Qual é a diferença entre creme de pentear e ativador de cachos?

Ativador de cachos, umidificador e creme de pentear são alguns dos produtos necessários na hora de deixar os cachos hidratados, macios, definidos e com brilho. Entenda a diferença entre eles.

Qual é a diferença entre creme de pentear e ativador de cachos?

Ativador de cachos, umidificador e creme de pentear são essenciais na rotina de beleza das mulheres com cabelos cacheados e crespos. Mas será que você sabe a função de cada um deles ou em que momento usá-los? Junto com outros produtos indispensáveis para esse tipo de fio (óleo de tratamento, difusor, pentes de dentes largos…) é normal se sentir um pouco confusa quanto à ordem ou até a real necessidade de tantos itens na prateleira do seu banheiro! Entenda a função de cada um desses produtos antes de começar a usá-los:

Finalizadores para cachos: amigos e não rivais

Tem gente que acha que basta aplicar o ativador de cachos e dispensar o umidificador para ficar com cachos mais definidos. Ou usar o ativador no lugar do creme de pentear para não deixar os fios tão pesados pelo excesso de produto. Isso não passa de um grande mito!

Na verdade, os três produtos são complementares: cada um tem um papel importante e específico na hora de cuidar fios cacheados. E, quando utilizados na quantidade e ordem corretas, não pesam no cabelo. Pelo contrário, ele fica ainda mais leve!

Creme de pentear

O creme de pentear é o primeiro produto a ser utilizado após a lavagem. Como seu nome já indica, ele é o item que vai ajudá-la na tarefa de desembaraçar bem os fios. Possuem em sua fórmula ativos nutritivos, que selam as cutículas capilares (parte externa do fio).

Isso já contribui para futuros cachos modelados. Além disso, faz com que o pente de dentes largos – o mais recomendado para pentear esse tipo de cabelo sem quebrá-lo – consiga deslizar com bem mais facilidade por entre os fios.

Indicamos o Creme Para Pentear Seda Hidratação Antinós e o Creme Para Pentear TRESemmé Reconstrução e Força.  Você também pode experimentar o Creme Para Pentear Dove Óleo Nutrição.

Ativador de cachos

Em seguida, é hora do ativador de cachos! “Ele atua na definição dos cachos e na proteção dos fios contra os agentes externos”, explica o cabeleireiro especializado em cachos Willie Mitchel, do salão Studio W. Mitchel, em São Paulo. Se o creme para pentear tem textura (logicamente) de creme, o ativador de cachos é líquido e geralmente comercializado em forma de spray.

Ou seja, seu efeito é bem mais levinho nos fios! Mas não menos poderoso, já que contém em sua fórmula um combinado de filtro UV e ativos hidratantes. Juntos, eles têm o poder de atuar no combate ao frizz, na definição dos cachos e proteção contra o sol, vento e umidade.

Engana-se quem pensa que o ativador de cachos pode substituir o creme de pentear. Lembre-se, eles são aliados. O ativador é considerado um produto finalizador. Ou seja, ele deve ser apenas o último produto e não o primeiro! Além disso, consegue ter seu efeito prolongado se por baixo dele já existir um cabelo desembaraçado e hidratado.

Essa hidratação, aliás, é mais do que necessária para essa textura de cabelo: por conta do formato anelar dos fios, o óleo natural do couro cabeludo não chega com tanta rapidez até as pontas. O resultado é um cabelo ressecado, sem brilho e cheio de pontas duplas.

Saiba mais: Aprenda como usar ativador de cachos e fique poderosa!

Umidificador de cachos

“Ele umedece o cabelo depositando agentes de tratamentos para o fio”, afirma Willie Mitchel. Também finalizador, o produto deixa os fios úmidos sem a necessidade de água. Por que isso? Porque o excesso de lavagens é bastante prejudicial para qualquer tipo de cabelo, especialmente para os cacheados que já são mais ressecados naturalmente.

