Qual dos componentes do solo se forma a partir da decomposição de restos de plantas e animais?

O solo é a camada superficial da Terrae éformado por minerais e matéria orgânica, que vêm da decomposição dos animais e dos vegetais. Ele serve como fonte de nutrientes para as plantas e é um importante elemento na produção agrícola, pois é a partir dele que o homem produz boa parte dos alimentos.

Desde o início da humanidade, o ser humano utiliza o solo como recurso para sua manutenção e sobrevivência. Por isso, cuidar do solo é tão importante para a manutenção do ecossistema terrestre.

Leia também: Crosta terrestre – camada mais fina e externa do nosso planeta

Quais são os tipos de solo?

Qual dos componentes do solo se forma a partir da decomposição de restos de plantas e animais?
Graças ao solo, as plantas retiram os nutrientes necessários para a sua sobrevivência.

O solo pode ser dividido em quatro tipos: arenoso, argiloso, humoso e calcário. Para compreender melhor a função de cada um, é importante conhecer mais sobre eles.

O solo arenoso tem uma grande quantidade de areia e é pobre em nutrientes. É considerado um solo de ótima infiltração, ou seja, absorve muito a água e, por isso, não é ideal para a prática agrária. Esse solo não é próprio para cultivo.

Qual dos componentes do solo se forma a partir da decomposição de restos de plantas e animais?
O solo arenoso não é o ideal para a prática agrária.

O solo argiloso apresenta uma grande quantidade de nutrientes e possibilita a produção agrícola, pois, após ser molhado, ele absorve a água, tornando-se mais arejado. Isso permite que a planta absorva melhor os nutrientes.

Qual dos componentes do solo se forma a partir da decomposição de restos de plantas e animais?
O solo argiloso contém uma grande quantidade de nutrientes.

O solo humoso é também conhecido como solo escuro e é muito rico em nutrientes, devido à grande quantidade de matéria orgânica. Sendo assim, ele é bastante fértil, por isso é muito utilizado na produção agrícola.

Qual dos componentes do solo se forma a partir da decomposição de restos de plantas e animais?
O solo humoso é rico em matéria orgânica.

O solo calcário é de fácil identificação, pois ele contém um grande número de pedras em sua composição. Ele é impróprio para cultivo, pois as pedras não permitem que a raiz das plantas desenvolva-se.

Qual dos componentes do solo se forma a partir da decomposição de restos de plantas e animais?
O solo calcário apresenta pedras em sua composição.

Veja também: Rochas – quais são os tipos que existem?

Qual é a importância do solo?

O solo é importante, pois ele permite a manutenção do ecossistema terrestre. A partir dele, as plantas retiram os nutrientes para desenvolver-se, bem como os seres vivos que dependem dele. Por isso, ações de cuidado com o solo são tão muito necessárias.

Poluir o solo, além de prejudicá-lo, destrói a possibilidade de alimento das plantas. O certo é nunca jogar resíduos recicláveis nem da construção civil no solo. Já os resíduos orgânicos, como as cascas de frutas e verduras, servem como adubo e são ótimas fontes de nutrição para o solo.

Veja também: Poluição - o que é, tipos e consequências

Atividades

Questão 1 - Marque V para verdadeiro e F para falso.

A) ( ) O solo é a camada superficial da Terra, sendo formado por minerais e matéria orgânica, que vêm da composição dos animais e dos vegetais.

B) ( ) O ser humano utiliza o solo como recurso para sua manutenção e sobrevivência.

C) ( ) O solo arenoso tem uma pequena quantidade de areia e é rico em nutrientes.

D) ( ) O solo argiloso apresenta uma grande quantidade de nutrientes e possibilita a criação de animais.

E) ( ) O solo humoso é também conhecido como solo escuro e é muito rico em nutrientes, devido à grande quantidade de matéria orgânica.

F) ( ) O solo calcário é de fácil identificação, pois ele contém um grande número de pedras em sua composição.

Resolução

A) V

B) V

C) F

D) F

E) V

F) V

O solo é a camada que acoberta a superfície terrestre sendo formado basicamente por matéria orgânica e matéria inorgânica (componentes sólidos) através da ação de fatores climáticos e biológicos.

