Qual a melhor cor para fachada de muro?

Qual a melhor cor para fachada de muro?

Show

ProjetoD

A fachada é a identidade da sua casa, a primeira impressão que ela passa. Existem muitas possibilidades de cores para fachadas de casas e combinações para serem utilizadas no projeto. Separamos algumas dicas e inspirações que podem facilitar a sua decisão.

Cores para fachada de casas

Existem diversas cores que podem ser usadas na fachada, tudo depende do seu projeto e do que você gosta. É comum ver casas utilizando cores tendência ou pequenos toques de cores vibrantes em suas áreas externas, porém algumas cores de fachadas de casas são consideradas clássicas.

Relacionadas

O arquiteto Alisson Bordin responde sobre quais cores considera clássicas: “O branco e suas variantes são sempre um coringa em todo projeto, proporcionando a ela características de leveza, imponência e sofisticação, além de permitir com maior facilidade a inserção de complementos decorativos. Para mim, o branco é um clássico para as fachadas.”

A arquiteta Bruna Boato complementa: “Considero a paleta de cinza bem clássica para aplicação em fachada. De forma geral, todos os estilos de fachada ficam harmoniosos com uma paleta de cinza bem empregada.”

Branco

Cor clássica, super elegante e vai bem com qualquer outra cor ou material. Boa para regiões quentes, pois absorve menos calor. Seu único defeito é a manutenção, qualquer mancha ou sujeira fica destacada na parede branca.

Cinza Claro

Mais uma cor clássica, muito presente em casas modernas. Fácil de combinar com outros elementos e tem a vantagem sobre o branco de apresentar menos sujeira. Tendência, foi escolhida como cor do ano pela Pantone.

Cinza Escuro

Cor neutra, moderna e muito boa para ser usada em detalhes da fachada. Não é recomendada a pintura de toda a fachada por nesse tom, por ser uma cor escura e absorver muito calor.

Bege

Super elegante e neutra, combina super bem com madeiras e pedras. Por ser mais amarelada não evidencia tanto a sujeira mesmo sendo uma cor clara, e conta com o benefício de refletir o calor.

Terracota

Muito utilizado em casas de campo, a terracota esconde bem a sujeira. É uma cor cheia de personalidade que pode ser usada para a pintura de toda a residência, ou para detalhes, caso deseje um efeito mais discreto. Absorve um pouco de calor por ser mais escura, mas não a ponto de causar desconforto.

Marrom Acinzentado

Atemporal, neutra e fácil de combinar com outras cores e elementos naturais, como madeira e pedras. Não dá trabalho com manutenção e, assim como a terracota, ela absorve um pouco mais de calor do que as cores mais claras, como o bege.

Preto

Super moderna e marcante, mas é recomendada apenas para detalhes da fachada. Ela absorve bastante calor e pode deixar os ambientes internos desconfortáveis, se usado em excesso.

Azul Acinzentado

Cor super leve, dá um toque de personalidade sem perder a elegância. Por ser um tom acinzentado é mais neutro e combina com quase tudo. Não absorve muito calor e não precisa de tanta manutenção em relação à sujeira.

Azul Claro

Prática e com bom conforto térmico, pode ser usada em toda a fachada. Não esconde tão bem a sujeira por ser clara, mas a manutenção ainda é fácil. Passa uma sensação calmante e serena.

Azul Escuro

Ótima cor para quem quer um detalhe moderno e elegante na fachada. Por ser uma cor escura ela pode esquentar mais a casa, mas disfarça bem a sujeira. Assim como sua versão mais clara, é uma cor relaxante.

Turquesa

Muito utilizada em detalhes como portas e parede destaque, o turquesa é super moderno e jovial. É uma cor que transmite tranquilidade. Ela não absorve muito calor e é de fácil de cuidar.

Vermelo Rústico

Cor energética e que deixa a fachada moderna e imponente. Para não se tornar cansativa, deve ser usada em tons menos vibrantes ou apenas em detalhes. De fácil manutenção, mas não tão eficiente em refletir a radiação solar.

