Qual a importância dos processos fermentativos para a indústria?

Qual a importância dos processos fermentativos?

Fermentação é um processo realizado por alguns organismos para a obtenção de energia. Esse ocorre na ausência de oxigênio e também não apresenta cadeia receptora de elétrons, como ocorre na respiração anaeróbica. O processo de fermentação é utilizado na produção de alimentos e medicamentos.

Qual a importância do processo de fermentação na indústria de alimentos?

A produção de alimentos com fermentação é importante tanto no âmbito do abastecimento alimentício, quanto no econômico. Sem esse processo bioquímico, o mercado das bebidas alcoólicas entraria em colapso. Além disso, outros alimentos, como pães e bolos, não seriam encontrados tão facilmente.

Quais os fatores de controle da fermentação?

Fermentação cervejeira

  • 1 – Controlar a temperatura de fermentação.
  • 2 – Oxigenação do mosto.
  • 3 – Taxa de inoculo de leveduras correta.
  • 4– Garantir nutrientes suficientes para as leveduras.
  • 5 – Respeitar o tempo de fermentação.
  • CONCLUSÃO: VOCÊ PRECISA CONTROLAR ESSES 5 FATORES CHAVE SE QUISER TER UMA CERVEJA EXCELENTE.

Qual a função geral da fermentação?

Fermentação é um processo químico, com a ausência de gás oxigênio (O2), no qual fungos e bactérias realizam a transformação de matéria orgânica em outros produtos e energia. É a forma que esses seres encontram de produzir energia para o desempenho de suas funções biológicas.

Quando o oxigênio não está disponível alguns organismos obtém energia por um processo chamado?

Quando o oxigênio não está disponível, alguns organismos obtêm energia por um processo chamado: A) Respiração.

Saiba como garantir máxima eficiência operacional e energética em processos de aeração

atlas-copco-eficiencia-energetica-fermentacao-industrial

A fermentação industrial é uma reação bioquímica realizada em grande escala, usando micro-organismos, como bactérias ou leveduras, na conversão de carboidratos em álcool ou ácidos orgânicos.

Em alguns setores, como o de alimentos, bebidas e farmacêutico, esse processo é bastante delicado: muitos fatores devem ser considerados para garantir um ambiente perfeitamente adaptado às exigências de cada micro-organismo.

Além disso, como qualquer produção em grande escala, o sistema deve ser projetado para maximizar o rendimento e a qualidade do produto e minimizar os custos de fabricação.

Nesse contexto, as condições de aeração são determinantes para a eficiência da operação. Escolher o soprador ideal pode fazer toda a diferença: veja a seguir 4 dicas que podem ajudar nessa tarefa.

1. FERMENTAÇÃO INDUSTRIAL EXIGE AR COMPRIMIDO SEM CONTAMINAÇÃO

O processo de fermentação é muito sensível: qualquer alteração no meio pode comprometer a eficiência do processo e a qualidade do produto final.

Por isso, é muito importante usar sopradores isentos de óleo com a certificação ISO 8573-1 Classe 0, garantindo um ar comprimido com total ausência de óleo e outras impurezas.

Muitos fabricantes não seguem essa recomendação e utilizam compressores lubrificados, correndo o risco de contaminar e comprometer toda a produção caso haja alguma falha no equipamento que ocasione a contaminação da rede com o lubrificante

2. TANQUES DE FERMENTAÇÃO PRECISAM DE SOPRADORES DEDICADOS

Outra prática comum nesse segmento é utilizar o mesmo soprador para diversos tanques de fermentação, colocando a qualidade do produto final em risco. Cada micro-organismo tem um comportamento diferente, logo, cada tanque precisa de um tempo de residência e maturação com necessidades específicas de aeração, exigindo para isso sopradores com fluxo e pressão de ar em condições ótimas para a máxima confiabilidade do processo.

3. OS SOPRADORES DE BACKUP SÃO INDISPENSÁVEIS

A fermentação industrial não pode ser interrompida quando eventualmente o soprador precisar de manutenção, sob risco de diminuir consideravelmente o percentual de rendimento do processo fermentativo.

Máquinas de backup, portanto, são indispensáveis nesse tipo de operação: sopradores instalados em série, totalmente dedicados a cada tanque.

4. VALORIZE A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

A aeração representa, em média, 45% do consumo de energia em um processo de fermentação industrial. Assim, é importante adotar sopradores com tecnologias mais inovadoras e com a melhor eficiência energética, reduzindo os custos operacionais e o impacto ambiental.

Vale destacar que não existe uma solução-padrão de soprador para processos de fermentação industrial: cada caso precisa ser analisado individualmente. Seja qual for a necessidade da aplicação, você pode contar com especialistas da Atlas Copco para estudar e avaliar a solução com maior eficiência operacional e energética para o seu negócio.

A Atlas Copco possui uma extensa linha de sopradores industriais isentos de óleo que garantem máxima eficiência energética em aplicações de baixa pressão.

Conheça nossas soluções.

Fale com nossos especialistas e conheça nossa linha de sopradores isentos de óleo para sistemas de fermentação industrial.

Quais a importância dos processos fermentativos na indústria?

Os processos fermentativos possuem grande importância na indústria de alimentos, pois possibilitam a elaboração de uma ampla variedade de produtos alimentícios com características específicas que facilitam a assimilação de nutrientes e apresentam menos substâncias tóxicas.

Qual a importância dos processos fermentativos?

Esse processo é importante para os seres vivos por que gera energia para a realização de atividades vitais. Todos os organismos vivos retiram energia de moléculas orgânicas, seja açucares, aminoácidos ou ácidos. A fermentação tem um papel fundamental nisso, pois garante a manutenção da energia necessária para a vida.

Qual a importância da fermentação para a indústria farmacêutica?

A produção de alimentos com fermentação é importante tanto no âmbito do abastecimento alimentício, quanto no econômico. Sem esse processo bioquímico, o mercado das bebidas alcoólicas entraria em colapso. Além disso, outros alimentos, como pães e bolos, não seriam encontrados tão facilmente.

Porque ocorre o processo de fermentação é qual a sua importância?

Fermentação é um processo realizado por alguns organismos para a obtenção de energia. Esse ocorre na ausência de oxigênio e também não apresenta cadeia receptora de elétrons, como ocorre na respiração anaeróbica. O processo de fermentação é utilizado na produção de alimentos e medicamentos.