. A Política Monetária a ser adotada depende do comportamento da economia brasileira. 

Entenda a seguir as principais diferenças entre cada uma delas: 

  • Política Monetária Expansionista

Na Política Monetária Expansionista, o Banco Central aumenta a oferta de moeda em circulação no país e reduz as taxas de juros com o objetivo de melhorar o desempenho da economia por meio do aumento do poder de compra para incentivar o consumo.

  • Política Monetária Contracionista

Ao contrário da Política Monetária Expansionista, a Política Monetária contracionista é promove a desaceleração do PIB e do consumo dentro de uma economia. O Banco Central aumenta a taxa de juros para diminuir a demanda por crédito junto aos bancos, reduzindo a circulação de moeda da economia e, com isso, a redução da inflação devido a diminuição da demanda.

Quer ficar por dentro das melhores oportunidades de investimentos? Converse com especialistas da Onze Investimentos e receba toda a orientação necessária para obter maior rentabilidade em suas aplicações.

Política monetária contracionista é o conjunto de políticas que tem como objetivo principal conter o avanço da inflação, através do uso dos instrumentos de política monetária. Ou seja, a política monetária contracionista serve para diminuir o avanço da inflação.

Normalmente, ela é usada nos períodos em que o país passa por um período de crescimento, economia muito aquecida e alto consumo. Na prática, essa política representa um conjunto de medidas tomadas pelo Banco Central. Confira quais são as principais delas:

Depósito compulsório

O depósito compulsório é um instrumento do Banco Central para garantir a segurança do sistema financeiro. Essa medida obriga os bancos e instituições financeiras a depositarem parte dos recursos captados dos clientes, via depósitos à vista, a prazo ou poupança, em uma conta do Banco Central.

A política do compulsório consiste em estabelecer uma taxa de depósito compulsório para grande parte das aplicações e recursos que um banco possuir.

Open Market

As operações de Open Market, que em tradução literal significa “mercado aberto“, são transações que fazem parte da política monetária, de modo a expandir ou contrair a quantidade de moeda de um país. 

Elas ocorrem quando o Banco Central realiza a compra ou venda de títulos de dívida pública para bancos comerciais, como mencionado acima. Entre os principais objetivos do Open Market estão: 

  • Controle diário da circulação da moeda brasileira na economia; 
  • Criação de liquidez para os títulos públicos; 
  • Controle da taxa de juros de curto prazo; 
  • Negociação de títulos de dívida pública. 

Depósito compulsório

O depósito compulsório, também conhecido como recolhimento compulsório, é um dos instrumentos da política monetária. Através desse mecanismo, o Banco Central retém uma parte do dinheiro da economia por meio dos bancos comerciais.

O depósito compulsório funciona como um mecanismo utilizado pelo Banco Central para que a política monetária do país seja cumprida. Portanto, parte do dinheiro que é depositado nos bancos comerciais, devem obrigatoriamente ser destinado ao Bacen. 

O recolhimento compulsório é um instrumento importante, pois está relacionado à política monetária do país e ao controle da inflação. O recolhimento compulsório é importante para aliviar os momentos de crise econômica.

Redesconto

O redesconto bancário é uma medida em que o Banco Central empresta dinheiro aos bancos comerciais, quando estes se encontram com poucos recursos.

A medida faz parte da política monetária do Banco Central (Bacen), que procura controlar a oferta de moeda na economia. A taxa de redesconto é a taxa de juros que o Banco Central cobra quando empresta recursos aos bancos comerciais.

A taxa de redesconto atual é igual a Selic + 6% a.a. para operações de um dia, 4% a.a. para operações de até 15 dias ou 2% a.a. para operações de até 90 dias.

Pelo compulsório, o Banco Central obriga os bancos a depositarem parte do dinheiro depositado por clientes, em uma conta de reserva.

Quando a política monetária executada pelo Bacen é considerada contracionista?

Ref.: 3883148 Pontos: 1,00 / 1,00 A política monetária executada pelo Bacen é considerada contracionista quando aumenta a produção no mercado interno. reduz a liquidez da economia, retirando um certo volume de recursos dos mercados, diminuindo, em consequência, os meios de pagamentos.

O que é uma política monetária contracionista?

A política monetária contracionista visa controlar o aumento da inflação, geralmente para diminuir o consumo e frear a desvalorização da moeda, como o real. Em contrapartida, uma política monetária expansionista faz exatamente o contrário.

O que é Contracionismo?

con·trac·ci·o·nis·mo |àç| Atitude que defende a contracção da economia. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: contracionismo. Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: contraccionismo.

Quais são os efeitos da política monetária contracionista sobre a taxa?

Durante a política fiscal contracionista o Banco Central eleva a taxa exigida pelo redesconto. Dessa forma se reduz o risco que as instituições financeiras estão dispostas a correr.