Amarelo

Cor super alegre e divertida, ótima para quem quer trazer personalidade e modernidade para a casa. A segunda escolhida do duo de cores do ano da Pantone, está super em alta. Muito utilizada para pintar paredes destaque e em outros detalhes da fachada. Não acumula muito calor e é de fácil manutenção.

Verde Claro

O verde nos lembra da conexão com a natureza. Vai super bem com outros elementos naturais, como a madeira. Assim como as outras cores claras, não esquenta o interior da casa, mas não é tão eficiente em camuflar a sujeira como os tão terrosos.

Verde Esmeralda

Esse tom de verde é super elegante. Por ser um verde nos transmite serenidade. Como é um tom mais escuro, acumula um pouco mais de calor.

É sempre interessante testar diferentes tonalidades e arranjos no seu projeto. Muitas cores ficam super harmoniosas quando combinadas entre si e com outros materiais.

Como escolher cores para fachada de casas

Ao escolher as cores para a fachada são consideradas as necessidades do morador, o seu estilo e a arquitetura da casa. Perguntamos a arquitetos sobre a escolha de cores em um projeto:

Alisson Bordin: “A cor surge junto com o partido arquitetônico tomado. A inserção de materiais de acabamento como pedras, madeiras, peças cimentícias, metais e outros, ditam o melhor caminho de cor a ser tomado. Geralmente opto por cores de uma mesma paleta para compor a fachada. Num exemplo de fachada com madeira, a paleta de cores vai ficar entre cores neutras e tons terrosos.”

Bruna Boato: “Escolho a cor ideal de acordo com o estilo do cliente e a arquitetura da fachada. A cor ideal é aquela que representa o perfil do cliente e valoriza todos os detalhes e volumes que compõem a fachada.”

Separamos algumas dicas para ajudar na sua escolha:

  • Personalidade: A sua casa reflete quem você é, portanto uma das primeiras coisas a se pensar deve ser qual a cor que você gostaria que estivesse na fachada. Mesmo sendo uma cor não convencional, é possível utilizá-la sem perder a elegância, as dicas seguintes podem te auxiliar com isso.
  • Combinação de cores: O branco combina bem com qualquer cor, assim como os cinzas. Ao utilizar mais de uma cor, verifique se elas são análogas ou complementares para criar uma paleta harmoniosa. Por exemplo, uma casa cinza claro vai super bem com o amarelo, inclusive são as cores do ano escolhidas pela Pantone. Um exemplo de análogas, seriam o verde e o turquesa.
  • Harmonização de elementos: Utilizar madeiras, metais e porcelanatos nas fachadas está super em alta. Lembre-se de combinar a cor da fachada com os outros materiais que serão utilizados nela. Aqui também vale a regra das cores análogas e complementares, uma casa com madeiras alaranjadas combina super com azul.
  • Cor de destaque: Caso queira ter apenas um toque de cor na fachada, pode escolher apenas uma das paredes para pintar de uma cor mais chamativa. Outra alternativa é pintar a porta ou as janelas com a cor de destaque, assim a fachada fica super moderna sem utilizar muita cor.
  • Praticidade: As cores neutras como branco, cinzas e marrons, são fáceis de serem encontradas no mercado e combinam bem entre si. Se você não quer dor de cabeça pesquisando cores, invista nas clássicas. Além disso, caso seja necessário fazer manutenção, você encontrará facilmente a mesma cor.
  • Manutenção: Cores claras tendem a deixar a sujeira mais aparente, portanto para quem tem crianças ou animais de estimação, é interessante trabalhar com tons terrosos, como marrons e bege, ou com tons médios.
  • Conforto térmico: Cores escuras absorvem mais calor que as cores claras, uma casa branca é mais fresca que uma preta. Se está morando em um lugar quente lembre-se de utilizar cores escuras apenas em detalhes da fachada, para evitar que a casa acumule calor.

