Qual e a definição de impacto ambiental?

Qual e a definição de impacto ambiental?
A resolução 001/86 – CONAMA define impacto ambiental como “qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam: a saúde, a segurança e o bem-estar da população; as atividades sociais e econômicas; a biota; as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; a qualidade dos recursos ambientais”.
Dessa maneira podemos dizer que impacto ambiental é a modificação na estrutura e/ou na composição do ambiente, decorrente de atividades humanas.
O impacto pode ser positivo, quando beneficia de alguma forma componentes do ambiente, ou negativo.

Além disso, o impacto pode ser caracterizado quanto aos seguintes parâmetros:

Freqüência: contínua, descontínua, sazonal
Extensão ou abrangência: linear, espacial, etc.
Reversibilidade: reversível/temporário, irreversível/ permanente
Magnitude: grande ,média, pequena

No Brasil, a avaliação dos impactos ambientais causados por obras ou ações humanas é feita por meio de um instrumento denominado EIA-RIMA(Estudo de Impacto Ambiental – Relatório de Impacto Ambiental), cuja elaboração é obrigatória para obras e atividades que possam vir a causar impactos ambientais. Deve ser realizado antes que a obra se inicie, não durante ou posteriormente ao projeto. Além disso, é fator determinante por lei para que o projeto possa ou não receber uma licença para ser iniciado.
O EIA-RIMA aborda especialmente três áreas: o meio físico, caracterizado pelo ar, água, clima, topografia, solo, correntes atmosféricas e marinhas,etc; o meio biológico e os ecossistemas, que são os elementos de vegetação e de fauna bem como as relações destes com o meio físico. É dado destaque às espécies que indiquem qualidade ambiental, que sejam raras, de valor científico ou econômico, ou que estejam ameaçadas de extinção. Finalmente, há o meio sócio-econômico, onde são avaliadas as conseqüências do empreendimento à população humana, como geração de bens, deslocamento de populações devido ao empreendimento, mudanças no tipo de uso das terras, bem como todo tipo de relação entre os recursos ambientais e a sociedade local.
A área de influência dos impactos deve ser definida, podendo ser de influência direta (ou seja, aquela diretamente afetada pela obra, como o local onde vai haver desmatamento, por exemplo) ou de influência indireta (que é um local mais distante das obras, mas que vai sofrer algum tipo de conseqüência em virtude do projeto). Os impactos devem ser avaliados em diferentes momentos do projeto: durante sua implantação (quando ocorrem as obras, construções), durante seu funcionamento e, se for o caso, na desativação do projeto.
Nota-se, portanto, que o EIA-RIMA deve ser realizado por uma equipe de técnica multi-disciplinar, envolvendo biólogos, geólogos, engenheiros, sociólogos, etc, onde os aspectos pertinentes a cada especialista são por eles discutidos, os impactos avaliados e medidas mitigadoras propostas. Estas medidas devem prever formas de atenuar ou compensar os impactos negativos causados pelas obras.
Como exemplo de medida mitigadora, podemos citar o estabelecimento de uma unidade de conservação, para compensar as perdas de vegetação e fauna.
No Brasil, as constituições estaduais também regulamentam as avaliações de impacto ambiental, tendo cada estado suas normas de como e quando o EIA-RIMA deve ser utilizado.


Índice

  • Principais efeitos do impacto ambiental
  • Tipos de impacto ambiental
  • Avaliação de Impacto Ambiental

O impacto ambiental é a modificação dos ecossistemas naturais derivados das atividades humanas.

Existem também impactos ambientais que podem ocorrer no futuro, como “impactos potenciais”.

Principais efeitos do impacto ambiental

As consequências do impacto ambiental dependem do tipo de impacto no meio ambiente, em geral existem:

  • Poluição, essencialmente de água, ar e solo.
  • Mudança nos processos naturais de sobrevivência, a fim de explorar espécies animais ou vegetais pelo seu valor de mercado.
  • Sobreexploração de recursos naturais não renováveis ​​e renováveis ​​sem possibilidade de permitir a sua regeneração.
  • Superpopulação humana que desloca espécies animais e vegetais.
  • Pouca visão do futuro da humanidade e das espécies que coexistem no mundo.

Tipos de impacto ambiental

Para medi-los, conhecer suas consequências e tomar decisões sobre eles, é necessário saber quais são seus tipos.

Os impactos ambientais são classificados principalmente conforme listado abaixo:

  • Natureza: Eles podem ser positivos quando são benéficos para um ecossistema e negativos quando são prejudiciais.
  • Magnitude: Em relação à quantidade, por exemplo, o número de espécies ou indivíduos que afeta.
  • Extensão: A superfície que afeta.
  • Duração: O efeito em relação ao tempo, ou seja, se é temporário ou permanente.
  • Intensidade: A força do efeito que produz.
  • Reversibilidade: Se existe ou não a possibilidade de um ecossistema retornar ao seu estado natural.
  • Cumulativo: Eles ocorrem quando, derivados de ações no passado, seus efeitos persistem no presente.
  • Residual: Aquela que após medidas para sua mitigação persiste no tempo.
  • Mídia social: Eles têm efeitos diretos em termos econômicos, socioculturais, tecnológicos, de saúde, etc.
  • Produtivo: Quando a degradação do meio ambiente afeta a competitividade de um setor produtivo. Por exemplo, quando é necessário arcar com custos para ações corretivas, dada a poluição gerada. Ou quando na ausência de uma regulamentação eficiente ou de pouco monitoramento no marco legal, algumas empresas ficam em desvantagem em relação àquelas que poluem e não se comprometem a arcar com custos para remediá-la.

Avaliação de Impacto Ambiental

Por isso, a geração de indicadores ambientais torna-se importante como importante ferramenta de política pública ambiental, como o instrumento de Avaliação de Impacto Ambiental (EIA) e seu caráter preventivo.

O EIA é um procedimento usado para identificar e avaliar os efeitos que os projetos podem ter nas mídias físicas e sociais. Consiste em termos gerais no seguinte:

  • Faça um exame para determinar se um projeto requer um estudo de impacto ambiental.
  • Análise preliminar, para saber a magnitude de um possível impacto.
  • Identifique o escopo do estudo.
  • Estudo com proposta de medidas preventivas.

Você vai ajudar o desenvolvimento do site, compartilhando a página com seus amigos

Qual é a definição de impacto ambiental?

Impacto ambiental é qualquer modificação, seja positiva ou negativa, causada no meio ambiente pela ação do homem.

Como definir o impacto ambiental Brainly?

Trata-se de alterações no meio ambiente causadas pelas atividades humanas que podem ser negativas ou positivas, permanentes ou temporárias.

O que é um impacto ambiental Cite exemplos?

Dentre os principais impactos ambientais negativos causados pelo homem, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.

Quais são os 3 tipos de causas de impacto ambiental?

Vale lembrar, que o impacto ambiental está relacionado com as alterações do meio ambiente em três aspectos: físico, biológico e químico. Porém, corresponde à uma ação humana e não da natureza.