O umidificador deve ser sempre aplicado no cabelo seco. Ele é aquele produto chave para devolver a forma cacheada aos fios que às vezes acordam com volume indefinido. Também perfeito para o day after (dia que você fica sem lavar os fios). Pode ser encontrado em diferentes texturas, de spray à creme. As fórmulas mais modernas contêm ingredientes que resgatam a memória dos cachos. Não é magia, é tecnologia!

Cadastre seu e-mail e receba as últimas novidades, além de descontos exclusivos!

Inscreva-se

Artigo anterior

Artigo seguinte

Oi, gente. Tudo bem?

Vocês já pararam em frente à prateleira do supermercado ou de alguma perfumaria e ficaram totalmente perdidas, sem saber qual produto comprar? Ficam na dúvida se devem usar ativador de cachos, creme de pentear ou gelatina capilar? Se a resposta é sim, que tal aprender as funções de cada um desses produtinhos para não errar na hora de escolher e, muito menos, na hora de usar?

Ativador de cachos: o que é?

Para quem não sabe o que é ativador de cachos, como o próprio nome já diz, é um produto que tem como principal função ativar a formação dos cachos. Normalmente, suas fórmulas são ricas em óleos, que facilitam a definição e a formação do cacho, além do controle de volume. Geralmente, o ativador de cachos é mais consistente e oferece um efeito um pouco mais forte do que o creme de pentear.

É importante ter em mente que esse finalizador apenas ativa o cacho que já existe; ele não tem o poder de formar cachos em cabelos lisos ou alisados, como é o caso do modelador de cachos. Dependendo do efeito que você deseja, ele pode usado em conjunto com a gelatina capilar, para dar mais fixação.

Ativador de cachos: qual a diferença entre esse produtinho e outros finalizadores?

O creme de pentear é um produto desenvolvido com o objetivo de dar mais emoliência e facilitar o desembaraço dos cabelos com curvatura, hidratar e reduzir o frizz. Normalmente, sua textura é mais leve do que a do ativador de cachos.

A gelatina capilar é utilizada para modelar os fios. Ela tem como principais funções diminuir o frizz, dar mais fixação e dar mais definição ao cabelo. Dependendo da gelatina que você escolher, você pode utilizá-la sozinha ou junto com outro finalizador (creme de pentear ou ativador de cachos).

Ativador de cachos: principais produtos Salon Line

Toda cacheada e toda crespa sabe que a linha #todecacho da Salon Line oferece os melhores finalizadores de cabelo. Você pode optar, por exemplo, pelos ativadores de cachos da família Maionese: {Definição dos Sonhos} para cabelos 2ABC e 3A, {Definição Divina} para cabelos 3B e 3C e {Definição Poderosa} para cabelos 4ABC. Entre os cremes de pentear, você pode optar pelos produtos da família Que Tal?, desenvolvidos especialmente para cada grau de curvatura! E, por fim, escolha entre as duas gelatinas capilares incríveis que a linha oferece: {Vai ter volume sim!} e {Não sai da minha cabeça!}.

Pronto! Agora que você já sabe as diferenças e as funções do ativador de cachos e de outros tipos de finalizador de cabelo, não vai errar na hora de estilizar suas madeixas.

O que é melhor o creme de pentear ou ativador de cachos?

Por ter uma ação mais intensa, o ativador apresenta uma composição rica em óleos e deve ser usado em menor quantidade comparado a outros produtos, como o próprio creme de pentear. Dessa forma, ele proporciona uma maior nutrição aos fios, ao mesmo tempo que reduz o seu volume e frizz.

Quem usa ativador de cachos precisa usar creme de pentear?

Saber como usar o produto é uma informação valiosa para quem possui cabelos cacheados e crespos. Afinal, o uso desse item pode fazer toda a diferença na definição e finalização dos fios. Nesse caso, não tem mistério: o ativador de cachos deve ser usado da mesma forma que o creme de pentear.

Qual é a função do ativador de cachos?

O ativador de cachos nada mais é que um produto que tem a principal função ativar a memória do cabelo cacheado para que ele fique definido.