Explore diferentes combinações de cores para fachadas de casas antes de tomar a sua decisão, hoje em dia um bom profissional pode te ajudar a simular diferentes visuais rapidamente.

40 fachadas para te ajudar a escolher a cor perfeita

Separamos algumas imagens para te trazer inspiração sobre cores para fachada de casas, mostrando mais exemplos de cores e de combinações de materiais.

1. O Marrom claro combina super bem com a madeira

2. Aqui o marrom ficou lindo nos detalhes do pergolado

3. O tom areia ficou super moderno com os detalhes em preto

4. E super elegante combinado com o branco

5. Essa casa ficou super moderna com os tons de marrom acinzentado

6. Os tons terrosos claros ficaram elegantes

7. Fachada simples e atual em cinza claro com detalhes em marrom e madeira

8. Visual moderno usando cores neutras

9. Os tons de cinza e o branco foram valorizados pelo aço corten e porcelanato 3d

10. O porcelanato 3d combina com cores mais claras também

11.E com tons divertidos e tendências, como essa fachada cinza e amarela

12. Aplicação das pedras valorizou o bege e o branco

13. E aqui enriqueceram os tons de cinza clássicos

14. Que tal combinar cinzas e marrom

15. Ou com o laranja do tijolo exposto

16.Os detalhes de madeira também vão com o cinza

17. O verde acinzentado dá um leve toque de cor

18.E o seu tom mais escuro fica super moderno

19.Aqui os diferentes tons combinaram com a madeira e a pedra

20. O verde esmeralda valorizou essa fachada moderna e simples

21. Ele combinou também com o estilo rústico dessa casa de campo

22. Os detahes amarelo e verde na fachada branca trouxeram personalidade

23.O amarelo ficou ultra moderno nessa fachada

24. E também deu o toque de sofisticação combinado com o cinza claro

25. A casa branca ganhou destaque com a parede azul

26. E que tal adicionar detalhes em madeira

27. Essa fachada ficou super elegante com o azul acinzentado

28. E ele combinou também com o estilo clássico dessa

29. Uma fachada simples chama a atenção com as cores divertidas

30. Essa fachada toda amarela ficou com cara de praia

31. Casa clássica também combina com colorido

32.Essa verde ficou super elegante

33. Esse sobrado ficou cheio de personalidade com o rosa

34. Aqui o rosa já ficou bem discreto

35. Que tal um tom mais escuro para quem é mais ousado

36. O muro laranja deixou essa fachada diferenciada

37. O vermelhou deixou essa fachada imponente e moderna

38. Aqui ele combinou bem com o visual rústico

39. Pra quem mora em regiões mais frias que tal essa fachada cinza escura

40. Ou essa com bastante preto, super moderna

Agora que você já sabe como escolher cores para fachada de casas, que tal ler sobre revestimento de parede externa.

   

Qual é a cor mais bonita para muro?

Quais as cores mais bonitas para pintar o muro?.
Vermelho;.
Amarelo;.
Verde;.
Tons terrosos..
Preto;.
Laranja;.

Qual a cor de fachada para 2022?

Qual a cor tendência para 2022? A cor de tinta escolhida pela Suvinil, de acordo com vários estudos da marca, é a Eclipse, que é uma tonalidade de verde musgo, representando o encontro da natureza e o tecnológico.

Qual a cor mais bonita para fachada?

A solução para evitar o branco e manter a casa atemporal e moderna é investir nos tons de cinza. Assim como o branco, o cinza é uma das cores para fachada de casas pequenas mais versáteis. Ela combina com diversos estilos decorativos e materiais. Além disso, o cinza é a cor do ano (2021) junto do amarelo.

Qual a cor de tinta ideal para fachada?

Por isso, as cores mais sugeridas sempre são os tons terrosos, acobreados, alaranjados e amarelos, deixando a fachada bonita e agradável. Mas caso você realmente prefira uma cor mais clara e suave, pode optar por tons mais claros de verde ou azul.