Qual é a importância da leitura para o aprimoramento pessoal e profissional?

-  23 Ago 2022, 16:38 #97781

A media de livros lidos por brasileiros é ridiculamente baixa. Afinal, a maioria dos brasileiros precisa trabalhar das 5 da manhã as nove da noite, por isso não têm tempo. Boa parte dos leitore têm o costume da ler desde criança e é difícil pegar esse costume depois de adulto, também por motivos financeiros de ter livros bons, esse hábito deixa de existir.
Existem muitos motivações por trás da leitura, como: exigência escolar ou do trabalho, distração, atualização cultural, religião, gosto pela leitura e entre outros. Mesmo com os e-books e audiobooks é dificil para as pessoas de baixa renda que recebem um salário mínimo para pagar contas de água, gás, energia, comida, transporte, gosolina, roupas e ainda ter despesa com assinatura de livros online. Por isso tem um ditado "Livros são para os ricos, os pobres tem que se esforçar para sobreviver".
Nem todo mundo tem possibilidades de conhecer as diversas realidades e os inúmeros mundos criados a partir da literatura. Não tem a oportunidade de conhecer as histórias de pessoas incriveis através de suas biografias ou ate de aumentar o seu conhecimento através dos livros. E isso mostra como o Brasil, que é um país rico em literatura, se torna pobre em relação aos leitores.

Muitas pessoas, com o passar do tempo, perdem o hábito da leitura, enquanto outras, nunca chegam a criá-lo. Porém é sempre bom ter em vista que ler com frequência traz inúmeros benefícios para você como pessoa e também como profissional.  

Qual é a importância da leitura para o aprimoramento pessoal e profissional?
              

Bill Gates, Oprah Winfrey, Mark Cuban, Warren Buffet e Mark Zuckerburg são exemplos de pessoas bem sucedidas que fazem da leitura uma prioridade em suas vidas.  Ler, com certeza, os ajudou a chegar onde estão hoje. O próprio Bill Gates, criador da Microsoft, afirma que a leitura é o grande segredo de seu sucesso. “Todo livro me ensina algo novo ou me ajuda a ver as coisas de maneira diferente. A leitura alimenta uma sensação de curiosidade sobre o mundo, o que, ao meu ver, ajudou a conduzir a minha carreira", em certa ocasião, falou Bill Gates à revista Time.

Veja alguns dos benefícios que a leitura pode trazer para o seu desenvolvimento profissional:

Aprendizado e atualização 

Ler é uma ótima maneira de aprender coisas novas e se manter atualizado sobre os avanços da sua área profissional. 

Nos dias de hoje, todos aqueles que desejam se manter no mercado precisam se preocupar em estar constantemente se desenvolvendo como profissional. Os livros são ótimas ferramentas para compartilhar o conhecimento. Através da leitura de 300 páginas, por exemplo, você tem acesso a experiência que uma pessoa levou sua vida inteira para adquirir. Isso é incrível! Não acha?

Desenvolvimento de empatia

A leitura nos conecta a personagens, com histórias e realidades totalmente diferentes da que está à nossa volta. Por essa razão, ler nos ajuda a compreender melhor as pessoas e aumenta nossa empatia

Na vida profissional, saber lidar com pessoas é uma habilidade muito valiosa. Quantos conflitos poderiam ser evitados através de compreensão e de uma comunicação mais assertiva? Os profissionais mais empáticos são os mais prováveis de se tornarem grandes líderes.  

Melhora das habilidades comunicativas

Lendo mais você melhora sua comunicação escrita e também verbal. Isso acontece, porque através da leitura, aumentamos o nosso vocabulário e também capacidade de interpretação. 

Comunicar-se bem é a melhor forma de garantir uma circulação de informação eficiente e sem ruídos. 

Redução de estresse e aumento de foco

Ler ajuda a reduzir o estresse e aumentar a capacidade de foco. Quando nos embarcamos em uma história, concentramos nossa mente em uma única atividade. Isso ajuda a diminuir os ruídos de preocupação que passam por nossa cabeça o tempo todo.

A grande rotina de trabalho, juntamente com a pressão das responsabilidades, contribui para o estresse e falta de concentração dos profissionais. É muito importante que as pessoas encontrem atividades, como a leitura, que ajudem a amenizar esses sintomas. 

Ganho de criatividade

Ler estimula muito a criatividade. Quando lemos, imaginamos cenários e personagens, criamos um outro mundo em nossa cabeça. 

Em toda profissão a criatividade é bem-vinda. Através da leitura, principalmente de livros e textos que estejam fora da realidade em que você vive, é possível explorar espaços que antes nem se dava conta da existência, o que, como consequência, fará de você uma pessoa mais criativa. 

Você, estudante ou estagiário, se deseja ter uma carreira profissional de sucesso, não descuide da leitura. Tente, a partir de hoje, tirar meia hora do seu dia para ler. No futuro, irá olhar para trás e observar o quanto esse hábito foi capaz de contribuir para o seu sucesso! 

Está procurando estágio? Então, não deixe de cadastrar o seu currículo no site da Agiel. Clique aqui!

Qual a importância da leitura na nossa vida pessoal e profissional?

Lendo mais você melhora sua comunicação escrita e também verbal. Isso acontece, porque através da leitura, aumentamos o nosso vocabulário e também capacidade de interpretação. Comunicar-se bem é a melhor forma de garantir uma circulação de informação eficiente e sem ruídos.

Qual a importância da leitura para o desenvolvimento intelectual e pessoal?

A leitura é uma prática que traz inúmeros benefícios aos leitores e quando estimulada desde a infância os impactos positivos podem ser muito maiores. Por meio dela, as crianças desenvolvem a concentração, memória, raciocínio e compreensão, estimulam a linguagem oral e ampliam a capacidade criativa.

Qual a relação entre leitura e desenvolvimento profissional?

A leitura é uma ferramenta fundamental na formação e desenvolvimento pessoal e profissional do indivíduo, pois está diretamente relacionada ao aprendizado e desenvolvimento do conhecimento e raciocínio. É através dela que o indivíduo quebra fronteiras e descobre novos universos sem ao menos sair do lugar.

Qual a importância da leitura para a formação do indivíduo?

A leitura tem por finalidade levar a outros mundos possíveis, seja através da literatura ou das revistas e livros. Poder nos entreter ao mesmo tempo em que favorece a reflexão sobre a realidade ou a fuga de dificuldade que enfrentamos em nosso cotidiano. Além disso, desperta sonhos, curiosidades e ativa a criatividade.