São a principal fonte de energia para o corpo são encontrados em alimentos como açúcar pães?

São a principal fonte de energia para o corpo são encontrados em alimentos como açúcar pães?

Os carboidratos (ou açúcares, como também são conhecidos) são as biomoléculas mais abundantes no planeta e não é à toa. Esse nutriente é o principal combustível utilizado pelo nosso corpo como fonte de energia e uma alimentação deficiente em carboidratos pode causar alguns sintomas como fraqueza, irritabilidade e até mesmo depressão.

Os carboidratos podem ser divididos em dois tipos: carboidratos simples e carboidratos complexos. Os carboidratos simples são menores em tamanho quando comparados aos carboidratos complexos (formados por conjuntos de carboidratos simples) e, por isso, geralmente são digeridos e absorvidos no intestino de forma mais rápida. Os carboidratos simples estão presentes em alimentos como açúcar de mesa, mel, açúcar do leite e das frutas, refrigerantes, guloseimas e doces em geral, sendo que o carboidrato simples mais comum e abundante nos alimentos é a glicose. Os carboidratos complexos, por sua vez, estão presentes em alimentos como arroz, massas, pães, batata e mandioca.

As fibras presentes nos alimentos nada mais são do que carboidratos complexos que não são digeridos no intestino, sendo ali fermentados e eliminados nas fezes. As fibras também possuem um papel importante no nosso organismo, pois, além de ajudarem na manutenção das funções gastrointestinais e aumentarem a saciedade, também fazem com que a glicose presente nos alimentos seja absorvida de forma mais lenta, evitando que ocorra um aumento drástico no açúcar do sangue (glicemia sanguínea). Alimentos ricos em fibras são verduras, legumes, frutas, cereais integrais e feijões.

Os carboidratos devem fazer parte da nossa alimentação diária em quantidades adequadas, mesmo no caso daqueles que são diabéticos ou desejam perder peso. Ao invés de cortar o carboidrato das nossas refeições (como pregam algumas dietas), deveríamos priorizar os carboidratos complexos e consumir os carboidratos simples em quantidades moderadas, de preferência associados a outros alimentos fontes de fibras, proteínas e gorduras. Não devemos encarar nenhum alimento como vilão por si só, pois nosso corpo é a soma dos diversos alimentos que ingerimos diariamente e dos comportamentos e hábitos que adotamos.

Escrito pela nutricionista Vanessa Batista Pigioni

Colaboração: Bruna Silvestre Françoso e Natália Belém

Orientadas pela docente: Dra. Paula Garcia Chiarello

Referências:

ESTADO DO PARANÁ. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor. Curitiba: Secretaria da Educação. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_unicentro_port_pdp_serli_rech_moleta.pdf>.

NELSON, D. L.; COX, M. M. Princípios de Bioquímica de Lehninger. 6. ed. EDICIONES OMEGA, 2014.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES. Manual de nutrição: profissional da saúde. São Paulo: SBD. Disponível em: <https://www.diabetes.org.br/profissionais/images/pdf/manual-nutricao.pdf>.

WHO; FAO. Carbohydrates in human nutrition. Rome: Joint FAO/WHO Expert Consultation. Disponível em: <http://www.fao.org/3/W8079E/W8079E00

Copyright © 2022 REMA - Núcleo de Ensino, Pesquisa e Assistência na Reabilitação de Mastectomizadas | Produzido por SCS - Mídias Online

São a principal fonte de energia para o corpo são encontrados em alimentos como açúcar pães?
Carboidratos: o que são e qual a função deles no nosso corpo. Crédito: Divulgação/Canva

Os carboidratos são compostos orgânicos, em sua maioria, formados por carbono, hidrogênio e oxigênio.  

São a nossa principal fonte de energia, classificados de acordo com os seus tamanhos: monossacarídeo, dissacarídeo e polissacarídeo. Cada grama de carboidrato nos fornece quatro calorias, sendo os cereais e grãos (arroz, aveia, centeio, cevada, milho, trigo), os tubérculos (batata, mandioca) e as frutas e açúcares como o mel, as principais fontes.  

 

Os mono e dissacarídeos são os menores carboidratos, também conhecidos por carboidratos simples. O principal deles é a glicose, que pode ser encontrada no mel, nas frutas e no açúcar.  

Os polissacarídeos são a soma de vários mono e dissacarídeos, chamados de carboidratos complexos. Ele é encontrado em forma de glicogênio no nosso organismo e também nos alimentos como arroz, pão, batata e massas.  

As principais funções dos carboidratos são: energética e estrutural.   

É possível ter muitos benefícios através do consumo equilibrado desse nutriente. Ao ingerir carboidratos a glicose começa a circular no sangue, sendo utilizada por todo nosso organismo, principalmente pelo cérebro, que é grande dependente dessa fonte de energia. Quando nossos estoques de glicose diminuem podemos ter sintomas como dores de cabeça, mau hálito, perda de massa muscular, alteração do sono e humor, tremores e desmaios.  

Nossos músculos são protegidos com a ingestão correta de carboidratos, pois quando diminuímos o consumo de carboidratos, o nosso corpo utiliza as proteínas como fonte de energia, quando na verdade deveriam estar sendo utilizadas para manter e reparar nossa massa muscular.  

Quando ingerimos carboidratos complexos, especialmente os que contém fibras, temos uma digestão mais lenta e consequentemente uma saciedade por um período de tempo maior, diminuindo a vontade de comer a todo momento e auxiliando no funcionamento do nosso intestino.  

O consumo inadequado de carboidratos pode afetar nossa imunidade, causar cansaço e interferir diretamente na nossa performance durante a prática de atividades físicas, pois nossos músculos armazenam glicogênio para essa função e caso o consumo de carboidratos esteja abaixo do ideal, não haverá energia disponível para obter o máximo de rendimento.  

Por conta de todas essas funções citadas acima, não podemos e nem devemos temer a ingestão de nenhum tipo de carboidrato. Qualquer restrição de nutriente tende a causar um desequilíbrio em nosso organismo. Para organizar a sua alimentação com o objetivo de atingir as necessidades mínimas de carboidratos, consulte sempre um nutricionista.

São a principal fonte de energia para o corpo são encontrados em alimentos como açúcar?

Carboidratos, principais fontes de energia do corpo humano.

Qual a principal fonte de energia para o corpo são encontrados em alimentos como açúcar pães macarrão batata é mandioca?

Carboidratos são as principais fontes de energia do corpo Vale destacar que os carboidratos são as principais fontes de energia para o funcionamento do corpo.

Qual é a principal fonte de energia para o corpo humano?

Do ponto de vista biológico, a energia solar é a principal fonte de energia dos seres vivos e é responsável pela origem da vida em nosso planeta.

São fontes de energia é são encontrados no açúcar mel pães arroz milho é massas?

Carboidratos. Os carboidratos são fontes de energia essenciais para o organismo. Eles podem ser encontrados no açúcar, mel, pães, arroz, milho e massas.