Vale lembrar que, além dos elementos sólidos, o solo é formado por componentes líquidos (água) e gasosos (gás carbônico, hidrogênio, nitrogênio, oxigênio, etc.) intimamente relacionados com a porosidade necessária para o desenvolvimento do solo.

Saiba mais sobre: A Importância do Solo.

Poluição do Solo

O solo é muito importante para a sobrevivência do ser humano, dos animais e das plantas, uma vez que todos retiram dele os alimentos necessários para sobreviverem.

No entanto, a poluição do solo a partir da utilização de produtos químicos (fertilizantes, agrotóxicos) e da quantidade de resíduos sólidos e líquidos, têm gerado diversos problemas ambientais, desde a perda de espécies e, consequentemente dos ecossistemas.

Composição do Solo

De acordo com sua composição, há dois tipos de solo: o orgânico e o inorgânico.

Solo Orgânico

Os solos orgânicos são compostos de matéria orgânica, ou seja, formados através da decomposição de vegetais, animais e microrganismos.

O húmus, responsável pela fertilidade do solo, é o nome dado a matéria orgânica de coloração escura que fica depositada nesse tipo de solo através das condições aeróbicas, ou seja quando há presença de oxigênio, por exemplo, nos animais vertebrados e invertebrados.

Por sua vez, a turfa é o nome dado à matéria orgânica formada por processos anaeróbicos, que ocorrem com a ausência de oxigênio, por exemplo, os fungos e bactérias. É o solo mais apropriado para o desenvolvimento de plantas, sendo muito utilizado na agricultura.

Solo Inorgânico

Ao contrário do solo orgânico, o inorgânico é formado por matéria inorgânica, ou seja, os minerais os quais se formam sobretudo pela desagregação das rochas ao longo do tempo seja pela ação do vento, da chuva, e das alterações de temperatura.

Esses elementos são chamados de coloides inorgânicos, os quais tem funções muito importantes para a desintoxicação do solo.

Os principais minerais que surgem nesse tipo de solo são o calcário, quartzo, mica, argila, dentre outros. Esse tipo de solo não é muito apropriado para agricultura, sendo encontrado, por exemplo, no deserto.

Os compostos inorgânicos são mais abundantes que os compostos orgânicos e ambos são importantes para o desenvolvimento e equilíbrio dos ecossistemas.

Para expandir seus conhecimentos, leia Tipos de Solo.

Adubos Orgânicos e Inorgânicos

Com a interferência humana e as mudanças climáticas na atualidade, muitos locais do mundo apresentam solos pobres em nutrientes. Para tanto, os adubos, compostos de matéria orgânica e inorgânica, devolvem ao solo os nutrientes necessários.

Assim, os adubos orgânicos são aqueles provenientes da matéria orgânica de origem vegetal ou animal, enquanto os adubos inorgânicos são obtidos através da extração de minerais.

Leia também sobre:

  • Tipos de Solo do Brasil
  • Agricultura Orgânica
  • Geografia Enem: assuntos que mais caem

O que a decomposição do solo forma?

As matérias orgânica ou inorgânica compreendem partículas minerais do solo, originadas do intemperismo da rocha, ou seja, da sua desintegração. Há também materiais orgânicos provenientes de animais e plantas, que entram em decomposição e formam a camada de húmus (primeira camada do solo).

Quais são os componentes que formam o solo?

São cinco os elementos que constituem o solo: matéria mineral, matéria orgânica, água, ar e organismos vivos (biota do solo), embora estes últimos não sejam considerados constituintes do solo em termos geológicos.

Qual o tipo de solo que tem origem basicamente a partir da decomposição de matérias vivas e possuem alto teor agrícola?

Organossolos. Os organossolos são formados por material orgânicos em diferentes estágios de decomposição. Esse material é proveniente da deposição e acúmulo de resíduos vegetais, com ou sem mistura de materiais minerais.

Qual e o tipo de solo que possui restos de seres vivos em sua composição?

A terra preta, também chamada de terra vegetal, é rica em húmus. Esse solo, chamado solo humífero, contém cerca de 10% de húmus (composto de materiais orgânicos, ou seja, restos de animais e plantas mortas) e é bastante fértil.